sábado, 7 de outubro de 2017

MESTRE - 1


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela

BOM DIA, LEITORES!
A partir de hoje homenagearei os PROFESSORES, guerreiros anônimos que prosseguem com retidão e compromisso!
Estamos no mesmo barco, sempre com fé e esperanças...
E é para vocês que dedicarei cada post.
Obrigada, mestres de todo o mundo, vocês são a diferença de amor e persistência no que acreditam!


Quase chegando a semana do Professor!
Tenho costume de observar a carreira de professores e a cada ano que se passa , sentindo , junto com todos as dificuldades que nos acercam.
Mas é preciso que falemos o que há no peito de um mestre nos dias atuais, pois só quem ama verdadeiramente seu ofício, consegue prosseguir!
Mestre é aquele que incompreendido quase que todos os dias de seus ensinamentos, consegue ainda acreditar que haverá um retorno positivo, mínimo que seja no tudo que vem levando Luz aos alunos... e ainda consegue sorrir feliz verdadeiramente com aquele dia em que nada o aborreceu, ah, é um prêmio silencioso que ocupa seu coração!
Mestre é a calmaria na alma diante uma sala  muitas vezes carregada de ódio, indisciplinas, desamor, indelicadezas e olhando com lágrimas interiores, consegue vislumbrar que será capaz de melhorar aos poucos aquela sala... mesmo sofrendo, sabendo que muitos que ali estão, sentem-se abandonados no mundo e não conseguem ver que aquela sala seja talvez seu primeiro mundo, o que irá proporcionar a si as melhores mudanças particulares a fim de poderem um dia mudarem o mundo!
Mestre é a confiança de seu valor! O entendimento de que o que se foi adquirido, treinado, amado, durante anos não se pode deixar na calçada de uma vida sem viver... é preciso compartilhar, preencher-se de fé e adentrar no campo do ensinar...
Mestre é aquele que que vai aos poucos  aumentando sua rede de conhecimentos com outros que no mesmo barco, ainda que perdidos nesse mar, tentam voltar para continuar a ensinar.
Mestre é aquele se sente vencido quase todos os dias , que chega em sua casa exausto, chora debaixo do chuveiro, misturando suas lágrimas com a água morna que de certa forma o abençoa e o acalma de tanto estresse acumulado... e no outro dia, faz suas preces, eleva-se a Deus e vai novamente para seu campo de batalha acreditando que nunca será vencido!
Mestre é o desafio constante de que a cada novo conhecimento adquirido, mais consegue enxergar as marginalidades de uma sociedade oca e quase vencida da terra Brasil!
Mestre é aquele que enxerga sofrimentos que muitos pais não conseguem enxergar em seus filhos que gritam socorro nas salas de aula...
Mestre é quem olha para aquele (a) aluno (a) e o compreende tanto, do fundo de sua alma, que muitas vezes o abraça com um olhar misericordioso e isso o impulsiona a acreditar que há alguém que conversa com ele de verdade, que deseja fazê-lo crer que há uma forma melhor de comunicação que não seja através de um celular, outras tecnologias existentes... há um ser humano querendo que ele perceba que é humano, que há chances de progressos em meio a tantos problemas particulares....
Mestre é aquele que mal entendido, ainda assim crê que chegará um dia que será compreendido...
Pois é, amigos mestres, estamos sempre no mesmo barco... e sabem por que o barco não afunda? - Porque somos uma corrente de energia muito forte, talvez nem todos acreditemos em nós mesmos tias quais somos: absurdamente apaixonados pela educação num país que torce por sermos mais ignorantes a cada segundo!
Ah, não deixemos essa força ser perdida, porque se pensarmos bem,  embora massacrados por todos os lados, ainda assim conseguimos sorrir com momentos que só a gente mesmo percebe: um sorriso de uma criança, uma ajuda alcançada, uma aprendizagem concluída depois de tantas tentativas e esforços, um abraço de obrigado (a), professor (a), uma conquista não somente de mais um certificado, mas captação de que não se está nessa carreira a toa: levamos para as salas de aula não somente CONHECIMENTOS, mas HUMANIDADE!
O mundo precisa de seres humanos de verdade e só numa sala de aula, onde se encontre professor (a) que se doe sabendo que o que faz terá no momento certo as suas finalidades abrangidas e concluídas, poderá sentir-se um professor que humanamente vencerá o desprezo a educação!
Que essa fortaleza interior seja lançada ao mundo, para que não vejamos mais tantas agressões aos mestres lutadores e heróis que estão labutando honestamente nessa sociedade desvairada em corrupções...
Creiamos em nós, nas forças de Deus em nós, pois nossa carreira é feita de lutas... 
Que Jesus, o Mestre dos mestres sempre se compadeça de todos os professores, tão necessários e importantes em uma sociedade!
Acredito em minha luta constante e tento suavizá-la pedagogicamente, mesclando-a todos os dias na felicidade, harmonia humana, fé forte e a absoluta certeza de que ninguém nunca irá tirá-la de mim , que o que registro no tempo aula é uma responsabilidade constante feita de dedicação constante e uma impressionante resistência que vem do alto...
Acredito que cada professor também revigore-se através desse acreditar...
Mestres, TIRO O CHAPÉU PARA VOCÊS!
Obrigada a todos os mestres que pude conhecer e conhecerei ainda, pois quero muito continuar a estudar para poder ser mestra a cada amanhecer!
Solenemente e respeitosamente, os cumprimento pelo tudo o que fazem de Luz a essa Pátria Brasil escurecida!

Feliz sábado, leitores!

Mariângela