domingo, 23 de fevereiro de 2014

2º CAPÍTULO SOBRE AS AVENTURAS DE OUROPRETINHA


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

DE VOLTA!

Depois de uma virose, continuemos com nosso contato, amigos leitores. Bom domingo e que a felicidade esteja de qualquer maneira em você, pois o importante é ser feliz! Seja feliz então, a sua maneira!
Mariângela

Na segunda história das aventuras de OuroPretinha, podemos   mostrar as crianças mais um pouquinho do patrimônio de Ouro Preto:


CAPÍTULO II
“A FADINHA  QUE ENTROU NO PENSAMENTO DE OUROPRETINHA”




OuroPretinha adorou tudo aquilo que pode  ver e aprender em Ouro Preto!
Continuava achando tudo mágico! Ainda pensava em uma fadinha que pudesse ficar ao seu lado, mostrando toda magia que existe em Ouro Preto!
Pensou assim: - “se fechar meus olhos, pedir com toda a força de meu pensamento que exista uma fadinha que possa fazer parte de minha história infantil, quem sabe ela não aparecerá?”
E assim fez OuroPretinha: Fechou seus olhos cor de jabuticaba, pensou bem fortemente assim: “Fadinha do brilho do meu coração, apareça nessa história e ensina-me tudinho sobre Ouro Preto, Pirlimpimpim!”
Então, em um passe de mágica, um brilho azulado surgiu ao lado de OuroPretinha, rodando como um furacão: e apareceu uma linda fada! Foi olhando profundamente nos olhos de Ouropretinha e sorrindo,        disse: -Você pediu para que eu viesse e aqui estou!
       


Ouropretinha levou um susto enorme, nem acreditava que estava acontecendo o que tanto queria! Uma linda fada, lado a lado com ela!
OuroPretinha perguntou: - Qual o seu nome, linda fada?
- Meu nome é Fada Colina, porque Ouro Preto tem muitas colinas! Nasci numa colina em Ouro Preto, onde se escuta o repicar  dos sinos das igrejas, o movimento das pessoas que visitam e moram em Ouro Preto,  os telhados mágicos que falam sem falar, os casarios antigos e esculturas lindas-  preciosidades  de  Ouro Preto!
Sabe, OuroPretinha, como você me chamou, vou contar a você do porquê essa cidade se chama ouro Preto:
E a fada continuou: - Já lhe contaram sobre uma história daqui chamada “Gole Preto”?
- Não, nunca, conte-me então!
Os Bandeirantes, que eram homens que procuravam novas terras no Brasil , escravos e ouro, ficavam sempre em grupos.
Um dia, no Monte Itacolomi,   um homem chamado Duarte Lopes foi beber água, pois estava com muita sede e ao beber água em sua vasilha de madeira, notou que dentro da vasilha tinha algumas pedrinhas pretas.
            

Foi descoberto, então, que essas pedrinhas eram de ouro  e que valiam muito! O que era p reto, (do lado de fora da pedrinha) ,era ferro oxidado. E é por isso que até hoje chamamos essa cidade de Ouro Preto!
- Que interessante, fada Colina! Não sabia disso não.
-E tem mais, disse a Fada Colina - esse ouro era transformado em barras na Casa dos Contos, ou Casa da Fundição!
          
                


-Nossa, Fada Colina, agora tenho que ir, ado
rei essa história, viu?
-Espere, menina apressada, onde você  vai? Não terminei de contar histórias. Ah, deixe pra lá, depois conto mais histórias para você!
                              
                                  FIM


Aguardem a próxima história, onde saberão sobre a história  da Mãe do Ouro!
Até breve, leitores!

Mariângela