sábado, 24 de setembro de 2011

APRENDENDO SEMPRE COM A INCLUSÃO!

Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


Pensava em reservar o mês de outubro para deixar registrado em meu blog histórias infantis no mês dedicado as crianças... Mas como o tempo ( sábio professor ) mais uma vez direcionou-me a trabalhar no Centro de Convivência  com teatro de sombra, nessa primeira história produzida pelos assistidos, não contive meu impulso de registrar essa linda história, demonstrando assim que todos são capazes de usar a imaginação em histórias !
É sempre surpreendente esse aprendizado que tenho no convívio com a inclusão! Parabéns a todos os assistidos que estão a cada dia aflorando mais a sensibilidade e aumentando sua capacidade infinita do saber! Com vocês, a linda história elaborada na Oficina de Artes pela turma verde:

O BEM SEMPRE VENCE O MAL!
Tudo aconteceu no mato quando a cobra Jiboia mordeu o pato Donald  quando estava passeando no mato .
Quando a cobra Jiboia mordeu o pato Donald, o coitado do Donald começou a gritar e morreu! Coitado do Donald ...
Mas  Corujita, ( uma coruja muito esperta ) viu tudo o que a cobra fez e ficou com muita raiva ! Bateu na cobra Jiboia que apanhou tanto que pediu socorro a Pantera Cor de Rosa .
Pantera Cor de Rosa não ajudou a cobra e brigou com o peixe que não           queria levar a cobra para o mar!
Pantera Cor de Rosa pediu para a cobra ficar debaixo da árvore até ela sarar. A árvore Jardim do Paraíso disse para Jiboia : - Cobra, não suba no meu tronco porque eu trai Adão e Eva no Paraíso com uma maçã ! Você pode comer da maçã e não ver Deus!
A árvore, depois de pensar muito, falou para a cobra : - Cobra,  darei a você uma chance para você ficar debaixo da minha sombra. Vou curar você com uma maçã especial, prove um pedacinho!
A cobra mordeu a maçã e ficou curada!  Então a cobra foi procurar Jean – um menino que falou com a cobra para não matar animais. Jean pediu a cobra que também procurasse o coelho Cenoura.
Quando Coelho Cenoura viu a cobra, disse: - Coma essa cenoura e ficará curada para sempre!
O Coelho Cenoura saiu saudável de lá e foi ao encontro de seus amigos: Dom Sapito e a folha Atleticana!
O coelho contou para Dom Sapito e Atleticana que o bem sempre vence o mal. Comeu a folha ( pois estava com fome ) e foi passear com Dom Sapito e ficaram muito alegres porque fizeram um piquenique em comemoração ao Dia do Meio Ambiente !
Viva um Meio Ambiente Feliz!

Observação: Cada assistido foi responsável pela confecção de seu fantoche para o teatro de sombras que será apresentado na próxima sexta feira para todos os assistidos e também pela continuidade da história, que foi direcionada a cada parágrafo pela imaginação de cada assistido que realizava a sequência da história da forma que desejava com seu personagem escolhido.
Essa é uma maneira muito light de deixar fluir a imaginação, no envolvimento com o cognitivo, linguagem, artes para finalizar com uma peça teatral de sombras.
Com vocês, nossos artistas !

Atleticano de coração Reginaldo confeccionou a Folha Atleticana, ( não preciso dizer o porquê do nome !)

Ronaldo - confeccionou o coelho Cenoura

Jean - confeccionou a árvore Jardim do Paraíso


Júlio responsável pela confecção da cobra Jiboia
Jeferson - responsável pela confecção da Corujita

Tadeu - responsável pela confecção do Pato Donald

A meiguice de Cláudia que confeccionou Dom Sapito

Alexandre, sempre feliz e com memória perfeita  ! Confeccionou a Pantera Cor de Rosa

Tadeu - sempre pronto para ajudar ! Confeccionou o Peixão e se ofereceu para mostrar o menino Jean, - confeccionado pela Amélia ( que esteve ausente nesse dia ), Em outro momento, postaremos sua foto !

Essa foi apenas uma das histórias das muitas que iremos fazer ! Parabéns a todos os assistidos que realizaram com muita capacidade uma história cheia de vida e ensinamentos !
Sou feliz por ter a companhia de vocês todas as tardes ! Obrigada, amigos do coração !