quarta-feira, 8 de junho de 2011

MUDANÇA DE ÓTICA - NOVA ÉTICA !


Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

Como é gratificante e renovador ir a  peças teatrais !
Pessoal, o  FACE chega de mansinho e no Colégio Potência já assistimos a peças teatrais fantásticas para irmos “esquentando” nosso ser de belas aprendizagens no convívio com essa paixão do representar e transformar !
Novamente parabenizo Geraldo Lafayette e todo grupo teatral pelo farol cultural que ilumina a todos com peças tão lindas ! Não percam, gente , prestigiem o que é bom ! Domingos as 20:00  h.
"O teatro, que nada pode para corrigir os costumes, muito pode para mudá-los." (Jean-Jacques Rousseau)

Essa frase tão oportuna resolvi postá-la para expor até onde podemos ir ou deixarmos de ir com nossa ótica.
 A mudança de ótica !  Como está difícil conviver, pois poucos são os que desejam mudar ... E mudar implica em mutação de ótica para uma nova ética ! E a maior ética que devemos implantar no dia a dia é a ética do entendimento, do amor.
As pessoas se desacostumaram do  cuidar !
 Simples sorrisos, falas, apertos de mãos, abraços, cumprimentos são  cuidados !
Cultivaremos pessoas se aprendermos a acreditar que o carinho faz  germinar , que o ombro amigo faz renovar, que a palavra certa, na hora certa promove o despertar !
Por que a maioria deseja concorrer, disputar, agredir,  fofocar , depreciar ? Quanto tempo perdido nessas faltas de sintonias, quanto despropósito de ausência de  luz !
Comecemos a mudar a ótica pelos outros ! Antes de criticarmos, percebamos onde está a doçura daquele ser, onde doi tanto que o faz tão rude – e que haja esforços de distribuição de paciências, de mimos do cuidar !
Para cuidarmos temos que repartir nosso foco há muitos olhares – cada um com uma visão de amor, querendo cultivar – não  arrancar !
O teatro tem essa magia que consegue arrancar risos e promover mudanças  éticas ,  consegue fazer chorar sondando a felicidade, consegue ser palhaço, promovendo a seriedade - e é essa mudança de ótica que o teatro promove que devemos buscar em nosso viver para possuirmos figuras de linguagens tão apropriadas a ponto de saudarmos a cada manhã uma nova ética que envolva respeito, abrigo, sinceridade, emoção – pois nada somos sem emoções – ser inteligente somente não nos basta – somos feitos de EMOÇÃO , tal qual em representações teatrais.
Mude seu foco, renove  sua   ética !

"O teatro como formador de opinião pode ser uma saída para tirar o governo da falência moral e mostrar ao público que o trabalho sério é a solução."
( Antônio Ermírio de Moraes
)





PSIU, ALGUM LEITOR PODE ME AJUDAR ?

Bom dia !

Estou em falta com meus leitores - pois escrevi que postaria o teatro de inclusão sobre a natureza : porém ele está muito pesado e nem eu nem muitos amigos que tentaram me ajudar não  conseguiram postá-lo também.
Caso alguém possa me ajudar, por favor, envie-me e mail , pois quero muito dividir essa peça  com todos !
Obrigada, paz e luz,

Mariângela