terça-feira, 22 de março de 2011

MATANDO UM LEÃO A CADA DIA ?


Por : Mariângela de L. C. S. Silva

Somos um mundo de anseios... Mas cremos . E em tantas coisas, não é mesmo ?
Ouço muito as pessoas falarem que matam um leão a cada dia ...
Imagino o quanto é difícil viver uma vida assim... Não seria mais fácil ajustarmos nossa mente, reclamarmos sim quando algo não é justo, quando não há alargamento da compreensão da dignidade humana ?
Faz parte dos direitos humanos a promoção, a proteção e a reparação. Muitas vezes, reparar significa expormos o justo, esquecermos os atos errôneos e acreditarmos que nossa fala, nossa ação foi tão significativa que originou mudanças, tranquilidade, harmonia - até com aqueles que agiram de modo mais grosseiro e insensato, pois todos somos dignos de respeiro e de crença de grandes mudanças...
Não é fácil conviver, mas muito menos tranquilo é viver matando um leão por dia . Isso é viver ?
Os direitos humanos são universais e indivisíveis - temos que lutar sim pela igualdade e pela diferença  só assim reconheceremos que direitos humanos não é matar um leão por dia, mas não podemos nunca nos esquecer de que a diversidade tem nuanças e todos nós somos parte da diversidade.
Por isso, caro leitor, não o veja matando um leão por dia , mas  compreendendo mais as pessoas, perdoando-as, entendendo-as, lançando a todos os que o feriram boas vibrações para  que possam juntos descobrir novos caminhos, novas formas de continuarem a crer em um mundo melhor,com diferenças, mas tendo em mente que  "esforçar-se para crer é humano e saber crer é divino ".
Aprender com o próximo é o melhor certificado que podemos possuir. "Nenhum de nós evolui sem que o próximo participe da nossa discilplina".
Não mate um leão por dia - mas aos poucos os preconceitos que tanto nos prejudicam !
Paz e luz a todos !


 



ÁGUA, MUITO OBRIGADA !






"Declaração Universal dos Direitos da Água". Desde então
ficou assim  declarado:"a água faz parte do patrimônio do planeta. Cada
continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada
cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos" e ainda (...) "ela
não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um
empréstimo aos nossos sucessores"(...)É digno você tratar a água desse jeito ? Pensar que deve esse empréstimo e pagará quando puder ou morrerá sem a preocupação de pagá-lo para deixar que outros a paguem por você ou morra sem ela pois a usou tão mal que nem se preocupou com os que ficaram após sua morte ?Será possível nào compreender até hoje a sua força, a sua necessidade em sua vida ? Será que somente no dia 22 de março lembra-se dela , a sua amiga fiel e tão companheira A ÁGUA ?A prática de conservação da natureza, assim como da água  - significa, em primeiro lugar,que os seus direitos humanos alargam a dignidade humana de outros seres humanos e que você pode sim como DEVER DE CIDADÃO cuidar muito bem da água e espelhar-se em outros que assim o fazem, formar uma comunidade para alastrar o amor à água , fazendo assim uma passeata diária do cuidado da água ? - Mas não é uma passeata que se sai às ruas, com cartazes e tudo o mais - mas sim uma passeata  de representação social , fazendo-se um paradoxo todos os dias !
Seja generoso (a) com a água dando a ela  um tratamento adequado, sem desperdiçá-la , sem ser submisso quando enxerga erros e caminha assim mesmo ... Aprenda que viver em defesa de algo importante   é PROTEGER, PROMOVER, REPARAR !Por isso seja generoso (a) com nossa água , pois "Somente as pessoas generosas conseguem ser atentas !"
Atente-se :  Nosso planeta busca uma existência harmoniosa com você. Cuide bem da água, ela é seu patrimônio . Não se esmoreça para defendê-la , pois "o esmorecimento é sinal de fraqueza e infidelidade para com os compromissos."

       Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza  Silva
             dariangela09@yahoo.com.br

 

MURO DE TIJOLOS – FRESTAS SEM FIM ...




                                    Vivendo e aprendendo ... E cada vez que aprendemos queremos aumentar mais o saber !
É por isso que caminhamos muitas vezes sem percebermos as várias frestas da vida... Porque não deixamos nossos olhos verem as pequenas frestas do muro da vida.
A vida não é um muro permanentemente rebocado, pintado, perfeito !  Nela encontramos  singularidades ! É preciso ter olhos para ver as várias frestas dos muros. Cada pessoa possui suas particularidades e devem ser colocadas no mundo num exercício diário de nossa parte  de olhares de diferentes realidades.
A mim tem sido bem cheio de tarefas esse meu novo olhar, mas estou tentando através de estudos,  entender-me de uma forma diferenciada, quero olhar muros com tijolos e tentar compreender a alma de cada um ! Afinal não há como  dar continuidade a corpos invisíveis numa sociedade tão rápida, guiada à luz da informática, onde tudo é instantâneo, mas que muitas vezes é tão desumana !
Para romper fragmentações  há de se ter afeto no pensar, no se expressar, na compreensão que se tem com outros seres, pois muitas vezes não compreendemos tantas pessoas que acabam sendo invisíveis em nosso universo e no universo de tantos outros indivíduos...
Que consigamos pouco a pouco sermos significativos na vida de outras pessoas a fim de que possam ser realmente inseridas  na sociedade sem a alienação da consciência.
Estou iniciando meu processo de pensar diferente, graças a  professora Cíntia Maria Teixeira que ensina a todos os que participam de suas aulas  a experimentarem a auto avaliação  perguntando-se  todos os finais de seus dias :  -“Tenho feito  relação de ética e respeito no meu dia a dia ?”
A você,  Cíntia,  agradeço por mudar o mundo mudando às vezes poucas pessoas, mas como você mesma disse,  “Se quer fazer diferença, tem que se pagar um preço”.
Parabéns , por você ser o que é
Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva                                                    dmariangela09@yahoo.com.br