terça-feira, 12 de junho de 2012

SER TOLERANTE...


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


DIA DOS NAMORADOS...


“O AMOR É A FINALIDADE ÚLTIMA DA HISTÓRIA UNIVERSAL, O AMÉM DO UNIVERSO”


A todos os leitores um feliz Dia dos Namorados!


2º Dia – Código de Ética  dos Índios Norte-Americanos

“Seja tolerante com aqueles  que estão perdidos no caminho.”

 

Como é difícil para todos ser tolerante... Pois a tolerância implica em encontrarmos conosco, pesarmos nosso eu de acordo com a pessoa a que devemos  compreender...
Abranger o outro é uma das características do AMOR! Pois amar significa ter fé, possuir uma mente educada capaz de suportar momentos difíceis diante do outro.
O amor é a vida -  a tolerância é a continuidade desse amor!
O amor é Deus! – Se existe Deus a tolerância propicia à paciência...
O amor é o perdão – quando ele se instala é porque a tolerância conseguiu se alojar...
Willian Shakespeare bem escreveu: “ o amor é como uma criança; deseja tudo o que vê”.
Ensinar a tolerância  e vivenciá-la nos dias de hoje é como sair desse mundo e isolar-se no seu particular! Mas talvez seja esse “outro mundo particular” um local onde sua mente possa voar e experimentar o sossego, o encontro do auto conhecimento...  Em uma meditação talvez, em uma caminhada, quando tocar um instrumento, cantar – não importa a sua maneira: volte-se para si mesmo, descubra meios de ser a cada dia mais tolerante.
Lembre-se de pessoas dotadas de muita tolerância... Pense em como ela é, como se sente ao seu lado, converse com ela, mas escutando diferentemente, ouvindo de outra maneira, olhando por um outro foco... Com certeza descobrirá lindas lições! Quiçá a maior delas : que só se aprende a tolerar quando somos tolerados!
A tolerância é um presente àqueles que precisam de nosso amor, nosso incentivo, nossa credibilidade me sua pessoa!
Se você conhece alguém perdido no caminho, ofereça-lhe a confiança através de suas mãos apertando outras mãos, seus olhos fixos na direção do bem quando olha o outro, um coração bem compassado no descompasso de outro coração, uma palavra calma no grito e nervosismo do outro...
É fácil? Claro que não! Mas vá mudando aos poucos seus pensamentos... Faça uma limpeza interior, depois, aos poucos vá conquistando sua consciência profunda... E um belo dia descobrirá que possui uma grande tolerância!
Eu ainda não alcancei a tolerância, mas estou caminhando, aprendendo, tropeçando e insistindo com amor em aprender! Insista também, evoluir consiste em fortalecer nossas emoções!