sábado, 12 de outubro de 2013

CRIANÇA- MAGIA PRECIOSA!


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br





Observo as crianças...Talvez nem todos tenham reparado em como deixaram de ser crianças.
Meninos e meninas hoje são como bonecos em corpo de gente grande - sempre a representarem o que a natureza é completamente diferente!
Precisamos ter olhos para enxergar esse grande problema e podermos assim modificar essa realidade triste e desumana!
Pequeninos são forçados pela sociedade e familiares que os engolem de uma tal forma ,que acabam condicionados a dançarem eroticamente, se vestirem como adultos, falarem como pessoas crescidas... E  no entanto, são crianças que gritam silenciosamente pelo direito de serem pequeninos!
Por que será que pais acham lindo crianças rebolando até o chão, em uma dança erótica e desproporcional a seu tamanho?
Por que será que muitos compram celular, note book em um momento que poderiam estar construindo através de brincadeiras a imaginação infantil o adulto de amanhã?
Assusta-me ouvir de crianças de 2º período que tem namorado (a)... 
Algumas falas tão de adultos apavoram minha mente e tenho certeza que mais ainda a mente das crianças - porque quando se conta uma história, brinca-se com elas, promove-se peças teatrais infantis, essas crianças voltam ao seu mundo real e se esquecem do "compromisso forçado" de ser gente grande antes da hora...
É como se em um momento de sonho breve, pudessem guardar na memória e na alma momentos tão seus que foram tirados de suas vidas sem nenhum respeito e piedade!
Pais, professores, padrinhos, sociedade em geral - deixem as crianças nascerem crianças novamente, irem curtindo sua infância como pequeninos, não perdendo esse direito tão delas em momento algum!
Não as deixe assistir programas que façam com que esqueçam-se que são crianças, deixem-nas nas delícias da inocência, elevem-nas através de bons livros, bons momentos, ótimos programas infantis nos finais de semana - e na falta deles, não deixem que seus lares sejam pobres culturalmente... Façam teatros com o que possuem nos lares: revistas, brinquedos, utensílios diversos que podem virar momentos mágicos em personagens inesquecíveis que seus pais fizeram!E tudo isso sem gasto nenhum, a não ser a energia do amor fluindo para elas e dentro delas!
Inclinem seus filhos para o doce bem de ser criança no tempo certo, de passar esses dias e anos de criancice em meio a felicidade...
Ensine-as que Deus existe, e que são imagem e semelhança Dele, cultivem a fé para que sejam adultos do bem e de bem com a vida!
E quanto aqueles que já foram tolhidos de serem crianças, devolvam a eles o encantamento de alguma forma!
Acreditem em suas ações, em sua participação na permanência da verdadeira infância. E espalhem essa ideia: sejam responsáveis por permanecerem na certeza de que esse tempo não deve ser tirado dos pequeninos: o tempo de ser criança!
Vistam as crianças como elas são: simples, inocentes, felizes, descontraídas, cheia de sonhos - não as façam de cabide adulto, pra que maquiagem em um rosto tão angelical?
Essa fase de consumismo exagerado pode ser atenuada com o abrir de seus olhos!
Acredite- ser criança hoje em diante é triste e muito decepcionante- os pais não tem tempo para seus filhos, nas escolas infantis  encontram-se alguns professores amargos, que só desejam muitas folhas para que se ocupem de mãos que desejam brincar e são "escravizadas" no ato de escrever e pintar sem parar!
Onde está a doçura do ser criança? É justo privá-las desse momento?
Dia das crianças deve ser comemorado quando elas puderem ser crianças e não serem inclinadas a serem  um robô pedindo o brinquedo que no final largarão rapidamente, pois o instante mais mágico de inventar, brincar de verdade com seus familiares e amigos lhe foi privado!
Acostumem-se  a olhar as crianças de forma mais simples e sincera - só assim poderão chegar a magia preciosa do todo que existe no ser CRIANÇA!



FELIZ DIA DAS CRIANÇAS, SE OS ADULTOS ASSIM PERMITIREM!

Mariângela