domingo, 3 de fevereiro de 2013

COMEÇO DE AULAS


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

Amanhã muitas escolas estarão abrindo suas portas a fim de receberem seus alunos! Os pontos de interrogações frequentes estarão nas mentes dos alunos e professores. Porém com uma diferença fundamental: os professores e todo o grupo de pertencimento escolar já se revitalizaram nas reuniões pedagógicas  e administrativas. E esse diferencial é que faz com que a instituição escolar seja o ápice de progressos durante o período letivo .
Todos desejam uma nova escola! Mas todos devem estar dispostos a ações para que assim aconteça!
A nova escola exige professores articuladores do saber, com novas formas de ensinar e aprender!
O professor deve se atualizar permanentemente, a fim de levar aos alunos  as mudanças gradativas que ele se propocionou para que transforme o seu ensinar e modifique socialmente todos aqueles que o cercam de forma positiva, consciente e de relações humanas.
Abrir as portas de uma escola, é conhecer quem são seus alunos, seus interesses, suas realidades e necessidades. Para que isso aconteça,  o grupo de professores, analistas educacionais, gestores, equipe escolar, precisa compartilhar do mesmo caminho da educação!
Esse caminho deve possuir a capacitação de incluir didáticas  significativas a evolução pessoal, emocional e cognitiva dos alunos.
Que cada mestre reveja seu ser todos os dias, a fim de que possa evoluir na função de educador: um ser que é transformador, que contribui para formação de adultos capazes!
A importância da escola é tão abrangente que deve possuir uma energia contagiante de uma presença pedagógica concomitantemente com a força do calor de celebrar a vida com os alunos!
Os regentes da arte de educar  devem possuir em si a doação com o compromisso de ensinar com afeto, sendo sempre um profissional humanista que investe no outro como uma luz!
"Deus não procura pessoas perfeitas. Ele procura corações disponíveis". Por isso professores, abram seus corações, sejam disponíveis aos alunos, abrace-os todos os dias com seu olhar acolhedor, com sua paciência, persistência na contribuição de torná-los cidadãos conhecedores de si mesmos e distribuidores de honestidade em tudo o que fizerem!
É urgente sermos EDUCADORES-LUZ! 
Levar luz é ser equilibrado o suficiente a fim de transpassarmos com altivez e mansidão os percursos difíceis que aparecem em nosso caminho do educar!
Somos o espelho de nossos alunos, nossa responsabilidade é eterna e impressa para sempre na alma de nossos alunos!
Tenha fé firme, sinta-se interligado ao Divino diariamente, pois assim será mais fácil educar!
Promova a inclusão afetiva na escola: invista no ser humano acreditando sempre em suas infinitas possibilidades.
Lembre-se sempre: somos pessoas em constante evolução: por isso é necessário a atualização constante! Invista em cursos, leituras,  reflexões e práticas docentes diferenciadas, INVISTA EM VOCÊ! No seu interior, conhecendo-se ao máximo para reconhecer seus alunos!
Abra as portas de sua alma, de seu coração e de sua sala a todos os alunos que ali pertencerem! Não discrimine! Todos são importantes, acrescentam muito em nosso viver!
Desejo a todos os alunos , professores, equipe pedagógica, todos envolvidos no sistema educacional, que em 2013 promovam diferenças necessárias na educação! Pois só assim teremos um Brasil melhor! Pensem nisso: SOMOS NOSSA ESCOLA! SOMOS O BRASIL!
Sejam bem vindos, alunos e professores! Uma escola diferente e positiva exige de todos  grandes contribuições e paciência no ofício de ensinar em meio a tanta diversidade!
EDUCAR PARA TRANSFORMAR  é plantar sementinhas todos os dias de afirmações positivas, cristãs , pedagógicas ao avanço da escolarização!
Que todos  promovam uma escola aberta a vida, sempre voltada  aos objetivos sociais  e humanos!
Bom retorno a escola! EDUCAR SEMPRE PARA A CIDADANIA!

ORAÇÃO DO GRUPO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Senhor eu te peço pelo meu grupo.
Para que nos conheçamos melhor em nossas limitações;
Para que cada um de nós sinta e viva as necessidades dos outros;
Para que as nossas discussões não nos dividam, mas nos unam em busca da verdade e do bem;
Para que cada um de nós, ao construir a própria vida, não impeça o outro de viver a sua;
Para que as nossas diferenças não excluam a ninguém do nosso grupo, mas nos levem a buscar a riqueza da unidade;
Para que olhemos para cada um Senhor, com os teus olhos e nos amemos com o teu coração;
Para que o nosso grupo não se feche em si mesmo, mas seja disponível, aberto, sensível aos desejos dos outros;
Para que no fim de todos os caminhos, além de todas as buscas, no final de cada discussão e depois de cada encontro, nunca haja “vencidos”, mas sempre “irmãos.”
Amém


http://baudasmensagens.blogspot.com.br/2011/01/mensagens-para-reuniao.html