segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PEÇA TEATRAL PEDAGÓGICA FOLCLÓRICA


PEÇA TEATRAL  PEDAGÓGICA FOLCLÓRICA

“O REDEMOINHO MÁGICO”



Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva



 Contar  histórias sobre o nosso Folclore é reviver tradições! Por isso hoje conto para vocês  uma história diferente de todas que já ouviram sobre o Saci Pererê! Aquele saci que só vive para assustar os outros, espantar os animais, fazer medo em todos já era mesmo! Agora ouçam com atenção a História de um Saci bem  distinto! Com vocês, “O REDEMOINHO MÁGICO”!



Em um lugarejo chamado  Gorro Vermelho, onde a paz e harmonia sempre lideram nos dias que se alongam calmamente, existe um lindo menino que é muito estudioso e feliz: É o Saci Pererê -  que vive alegrando a todos, com seus ensinamentos que foram passados por  seu avô, o Velho Sacizão!

Todos os dias, em sua casa (que fica no no alto de uma grande árvore), Saci Pererê se encosta no ombro de seu avô Sacizão para ouvir muitas histórias que já se passaram há muito tempo, porém são tão valiosas nos dias atuais de Saci Pererê. Esse momento também é proporcionado para que a família toda se reúna e conte como foi o seu dia! Nessa casa, todas as pessoas da família são muito unidas , por isso se importam umas com as outras, e nessa reunião familiar, podem aumentar os laços familiares com distinção!

Sr. Sacizão começou sua história da seguinte maneira: “- Saci, no meu tempo o Saci Pererê era um moleque muito atrevido, de narizinho em pé, que vivia assustando todo esse povoado...

As pessoas tinham horror só de pensarem no cheiro do cachimbo do Saci Pererê, pois era tão forte que todos podiam sentir o odor da fumaça de seu cachimbo. Quando isso acontecia,  todos já corriam para suas árvores a procura de proteção, pois o moleque era mesmo danado! Espantava os animais, assustava a todos com seu assobio forte e aterrorizador, brincava de esconder todos os objetos que as pessoas mais achavam importante ( e que levavam dias para encontrá-los.)... Eta moleque difícil!

Os anos foram se passando, as pessoas começaram a estudar mais, conhecer o ser humano como um ser iluminado, imagem e semelhança de Deus , e o saci Perer arteiro foi perdendo sua vez nas travessuras. Dou graças a Deus por isso ter acontecido, sabe? Assim, a vida fica mais bonita, alegre e harmoniosa. Por isso, Saci,  desejo que sempre siga o caminho do bem, da harmonia, sempre em suas ações proporcionando paz, ajuda a todos o que encontrar pelo caminho de sua vida. Conte-me então o que tem feito para ser um Saci Pererê elevado, conte-me, estou muito curioso meu neto querido!”

-Vovô, sigo seus conselhos: Ao me levantar, olho para o céu e agradeço ao Criador mais um dia maravilhoso que me presenteou! Peço bênçãos a meus pais, ao senhor e a vovó também. Faço meu lanche matinal e vou para escola, pois o estudo é muito importante em minha vida!


Sabe, vovô, aqueles alunos que gostam muito de fazer bagunça, não cumprem com os deveres que devem exercer? Sempre levo palavras amigas, explico que o estudo faz de nós todos pessoas de valor. Aqueles que escutam e que modificam o comportamento, mudam sua vida para melhor. Os outros que continuam do mesmo jeito, têm tempo no caminho da vida para mudarem, tal qual me explicou.

Vovô, outro dia quando fui correr na hora do recreio, meu redemoinho apareceu! Confesso que tive receio das outras crianças terem medo de mim, mas isso não aconteceu porque descobri que meu redemoinho é mágico, vovô!

- Redemoinho mágico? Como assim, Saci?


- Aconteceu o seguinte, vovô: - Os meninos estavam brincando de pique comigo, mas eles corriam mais do que eu. Quando fui me esforçar para correr na velocidade deles, vi meu redemoinho acontecer: rodava rapidamente e fazia um barulho bem forte! Um menino ouviu o barulho do redemoinho e olhou para trás para ver o que era. Acredita, vovô que o menino começou a cair e nesse instante o redemoinho saiu de perto de meus pés e começou a elevar o corpo do meu amigo Rodrigo , levantando-o e elevando-o bem alto! Toda a turma ficou de boca aberta, vovô! Depois disso, o redemoinho foi perdendo sua força e colocou Rodrigo no chão bem levemente, sem nenhum arranhão!

Todos bateram palmas para mim, vovô, fiquei muito orgulhoso mesmo, porém com a pulga atrás da orelha, pois nunca havia me acontecido isso anteriormente!

Só que os dias foram se passando e outros acontecimentos surgiram:

Em um domingo, vi um menino de rua chorando muito! Fui para perto dele e perguntei o que estava acontecendo com ele. Ele me disse que estava com muita fome e toda sua família também. Disse a ele que iria até minha casa pegar uns mantimentos... Quando corri para chegar mais rapidamente até minha casa, o redemoinho apareceu novamente, me elevou bem alto e me conduziu a lugar que mais parecia um lugar mágico! Havia uma mesa cheinha de alimentos e uma grande cesta endereçada ao menino de rua... O redemoinho, rodopiando mais fortemente, trouxe o menino e toda sua família para esse lugar, onde puderam matar sua fome. Quando todos terminaram, o redemoinho tornou a funcionar, levando de volta a família e eu, já com o pai trabalhando para o sustento de todos!

Assim os dias se conduziam, vovô, e eu não entendia bem o que estava acontecendo, porém gostava muito a cada momento que o redemoinho aparecia.

Em um outro dia, estava fazendo meditação, quando de repente o redemoinho apareceu trazendo muitas pessoas com ele! A maioria delas eram pessoas tristes, que nem queriam saber mais de viver! Mas, essas pessoas juntaram-se para fazer meditação comigo e conseguiram encontrar seu equilíbrio interior, e todos os domingos iam fazer meditação ao ar livre e outras pessoas se juntaram a elas também, formando um só coração!



Fiquei super feliz com tudo isso, vovô! Nunca pensei que meu redemoinho fosse tão importante!

Aconteceu também, vovô que um aluno de minha sala estava muito desanimado pois não conseguia aprender a tabuada e vivia perdendo média! O redemoinho novamente apareceu, levou o aluno até o pátio e começou a cantar a tabuada, rodopiando Carlinhos pelo céu até ele aprender a tabuada! Foi sensacional, pois toda turma aprendeu a tabuada ouvindo a música, vovô!

Agora, sempre quando vejo algo que seja ruim, sei que meu redemoinho aparecerá, sabe, vovô?

Tive uma ideia espetacular! Resolvi pegar o meu gorro, reunir algumas pessoas e pedir para que colocassem dentro do gorro o que mais precisava de ser modificado em suas vidas! Cada um escrevia e colocava o papel no gorro e pouco a pouco o redemoinho surgia e resolvia a situação! Isso é maravilhoso, não acha, vovô?

- Sim, estou feliz por ouvir  tudo isso! Primeiro porque você está crescendo a sua luz e podendo repartir com outras pessoas. Assim que deve ser a vida: um compartilhar permanete! Segundo, porque o Saci Pererê está evoluindo! Nossa casta  envolverá mais sabedoria a partir de novas gerações, como você, pois o mundo precisa mesmo é de paz, harmonia!

As pessoas já estão cansadas de tanto estresse, tanto sofrimento. Ninguém tem tempo mais para pensar no outro, olhar o outro com entendimento e amor!

Parabéns, Saci Pererê! Continue utilizando seu REDEMOINHO MÁGICO para grandes mágicas do viver! Assim, o Folclore da vida será marcado por uma existência de luz! Dê cá um abraço, meu netinho lindo!



FIM!





SUGESTÕES:

Para turma de alunos que já saiba escrever, pode-se passa o gorro, solicitando que faça algum pedido. Durante a peça, o personagem vivo ( Vovô Sacizão)  pode aconselhar, direcionar os alunos, fazendo do momento do teatro algo de autoajuda e de grandes melhorias para todos. Um momento pedagógico muito importante. Aproveitem, leitores!

Mariângela

3 comentários:

  1. muito obrigada querida peça da escola e esse blog foi minha solução, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara!
    Boa tarde!
    Fico imensamente feliz por você ter aproveitado a peça teatral, pois viver é compartilhar.
    há uma peça da primavera, intitulada "As flores são camas".
    Fique à vontade para apresentá-la em sua escola!
    Ah, seja amiga da bonequinha OuroPretinha em meu face pedagógico OuroPretinha Pretinha.
    Lá também há muitas histórias que escrevi.
    Estou de férias prêmio, por isso afastada de OuroPretinha, mas em setembro voltarei com várias ideias, podemos fazer muitos contatos, não acha?
    Tudo de bom,
    Mariângela

    ResponderExcluir
  3. Amei...vou fazer uso na próxima semana. Fico muito agradecida.

    ResponderExcluir