domingo, 10 de janeiro de 2016

UNIÃO

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela


O que dizer dessa ligação que tanto balança corações? 
Como deve ser uma união?
Unir pessoas, fazendo delas tão únicas mas que tanto necessitam um do outro.
Todo ser humano precisa de alguém para se completar? Ou apenas aqueles que assim desejam?
União é o complemento de estar no mundo e compartilhar momentos, dias, horas com aquela pessoa que decidiu ser alguém que compartilhará com você as alegrias, tristezas, decepções, mal humor, cansaço, irritação, desejos, parceria, ajuda,enfim, uma lista imensa que escreveria sem acabar todo meu texto.
Mas o dia a dia com alguém, torna-se muitas vezes complicado pois é com essa partilha de nós mesmos que treinamos a paciência, o jeito diferente para cada situação enfrentada, a ajuda, os nervos à flor da pele, as resoluções, as pazes, os nãos, e vai assim caminhando pelo labirinto de um relacionamento.
O essencial é prosseguir com a essência  da comunicação a dois.
Fácil não é, mas é tão gratificante sentir que se engrandece como ser humano na companhia tão diferente do outro que está pertinho de você.
Não há mistérios, tão pouco regras - há sentimento, respeito, solidariedade, amor e a infindável ciência de entender o outro como a si mesmo.
A vida é assim: se estamos sós, sofremos, se acompanhados, reclamamos, mas ela  tem mais sentido com alguém ao nosso lado, onde podemos aprender todos os dias que conviver é algo a ser aprendido diariamente e que união é algo de valor, respeito, admiração e cuidado permanente.
Regar essa flor da união exige de cada um valores de dignidade humana - talvez por isso poucos relacionamentos dão certo... pois a maioria dos seres humanos não desejam aprender a ser humano a cada amanhecer, não se permitem entender que todos envelhecem, adoecem, tem suas manias, suas dúvidas, cheiram a suor, passam mal, tem dor de barriga, cólica, enfim - tudo o que um ser humano pode passar.
Acreditem - esse treino de união é um estágio para aprendermos que um dia alguém tão perto de nós irá partir ou partiremos antes; e que tudo se esvai, nada mais... como uma pena leve no ar, nossas almas partem e levam o tudo que fomos, o amor que cultivamos; assim, com um grande jardim a nos esperar - quem soube cultivar aqui seu jardim da união, apenas apreciará o jardim celeste, mas quem não soube cultivar sua união haverá de plantar, semear, cuidar e amar o jardim até que o torne o mais cheiroso  e mais encantador !

União, o sim e o não, mas com  a certeza  de ser único e um aprendiz eterno !

Feliz domingo, leitores!

Mariângela