quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PEÇA TEATRAL INFANTIL

Pessoal, inspirada na música Banha, Banhei  de Estêvão Marques escrevi essa peça teatral e divido com vocês:

Resultado de imagem para peixes do mar

Imagem- http://www.1zoom.me/pt/wallpaper/441609/z5270.2/%26original=1

PEÇA TEATRAL

UM FORTE AMOR DELICADO
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Essa é uma história de um peixinho que tinha tanto amor, mas tanto amor em seu coração que não cabia mais dentro de um aquário....
Sim esse peixinho vivia muito triste em seu aquário! Sozinho, sem nenhum amiguinho para dividir suas nadadas, suas borbulhas de água, suas barbatanas alegres pela água...
Seu nome é SERELEPE! Mas Serelepe não é mais serelepe! Ficou triste, também pudera, sozinho num aquário frio, até vocês, crianças, ficariam, não é mesmo?
Todo peixe gosta de água! Uns de água doce, como as águas dos rios, lagos, lagoas... outros gostam de água salgada – como a água do mar!
Mas independente do sabor salgado ou doce, todo peixe precisa de água!
Assim, vou contar a história do SERELEPE que possui um forte amor delicado!
SERELEPE: - CANTANDO: Se eu fosse um peixinho, soubesse nadar, tirava essa criançada do fundo do mar! ... e começa a chorar!
Senta no chão conta sua história:
- Sabe, gente, sou SERELEPE! Minha mãe e meu pai me deram esse nome porque sempre fui muito inquieto! Não sei parar , sempre fico nadando, com meu “rabinho barbatana” pra lá e pra cá!
Vivia num mar... ah, como era bom! Havia muitos peixinhos coleguinhas sempre ao meu redor! Sem falar em mamãe e papai que sempre estavam ali, pertinhos de mim a me proteger.... o mar, aquela imensidão... Algo grande mesmo, precisam conhecer!
Os polvos, as variedades de peixes, ostras, conchinhas,  cavalos marinhos, ouriços, tubarões, peixe-dragão.... tantas outras variedades  das profundidades do mar!
Era muito feliz  no mar... Puxa , era um Serelepe muito serelepe mesmo!
Uma manhã, meus pais foram passear comigo em um Recife de Coral que é um lugar onde há esqueletos de corais, que formam um ecossistema que se transforma em ilhas muito coloridas, com cada coral mais lindo que o outro! Um mar sem fim, precisam ver!
Lá ficam as amigas tartarugas, verdadeiros viveiros delas! Há caranguejos,  cavernas subterrâneas com suas arraias , um verdadeiro espetáculo!
Costumávamos eu, papai e mamãe  irmos para lá para conversarmos altos papos, só coisa importante mesmo. E numa dessas coisas importantes, nesse dia de domingo de manhã, meus pais me ensinavam  sobre o valor do FORTE AMOR DELICADO!
Eles me explicaram que para ser forte temos que possuir o forte amor delicado, pois só assim o amor  é acompanhado pelo bem!
Às vezes pensava que ser forte era ter barbatanas fortes, uns olhos de mal,  a barbatana peitoral bem forte para enfrentar os inimigos, a barbatana dorsal mais forte ainda para os peixes que viessem me atacar pelas costas fossem surpreendidos pela minha força maior! Mas não, crianças, isso é um erro imenso! Ser forte é  possuir um AMOR DELICADO! E assim fui crescendo, com um amor muito delicado mesmo, entendendo que nada melhor que uma boa e amiga conversa, bons tratos COM OS OUTROS PEIXES, sermos gentis, bondosos e sempre pensarmos  e querermos  o BEM!
Um dia, crianças, quando estávamos no Recife de Corais em Salvador, Bahia, um menininho estava com uma peneira  querendo me pegar a todo custo. Escapava dele sem parar! Meus pais estavam distantes de mim e não ouviam meus pedidos de socorro! Eu conversava sobre o mal que iria fazer se me levasse para um aquário!
Mas o que eu não sabia ficou bem claro para mim naquele dia: Os homens não entendem nossa linguagem silenciosa!
Então, sem piedade nenhuma, o menino me capturou! Pegou um baldinho , colocou água salgada do mar e me jogou lá dentro!
Só ouvi os gritos silenciosos de papai e mamãe bem distantes de mim a gritarem:  SERELEPE, AI MEU FILHO QUERIDO SE FOI....
E o som de suas vozes protetoras foram se distanciando mais e mais e nunca mais os avistei!
Estou aqui, sozinho nesse lugar gelado, o aquário! Mas recebi outro dia uma mensagem do Polvo Astuto que disse assim: Cante essa música em alguma escola, para muitas crianças. Quando elas cantarem com você, a magia será realizada! Você voltará para o Recife de Corais e receberá todo amor de seus pais!
A música é assim, criançada, por favor, cantem comigo para eu voltar para o mar! Sejam crianças com forte amor delicado! Vocês podem me ajudar?

MÁGICA DO BEM

CANTEM, CRIANÇAS,  DO MEU CORAÇÃO!
TENHAM NO PEITO O BEM DE ALGUÉM
COM  FORTE AMOR DELICADO!
FAÇAMOS A MÁGICA DO BEM
E EU IREI OUTRA VEZ PARA O MAR...
VEREI MEU PAPAI E MINHA MAMÃE
SEREI TÃO FELIZ OUTRA VEZ
POIS LÁ É QUE É MEU LUGAR!

E assim, enquanto as crianças cantavam, peixinho SERELEPE foi levado num passe de mágica  para o lado de seu papai e mamãe num lindo e claro Recife de Corais!
- Obrigado, crianças, disse SERELEPE! Com a ajuda de vocês e o forte amor delicado de cada um, voltei para o abraço das barbatanas dorsais de meus pais! Beijinhos molhadinhos para vocês, até a próxima , criançada!


Para terminar essa HISTÓRIA, cantar e encenar a música “banhou, banhei” de Estêvão Marques, com os peixinhos de forte amor delicado já entregues aos alunos!