sábado, 15 de outubro de 2011

VERDADE QUE LIBERTA

                                                                      
Obrigada aos assistidos do Centro de Convivência que fizeram uma linda homensgem para nós professoras ! Vocês me emocionaram demais !


Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva



Dia do Professor! Momento de reflexões, de pedidos de socorros, de desistência de muitos na carreira talvez tão sonhada, de mudanças que foram tiradas do baú ( ainda a tempo ), de incertezas e da fé de que a cada dia é mais difícil lecionar!
Não importa em qual linha seus olhos definiram sua situação atual como mestre! Importa é a sinceridade com a qual pode encarar essa profissão !
As pessoas se formam através de professores. Qual seria nossa surpresa se nos posicionássemos diferentemente da nossa postura atual...  Quem sabe poderíamos mudar o mundo? Quem sabe encontraríamos respostas para tantas perguntas que rondam nossa mente e nosso coração na estrada da educação?
Educar é um ato contínuo de estudos, fé no que se faz e na certeza da verdade do que seu ensino acarreta.
Mas falar de ensinar inclui emoção!
Quando entramos em sala de aula entregamos nosso coração ali – por isso nos frustramos tanto... Não há como essa entrega não se decepcionar diante de retornos tão absurdos e cheio de mentiras...
O Dia do Professor não deveria ser  um data para comemorações sem a real valorização de quem amplia horizontes, modifica destinos, promove cidadania!
Hoje em dia o professor é mais desvalorizado porque a cultura tornou-se algo sem valor, todos querem facilidades, vivemos em um país onde não importa o ser, mas o momento em que se pode ser um ilustre humano onde tudo faz para tudo poder se ganhar... Há uma rede imensa de desvalorização do humano – isso implica o mestre! - Para que valorizá-lo se não é importante nem admirado - por ser alguém que realmente labuta em prol de melhorias?
Na realidade, o professor é aquele que incomoda – porque além de tantos obstáculos encontrados em seu dia a dia, é mal pago e ainda consegue levar esperanças na bagagem do instruir...
Apoquentando a todos, insistentemente o professor prossegue – e isso é admirável: pois resistir a essa rede de seres que não promovem cultura é como se fosse um fim de guerra – onde  os docentes depositam sua Bandeira a Favor da Educação: - feridos, doídos de alma, carregando o peso de mortes de pessoas que não o entenderam – contudo seguiram um caminho sem volta : - o logradouro da ignorância!
Somos insistentes sim, porque possuímos na bagagem e na alma verdades... E toda veracidade há de ser trabalhada todos os dias – porque pode deixar de sê-la a instantes, minutos, horas, dias, meses, anos... Por isso somos perseguidos como tão pouco sendo e representando! Mas isso nos magoa  porque a verdade liberta a todos e quanto mais livre se é, mais existem questionamentos...
Mas sejam felizes de alma, professores! Há um quê dentro de cada um de vocês que enfada abundantemente a quem não consegue (nem talvez jamais alcançará) o maior salário que um ser humano merece: - a recompensa de realmente  ser útil a pátria e a tantos cidadãos!
É esse o lema de todo mestre: ser liberto de consistir no que realmente é de valor e considerar-se alguém que livre, liberta muitos pássaros para um mundo melhor : - com gaiolas de consciências abertas, que talvez num futuro mais promissor, possam obter salários altos – porém com labutas honestas, que não defraudaram ninguém!
Essa talvez seja a última gota de esperança do cargo de professor! Mas, essa gota – se caída dos olhos de cada mestre – talvez irrigue solos para um país melhor!
Professores – estamos no mesmo barco! Que nossa consciência seja sempre resultado de um trabalho honesto, com coração pulsante no acreditar de nossas ações educadoras que poderão com toda certeza insistir na qualidade de ser humano que necessitamos ser para nos dignificarmos como cidadãos que fazem a diferença e promovem o bem!
Acreditem que quando o bem é acontecido na terra, o universo inteiro conspira a favor de quem o faz!
Por isso incomodamos: - somos frutos de muita disciplina, muito estudo libertador, muita Luz que nos inclina a caminhos que tornarão muitos lares melhores, muitas vidas com sentido, muitos danos recuperados, muitos profissionais verdadeiros, muitos pais de família que formarão no mundo lares com pessoas que edificam.
Sei que sem bom salário é difícil sobreviver, porém esse bem maior no coração de cada mestre faz de nosso ser alguém capaz de vislumbrar no mundo um universo diferente: - melhor, ameno, com mentes que brilham para um tempo mais próspero e de Deus!
A todos os mestres, meus maiores reconhecimentos e meu afeto!
Que Jesus esteja sempre ao lado dos professores... Para direcioná-los e não deixar que o desânimo promova a desistência do educar!