terça-feira, 13 de março de 2012

PEÇA PEDAGÓGICA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva



Já elaborei a peça teatral em comemoração ao Dia do Livro!
Aprecio escrever peças pedagógicas a fim de acrescentar à escola e aos alunos uma participação ativa e instigante – pelo menos, essa é minha vontade!
A todos os que interessarem em utilizar essa peça, meu muito obrigada, pois educação é a arte da partilha!
“A verdade é implacável e o tempo e a palha estão amadurecendo as ameixas”.
Paz e luz a todos!
Mariângela
Foto retirada do blog acima.

PEÇA TEATRAL  PEDAGÓGICA”:

“O DIAMANTE”


De: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Um aluno entra em cena, todo vestido de preto com uma pedra ( representando um diamante na mão),  e uma aluna  sentada no chão,  cabeça baixa,  pernas cruzadas e mãos  nos olhos, em silêncio ...

O aluno olha para a menina e diz:


- "A informação é o dado em seu estado bruto, captado pelos sentidos de todos os níveis: odor, paladar, imagem, pressentimentos, leituras , palestras , reuniões , etc. O conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada já sabedoria é o conhecimento submetido ao julgo dos valores, crenças , ética e moral , sendo assim , não há sabedoria sem conhecimento, e nem conhecimento sem informação , podemos dizer que são dados em estágios diferentes de processamento , semelhante a um diamante , ele bruto tem um valor , mas lapidado este valor se multiplica , mas em nenhum momento deixou de ser um diamante."

Aluna -  O que faz, pobre homem a dizer essas palavras ?

Aluno - *1“A sabedoria é o melhor guia -  e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.” 

Aluna – Iluminação...  de onde veio? Por acaso de um lugar onde todos leem?

 Aluno -  A leitura é como um universo aberto a todos! Cada livro é um diamante bruto... Quando fechado, porém ao abri-lo, pouco a pouco, á medida que seus olhos o decifram, vão lapidando cada página, e assim, proporcionando ao leitor conhecimentos que incorporam na mente, na vida, na forma de se viver daquele leitor... Por acaso já sentiu o sabor inigualável da boa leitura, mocinha?

Aluna -  ( Nesse momento, levanta do chão num salto bem forte) – Mas é claro que sim! De onde vim havia muitas bibliotecas, muitos leitores que  com magnitude procuravam seus livros preferidos e se acresciam de muita cultura, como seres pensantes que eram e sempre serão... O poder da leitura é algo fantástico!
Aluno- Mas por que então está tão triste assim, cabisbaixa, com essa fisionomia de desinteresse total pela vida?

Aluna- Há controvérsias... Através da leitura, o homem promove atos de liberdade!

Aluno – Isso é muito bom, não é?

Aluna – Nem sempre... Fui fortemente abalada  por causa de minhas leituras, onde pude descobrir que nem sempre o saber é um diamante ofuscante aos olhos de todos!

Aluno – Mas o que é isso, minha amiga? Nem parece uma pessoa que se embarca nas leituras!  *2“Não há melhor barco que um livro para nos levar a terras distantes”  Emily Dickson

Aluna- Sei bem disso, contudo, fui expulsa de minha cidade por ler muito e expor o que  aprendi...

Aluno- Mas como foi isso? Pode me explicar com mais calma ( e dá um abraço na colega ).


- Sim, comecei a ler sobre o poder da mente! Descobri, através de minhas leituras, que podemos ter o que quiser se soubermos criar os moldes disso em nossos próprios pensamentos...  Dividi isso com várias pessoas, e por isso foi expulsa de meu lugar – porque incomodava muito, as pessoas também descobriram que com a leitura, podiam aprender mais que isso! E começaram a ler cada vez mais, passando a serem mais criativos tendo a chave do poder pessoal nas mãos... E as forças criativas foram cada vez mais aumentando – e isso me tornou como a causadora de tantas pessoas mudarem de postura e atingirem outras perspectivas. Muitos mudaram suas profissões, pois eram mais cultos, mais perspectivos no caminhar de sua vida...  Fui punida por isso, disseram que havia modificado as pessoas para promover desarmonias... Todos os diamantes brutos que foram lapidados pelo conhecimento através das leituras também foram expulsos do lugar que vim... Tudo muito triste, por isso não posso acreditar no que diz! Sinto muito, amigo!

Aluno-  Mas como você não consultou livros  sobre a força das ideias e o poder das mudanças ? A cada nova ideia  há possibilidades de mudanças em você e nos outros! “A ideia é apenas o agente provocador que incita à
mudança, mas não é a mudança em si.” A mudança é o resultado dessa atitude, levante essa cabeça! Mude sua atitude, sua postura através de todo conhecimento que já adquiriu. E pense sempre assim : - quanto mais se conhece, menos se sabe!

Aluna- Você tem razão! Devo continuar na missão de propagar o poder das leituras! Em qualquer lugar onde estiver, poderei fazer isso!

Aluno- Isso mesmo! Haverá sempre conflitos, rompimentos, mas isso dará forças suficientes para que prossiga no incentivo a leituras! Não quer ficar por aqui e montarmos  Os Leitores Ambulantes ?

Aluna – Como assim? Leitores Ambulantes?

Aluno – Ficaremos a cada dia em um ponto de ônibus e a cada parada de ônibus, entraremos e distribuiremos livros de poesias, leituras pequenas – a fim de que os passageiros possam ler e modificarem suas existências! Não será fantástico? Assim, poderemos distribuir  livros e promovermos novos homens!

Aluna – Perfeito! Magnífico! Adorei sua ideia, pode contar comigo ( e estende a mão para um aperto ). Assim, muitos diamantes brutos poderão ser lapidados!

Aluno- Mas não se esqueça : somos diamantes brutos sempre! Porque a cada vez que lapidamos uma parte dele com leituras, sempre haverá outras facetas a serem lapidadas! Porque...

JUNTOS, NA MESMA FALA : - *2 “Tudo o que é vivo precisa ser cuidado  para continuar a viver!. Cuide de si! Leia muito, desfrute do diamante que há em você, lapidando-o com boas leituras!

*1 ( Sakyamuni)*2-   Emily Dickson
 *3  Leonardo Boff