sábado, 3 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DE NÓS, PÁTRIA AMADA, BRASIL !


Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

A quanto tempo você não procura notícias de professores que passaram em sua vida ? Se ainda não tomou tal atitude, faça o mais rápido possível, pois PROFESSORES ESTÃO EM EXTINÇÃO!   E será impossível encontrá-los daqui uns tempos...
Nossa classe está indo embora não por abandonarem seus ideais, seus estudos constantes, suas esperanças em transformarem cidadãos para um mundo melhor!
Ser mestre hoje em dia exige mais que muitos certificados : - se o professor não buscar meios de convívio em um espaço que se torna cada vez menos acolhedor, nada poderá acontecer. Mas aonde encontrar uma escola que acolha, que busque valorizar o corpo docente, instigando aos alunos o respeito aos mestres – que são tão dedicados a ponto de continuarem seu ofício no meio de um furacão de dificuldades?
Acolham seus mestres, deixando-os visíveis novamente, porque a cada dia que um professor sai de uma escola, leva consigo a invisibilidade, os medos, o peso nas costas de muitas vezes não concordar  com o ensino  que não prepara cidadãos para a vida e não poder fazer nada , de levar consigo nos livros, bolsas, notebook, estudos, a frustração de não ter podido aplicar tantos conhecimentos e mais uma vez ter permanecido em silêncio – sem ter exercido dignamente a excelência  do ensinar ! Pois educar é fortaleza, é mostrar verdade , romper com o errado e prevalecer o correto ... E em um país onde a corrupção é aprovada , onde o  apropriado é “acabar tudo em pizza”  é impossível promover uma educação que não silencie em sinal de um dos maiores protestos interiores a se externarem em forma de invisibilidades .
Registrem seus professores no olhar, no coração, pois em seu espírito pode haver tantos despropósitos das lógicas que tanto estudou e no ímpeto frustrante teve que comprometer-se contra vontade a omitir, a se resguardar e não ser o mestre que com certeza deseja ser, mas que também não consegue exercer!
Onde estão as alternativas para mudanças? –Ninguém as  vê . Ou preferem a invisibilidade?
Onde estão os valores humanos? Onde procurar a edificação das escolas?  Por onde devolver o otimismo quando nos  massacram dia a dia e nem percebem que assim o fazem de tão habitual que se tornou ?
Pátria amada, Brasil! Pobre de você que se desfaz em lágrimas quando existe já a extinção de mestres. Sabe bem, amado Brasil que nenhuma Pátria resistirá sem educação, que nenhum mestre sem sonho conseguirá se sustentar nos ideais que tanto trabalhou e deseja por em prática ...
Chora, Pátria Mãe Gentil - onde seus formosos professores buscam elos todos os dias – mas são cortados diariamente – os que prosseguem na ditadura educativa são herois que acreditam em valores, que ainda assim, mesmo fracos, quebrados diante de tantas injustiças, possuem dentro de si esperanças – mesmo sabendo que sempre em seu caminhar encontrarão muitas portas a serem abertas... Porém, as raras portas que alcançarem abri-las para um futuro promissor honesto, distinguem felizes outras sementes a serem jogadas em um  solo que lutará venturoso para que germinem e lancem frutos de atitudes que jamais serão imêmores !
Se você, cidadão brasileiro, deseja  ser feliz, mande notícias de nós, PROFESSORES, pois muitas vezes nos esquecemos de que assim o somos, diante de uma sociedade onde não há consciência  para educar cidadãos em vida PARA A VIDA !
Sou cidadã brasileira, que muitas vezes sente vergonha de enxergar o exercício da corrupção, da roubalheira desonrosa que assola nosso Brasil, porém sinto-me muito feliz em sentir que meu corpo e minha alma repousam tranqüilos a noite para um sono de consciência leve - ao mesmo tempo irradiante , saber que como PROFESSORA tenho chances (em meio a tantos desafios do dia a dia), de instigar tantos brasileiros a mudarem de postura, a persistirem nos caminhos do bem, a retornarem caminhos , reconstruindo seu interior e dividindo essa experiência para partilhar com outros a sensação honrosa de demonstrar em atitudes, que só com a educação é possível ser feliz e fazer um país melhor !
A todos os mestres ,  inclino-me  em sinal de grande respeito! Mandem-me notícias de vocês, precisamos aumentar nossa rede, unirmos forças em prol de uma educação verdadeira: – a começar por publicar tantos feitos positivos que acredito que muitos não conhecem em nossa cidade e em outros locais também ! – Mandem-me notícias, PROFESSORES  HONRADOS , pois desejo publicá-las em meu blog no mês de outubro, a fim de que consciências se abram para enxergarem valores que fazem de nossa Pátria a grande e permanente diferença : A EDUCAÇÃO ! Aí sim, seremos os VISÍVEIS E RECONHECIDOS MESTRES que poderão modificar o mundo!
*  A propósito, é sempre bom saber mais ! Acessem o link abaixo :