domingo, 19 de janeiro de 2014

FLORES E LIVROS

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Foto- Mariângela

Ao olharmos uma flor, lermos um livro participamos de grandes ensinamentos!
Percebemos que as flores e os livros são nossos professores constantes, mestres incansáveis a demonstrar que a sabedoria é a experiência constante do viver!
Quando uma flor se abre, mostra para nós o tempo que levou para que isso acontecesse, a espera dos sábios...
Depois, o pouco a pouco de seu florescer, vencendo obstáculos - tempo, insetos, mãos humanas que não sabem admirá-la somente com os olhos, as mudanças climáticas do planeta, tantos obstáculos que mesmo assim vence com sabedoria para nos alegrar, ensinar.



Os livros, folheados com  humildade, são companheiros mestres inseparáveis aqueles que se deleitam nas linhas de letras tão importantes em nosso existir!
Esses, ao contrário das flores, necessitam mão humanas a fim de que façam sentido a nossa alma, ao nosso espírito, a nossa sabedoria!
"Tudo está em tudo: a tautologia é a potência. Toda a potência da língua está no todo de um livro. Todo conhecimento de si como inteligência  está no domínio de um livro, de um capítulo, de uma frase,  de uma palavra."
* (Retirado do livro acima, pág. 47)




por isso,acompanham em minha vida as flores, os livros, os animais, as pessoas queridas - a tautologia que não é linguística, mas a tautologia do viver!
Tudo quer dizer a mesma coisa - porém em termos diferentes : o termo da "natureza da natureza", da natureza humana, da natureza do ser humano!
Assim, em equilíbrio, podemos caminhar! Entendendo, com humildade o pouco a pouco do existir - isso é se interessar por si mesmo, pelo tudo o que nos rodeia e que forma uma cadeia de existência!


"A ponte é a passagem, mas também a distância  mantida.  A materialidade do livro  mantém  a igual distância os dois espíritos, enquanto a explicação é anilação de um pelo outro. Mas a coisa é, igualmente, uma distância sempre disponível  de verificação material: o ato do examinador ignorante  é de "levar o examinado  aos objetos materiais, as frases,  as palavras escritas  em um livro,  a uma coisa que ele possa  verificar com seus sentidos".
* (Retirado livro acima, pág. 56)

Que todos aprendam sempre! A sua maneira, sua singularidade tão importante e repleta de vida!
Observem melhor a vida, os seus dias, imprimindo no tempo o que tudo  deseja imprimir em você!
Leia muito, ouça muito, veja muito, seja muito - por inteiro, junto com a natureza, no passo a passo incansável de ser sempre você mesmo com as tatuagens de suas aprendizagens!



Deixe registrado na estrada de seu viver energia alegre e do bem a servir de exemplo e desejo de continuar o seu feito - essa é  a energia da  vida!

FELIZ DOMINGO, LEITORES!

Mariângela