sexta-feira, 10 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS LIXEIROS !

                      
                     Por – Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
                                  dmariangela09@yahoo.com.br

Meio  ambiente ...  Todos imaginam um ambiente verde, um rio, um mar, animais, mas talvez nunca imaginem como o trabalho dos nossos lixeiros é  importante ... Imagine o seu quintal , o seu apartamento, o seu passeio, nossas ruas sem a retirada dos lixos ! Uma verdadeira bagunça, não ?
Pois desejo que cada um hoje perceba o valor do trabalho dessas pessoas e também o valor humano de cada um deles : que não se poupam em trabalhar com tudo aquilo que muita gente odiaria por minutos, horas, ter contato !
Sempre que o caminhão do lixo passa em minha rua, fico olhando a fisionomia dos lixeiros, a maneira pela qual rapidamente recolhem os lixos, a organização antes de  pegá-los : juntam tudo de um lado da rua para quando no retorno, possam com mais agilidade e rapidez jogá-los no caminhão.
É um trabalho muito difícil, que exige de um ser humano humildade para lidar com o que todos não  querem : tanto no que se trata de material e em tantos alimentos que se deterioram ...
No entanto, sempre passam alegres, equilibrando-se no caminhão, com habilidade de arremessar no caminhão os sacos plásticos – e quando caem, rapidamente, pegam-nos novamente  e o depositam onde deve ficar !
Por algumas vezes tiveram a delicadeza de tocarem o interfone para lembrarem-nos de que não havíamos deixado os lixos do lado de fora- gentileza que devemos  ressaltar !
Outro fator que admiro é a união que possuem durante o trabalho – sempre um ajudando o colega, sempre com um sorriso no rosto.
E fico a  pensar : - quanta gente que possui empregos onde não precisa lidar com o mal cheiro, muitas vezes (o desprezo, a insignificância que muitos promovem equivocadamente )  pelo trabalho que promovem, reclamações que na maioria das vezes são  desalinhos de reconhecimento, salário baixo e tantos outros fatores que poderia citar aqui ...
Essas pessoas reclamam, trabalham de cara feia, não sabem cumprimentar ninguém, nem valorizam o seu labor e o contato do dia a dia com todos os que os  cercam ! Grande diferença!
Hoje quero homenagear todas essas pessoas brilhantes que fazem de nosso meio ambiente um lugar mais gostoso, limpo, alegre de se viver . Sem vocês, não teríamos tanta felicidade em chegarmos em casa, passearmos em nossa cidade, varrermos nossos passeios,  etc...
Na Semana do Meio Ambiente deveriam ser lembrados e aplaudidos , receberem nossos cumprimentos, aumento de salário e homenagens, porque vocês preservam nosso bem estar, a limpeza de nossas ruas, casas e planeta ! Vocês promovem a limpeza !
Aplaudo vocês, valorizo vocês –  e creiam : mesmo quem não consegue alcançar a vista de seu apreço não se importem : o que é feito com dignidade, respeito e muitas vezes não é muito notado por todos, é algo que mais ilumina e faz bem a humanidade !
Vocês, lixeiros ,fazem muito por  todos !  Sempre ao abraçarem mais um dia de trabalho lembrem-se dessas sábias  palavras :  Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Obrigada a vocês que fazem tanto por nosso planeta e pelas pessoas que nele  habitam ! Vocês são gotas de água !  Orgulhem-se , pois !
                                            Mariângela