quinta-feira, 19 de abril de 2012



Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

Não devemos nos esquecer das pessoas que fazem de si (ou fizeram de si )um monumento de capacidade infinita ! Pois quantas pessoas existem – existiram e permanecem constantemente na história da vida humana !
Assim foi MONTEIRO LOBATO . Um homem livro que em sua época já era muito avançado intelectualmente e na maneira de ver nas crianças o verdadeiro futuro do planeta. Pois com suas palavras cordatas já dizia que “para acertar é preciso testar e errar primeiro” . Mas através de erros - ser um ser diferente, mais inspirador, não cair no erro várias vezes e nessa sequência de falhas achar-se o mais esperto e mais sábio como assistimos nos dias atuais.
Monteiro Lobato talvez tivesse previsto o que aconteceria em nosso mundo presente – em seu tempo já descortinava o que o homem é hoje e o faz permanentemente, mesmo sabedor de seu erro : “A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra . Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais , respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem !” E não a realidade de nossos dias ?
“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS” ... Se Monteiro Lobato soubesse como há indolência ao ato de ler, o quanto as pessoas não se colocam dispostas a mergulharem de cabeça em livros que os levariam a outra visão da vida, engrandecendo-os, multiplicando-os, modificando-os. Ah crianças ! Pudessem fazer como Monteiro Lobato sempre desejou : “Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar “ Ah, pais ! Persistam em presentear seus filhos com livros, leiam-no primeiro para contar as magias da história, mas deixem um ponto de interrogação para que queiram lê-lo pouco a pouco e descobrirem a magia da leitura !
Mas hoje os adultos necessitam ler , embarcarem em um mundo de leituras para passarem este gosto a seus filhos ! Porque no fim, muitos acabam perecendo sem saberem o júbilo da leitura ! E olha que Monteiro Lobato mais uma vez incidiu em suas palavras assisadas : "– A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais [...] A vida da gente neste mundo, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscados. Cada pisco é um dia. Pisca e mama, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e ama, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, e por fim pisca pela última vez e morre. – E depois que morre?, perguntou o Visconde. – Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"
Não seja uma conjectura em sua história ! Não deixe para abrir um livro em épocas de reumatismo, pois haverá muito mais maneiras de praticá-las quando mais novo - onde suas energias poderão ser lançadas a crianças , jovens, adultos, para mostrar o doce sabor de uma bela leitura !
A Monteiro Lobato rendo mais uma vez minhas homenagens.

A inteligência de Monteiro Lobato é um livro flutuante !