quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ROMARIA INTERIOR


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela

Dedico esse post ao poeta cantador Renato Teixeira, fiel ao seu caminhar!



Ah, se todos soubessem da Romaria interior que há necessidade de se fazer constantemente...
As pessoas de fé carregam em si o sabor necessário à Romaria para o interior de seu ser: essa talvez seja a maior mensagem de nossa Padroeira Nossa Senhora Aparecida!
É preciso se cuidar, adentrar-se para si mesmo a ponto de ser "uma pitadinha a mais", todos os dias, melhor do que todos os outros viveres nossos...
Senhora de Aparecida, apareça no coração de todos os brasileiros, a fim de que percebam que a "Comitiva Esperança" anseia por cada um: num gesto de complacência, de humildade, respeito e amor...
Traga os valores que nascem sempre dos lugares bucólicos e montanhosos mais simples: é lá que mora a maior filosofia pra se viver!
Traga as particularidades de cada um, cada qual com seu dom, seu bem pra poder dividir...
Traga as esperanças pra todos os corações, pra poderem cantar assim, distraidamente,  sem procurar entender nada, apenas ser, estar no âmbito da fé!
"Que no trem de cada vida", nessa Romaria interior, cada um possa descobrir  o seu verdadeiro lugar pra repartir o dom do amor que está em todos!
"Ilumina a mina escura e funda" dos corações aflitos, onde quase não se percebe ainda que existe AMOR - mas ele se instalou em cada coração...
"Que a paz nos desaventos" traga muitos cataventos ... que formem um círculo de ventos de união, de serenidade, amizade sincera...
Que "de sonho e de pó, o destino de um só" sempre seja acompanhado por Sua Luz, Mãe de todos, relevante bênção pra humanidade!
Que  todos que cantem essa música, feita por Renato Teixeira , possam mesmo "perdidos em pensamentos", concluírem que não há nada mais forte que o amor para grandes recomeços e transformações!
Nossa Senhora Aparecida, inclina-nos a Romaria Interior como "caipiras, Pirapora , nossa", cantando melodiosamente a canção em Sua homenagem que se achega a tantos corações e leva a mensagem maior de AMOR!
Proteja os homens, o mundo, para que esses homens façam através de suas ações, o mesmo cantar de "Romaria", onde só há lugar para o bem, o simples, a paz!
VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA, MÃE DE TODOS NÓS!

Mariângela

MESTRE 6


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela

AOS MESTRES QUE ENSINAM E INSPIRAM A MÚSICA!

Mestres que levam a música aos corações de seus alunos...
Vocês são os responsáveis por levarem um amor universal, pois a música nos remete a esse sentimento sublime...
A todos vocês,  que inspiram pessoas a construírem para si um mundo de momentos  agradáveis através da música, meus aplausos, retirando meu chapéu!
Quem está envolto com a música possui um mundo particular e sólido que sempre o envolverá a um caminho sereno, com notas musicais a protegê-lo...
São nossos mestres da música que promovem não somente em nós, seus alunos, mas em todo Universo a quântica do amor, do respeito mútuo, do bem viver - posto que é ela, sempre a música que ensina a todos tantas particularidades do viver...
Mestres musicais  que não se cansam de repetir  várias vezes a mesma lição, a mesma música, a mesma pauta musical, os mesmos conselhos para uma postura correta para se tocar um instrumento, para se cantar...
Seja qual for o instrumento ensinado, ou o canto, você é responsável por um mundo melhor... já parou para pensar nisso?
Em cada hora-aula que passa com algum aluno  abre-se para ambos uma energia de paz, de bem... e quanto mais se propaga esse "bem musical", mas há transformações no mundo para o bem!
Como é extraordinário esse seu dom, mestre da música!
Você é transformador! Inclina pessoas para uma atividade que aos olhos de muitos pode parecer somente lúdica, mas ela se amplia em todas as "brechas" sociais e humanas que são encaixadas, pouco a pouco com pessoas que procuram a música por qualquer motivo e de repente se vêem envolvidas na mais sublime função: ser um músico!
Talvez alguns professores de música não contenham em si a importância exata de sua função, por isso vou lhes dizer: a música conecta-nos com várias situações sociais, morais, educativas, de sentimentos... pois nada passa pela música sem sentimento: para se tocar qualquer instrumento, sem sentimento o som não é o mesmo... para se cantar qualquer música, sem sentimento ouve-se sem apreciar...
Pois a música há de se chegar aos corações antes mesmo da audição de quem a escuta...
Sem as instruções de mestres musicais a música se perderá em outro universo: um local onde se cantará, tocará sem melodia de afinação com o universo, posto que a música é divina, o meio mais sutil que nos transforma para o bem!
por isso, a todos os mestres musicais, meu respeito, minha admiração e meu bem querer!
Vocês compartilham os mistérios advindos do reconhecimento do que somos, pois para aprendermos música, cantar, tocarmos um instrumento, temos que nos reeducar através da voz, do instrumento, fazer parte dele, mescla-se com o que se propôs a tocar a fim de que essa matemática musical possa se instalar em nós nesses intercâmbios de um para outro, de geração para geração, de alma para alma!
Vocês, mestres da música , possuem elevada condição de doar o que lhes foi dado pelo Criador: O DOM MUSICAL!
Música: reflexo da alma, uma linguagem universal que todos entendem com o coração... e essa expressão artística sai de cada mestre para se chegar a tantos alunos...
Que bom que vocês existem e que faço parte desse universo de aprendizagem!
Sem contar na maior quantidade de massa cinzenta em meu cérebro adquiridas pelo estudo musical, posso também expandir o que aprendo a outros lugares, outras pessoas... muito obrigada!
A todos os mestres que me acompanharam no caminhar do meu viver com os ensinamentos da música, a minha gratidão, o meu respeito profundo!
Ao meu primeiro professor de violão, lá em Juiz de Fora- MG , professor Sildon, que aos 8 anos de idade pude me achegar à música e nunca mais parei: isso não é só  uma lembrança: é um lindo presente que o Universo enviou a mim para que nunca mais saísse de meu ser! Gratidão!
Ao meu atual professor de viola, da Escola de Música VIVACE, Rogério de Castro, o meu respeito e reconhecimento de seu valor profissional! 
Parabéns, MESTRES MUSICAIS! Vocês são demais!

Mariângela

“Sem a música, a vida seria um erro”
Friedrich Nietzsche