sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PRESENTES DE NÓS MESMOS!

“Abrir caixas, cestas e pacotes aos poucos é mergulhar na fantasia... A vida e o futuro são essas caixas que vamos abrindo a cada dia, sem saber o que há lá dentro, sorriso ou frustração
 ( Artur da Távola)

Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Há muitas pessoas que se frustram ao abrirem os presentes da vida! Há obstáculos, tristezas, desentendimentos, muitas vezes a falta do perdão, mas esquecem de abrir o melhor presente: a caixa de presente de si mesmo!
O ser humano tem incrível desabrochar! Essa é uma das particularidades principais de todo homem!
Por isso, aprenda a abrir a caixa de presente que é você! Aconteça em sua vida, prospere-se, espere muito de você, invista muito em você, ame a sua pessoa! Assim poderá desfrutar desse prêmio de você para você!
Saiba que você é mimo de Deus!  Dê a chance de ir aos poucos abrindo as caixas que a vida lhe manda! Procure adaptar-se a todas as escadas  que a vida lhe mostrar! Haverá umas mais íngremes,  difíceis de subir e descer, outras mais curtas, retas, mas creia em sua capacidade infinita de prosseguir na persistência da continuidade baseada na fé de sua existência humana!
Prepare-se para o Natal, Ano  Novo – abrindo as caixas com sabedoria e lucidez!
Haverá assim, com certeza, mesmo nos presentes mais difícil, uma luz especial: VOCÊ!


A ESCOLA É UM MUNDO VIVO!

Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

“O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” ( Vygotsky 1987)

Quais os critérios para avaliar os alunos incluídos?
Essa preocupação ronda minha mente insistentemente e preocupa-me bastante, pois a escola é um mundo vivo!
A palavra “alaviar” provém do latim – “valere” , que significa ser forte ou atribuir valores a um objeto. Sendo assim nessa ótica extensa dessa palavra, chegamos à conclusão que a avaliação nos permite vários significados!
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção do aluno. Deve-se perguntar sempre: - Qual foi a avaliação contínua feita por mim por esse aluno ? Quais foram as estratégias de ensino a aprendizagens?  Preparei avaliações escolares inclusivas? Houve práticas pedagógicas flexíveis para ajustamento sócio educacional?  
A escola inclusiva ajuda aos alunos descobrindo, utilizando seus estilos de aprendizagem sempre no respeito diante da diversidade humana... Quem não deseja ser aceito tal como é? Óbvio que a resposta é  essa:  - todos!
Avaliar na inclusão  é ter perspectiva transformadora, com uma ótica de compreender os progressos, limitações, até os fracassos  para alcançar os objetivos pedagógicos.
Professores que não se integram a inclusão e não conseguem executar essa nova ótica, praticam a descontinuidade de fragmentação do conhecimento. É uma pena ver que ainda existem educadores que desejam praticar o modelo antigo de avaliação, que é a verdadeira prática da exclusão!
É hora de cada mestre promover a reflexão  de suas práticas educativas, construindo seu próprio sistema de avaliação, procurando saber  sobre o padrão institucional de sua escola.
Sei que para quem convive diretamente com a inclusão tudo o que escrevo  está muito distante... Mas para que essa dignidade ao incluído aconteça é necessário luta diária. Sei que é difícil, sinto isso na pele, mas acredito primeiramente em meus incluídos e na fé que construí em prol de uma inclusão cidadã!
Educadores, alarguem suas mentes - assim ficará fácil incluir na aceitação de reconhecimentos de horizontes a serem atingidos e que todos merecem! Avaliem sobre nova ótica, vale a pena! Afinal, sempre quem aprende muito com a inclusão é você!