segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DEIXANDO O TEMPO CORRER

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br


  Dedico esse artigo a meu filho Rodrigo!


Muito se fala em correr contra o tempo. Mas por quê? Para que? Onde está a lógica de correr contra o tempo para você? Afinal, imagina-se o super herói do tempo? Pensa que o tempo nunca irá ganhar de você?
Acostume-se com as horas que sempre contribuem para que viva bem! Não se preocupe mais com os ponteiros, siga seu compasso e deixe o compasso do relógio tal qual costuma exercer sua dança!
Relaxe, dê a você a oportunidade de estar consigo mesmo! No seu tempo, com respeito a você mesmo, dentro de você mesmo!
Segundo Aristóteles, algumas condições eram necessárias para se perceber o tempo, havia a relação entre tempo, movimento e alma.
segundo Aristóteles, nunca poderíamos compreender o tempo sem estar unido ao movimento : translação - ir de um lugar para o outro, rotação -giro sobre si mesmo , geração - nascer e evoluir, corrupção - crescer e morrer e acidental - mudança.
"O movimento está no corpo movido, corpo esse que não se encontra em movimento". (Aristóteles).
"Não se pode ser outro corpo em movimento, pois esse corpo também precisaria ter seu movimento explicado pelo efeito do outro corpo, e assim sucessivamente". (Aristóteles)
“Deve haver um primeiro motor que não se move, mas que move o mundo de maneira atrativa, e não propulsora. Se este primeiro motor move o mundo sem se mover, significa que ele tem de ser imutável. Sendo um ser imutável, significa que tem de ser puramente imaterial, ou seja, pura forma, puro ato. E se é puro ato, tem que ser perfeito".(Aristóteles)

O primeiro motor, chamado por Aristóteles é DEUS! É a eternidade do Universo! O PURO E VERDADEIRO AMOR que dá seus compassos para todos!
Por isso, não corra mais contra o tempo! Tudo está muito bem dividido por Deus! 
Como muito bem disse Aristóteles, "o que já foi não o é, o que será ainda não o foi"! - Passado, presente e futuro  são frações do temo - porém sua totalidade nunca nos será permitido entender - pois é divino, sublime e essa quantidade do antes e depois liga-se em nosso agora!
Por isso a meditação é tão necessária a todos! Há pura filosofia nos fundamentos do Yoga!
É necessário nos entregarmos ao nosso agora - esse é nosso maior estudo! 
"O tempo não é, porque ele será ou já foi?" (Physs IV 10217 b 35).
Nosso agora não tem extensão é somente a qualidade do tempo que fazemos para nós!
Nossa alma movimenta-se a medida que nos conhecemos mais e mais... Razão que nos faz viver em estado de harmonia com o universo! 
Onde há vida, há alma!
Tempo e movimento - segundo Aristóteles, são as faculdades que definiriam a qualidade de definição do tempo- por isso, saibamos entender que há necessidade de pararmos, dentro de nós mesmos, para deixarmos nossa alma em movimento,  e assim, pouco a pouco, entendermos a noção do tempo!
A alma é o intelecto movido ao movimento - que no fim de tudo é nosso ser de encontro consigo mesmo!
É preciso aprender a parar! Cuidar de si mesmo, de seu intelecto, de sua alma para ficarmos bem! - A meditação nos faz filósofos de nós mesmos e do tempo que somos em paz com o movimento de nossa alma!
Não nos apressemos mais, não nos preocupemos com o tempo! Afinal, “Não é possível haver tempo caso não exista a alma para enumerá-lo” (Phys. 223 a26).

FELIZ SEGUNDA FEIRA, LEITORES!
Mariângela