sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

EU PRETENDO, TU PRETENDES ELE PRETENDE!

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br


 
Morfologia do Verbo Pretender: irregular. Semântica do Verbo Pretender: verbo transitivo.

 

Significado de Pretender

v.t. Reclamar como um direito.
Ter a intenção de.
Aspirar a; desejar.
Sustentar; afirmar.
v.pr. Julgar-se, ter-se na conta de.

 

Se todos seguissem a risca os significados desse verbo, o mundo seria um verdadeiro paraíso! Mas podemos fazer desse planeta um lugar melhor, de muitos propósitos a serem  cumpridos em nossa jornada!

Sempre que vislumbro mudanças nas pessoas, no planeta, penso na educação! Sem essa força motriz não há como chegar em lugar algum!

Muitos envolvidos na educação acostumaram-se com a perspectiva pequena, sem perceberem que cada pretender de sua parte move a vida, o humano e o mundo!

É hora de cada educador vislumbradar a si mesmo como um professor humanista, que pode e deve pretender e promover no meio da educação mudanças tão necessárias!

Que cada educador seja uma certeza de que tudo está em transformação e que deve transformar-se também! Quebrar as barreiras do tradicionalismo, atirar-se a todos os desafios, saindo de dentro de si mesmo para alcançar transformações de outros seres...

Conjuguemos o verbo pretender até que  cheguemos ao "eles pretendem..." 

Eu pretendo! É hora de cada um sentir-se um especialista do verbo pretender! Vamos lá, educadores! E quando me refiro a educadores, faço as vezes para as famílias - pai e mãe que são os primeiros educadores de seus filhos! 

Todos devem pretender, fazer, acontecer! Sem medo do novo , sempre dispostos a fazer desse mundo um lugar ideal.

"O mais importante como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.

... O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.

O educador é especialista em conhecimento, em aprendizagem. Como especialista, espera-se que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, experiente, evoluído; que construa sua identidade pacientemente, equilibrando o intelectual,o emocional, o ético, o pedagógico.

O educador pode ser testemunha viva da aprendizagem continuada. Testemunho impresso na sua pele e personalidade de que evolui, aprende, se humaniza, se torna uma pessoa mais aberta, acolhedora, compreensiva".

Enfim, pretender sempre!  

... José Manuel Moran...