quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

AS HORAS DA VIDA



Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela

As horas são nosso começo e nosso fim...
Com elas recebemos o mundo no "tiquetaquear" de um choro!
Com elas vamos marcando nossas vontades: de mamar, de serem trocadas as fraldas, de cuidarem de nossas dores de barriga e nos socorrem na hora de um choro de dor!
Com elas vamos crescendo... acelerando nosso futuro de velhos...
E eis que de repente nos tornamos adolescentes: e é nessa hora que nos sentimos eternos!
Mas o tempo vai caminhando com passos mais largos que os nossos e vamos amadurecendo... é hora de plantarmos muitas sementes!
E sentimo-nos como os semeadores de tudo! E queremos que nossa razão complete a vida de outras pessoas!
Mas chega então um amor: que nos toca o coração! E apressamos por querê-lo tão perto, tão nosso sem saber que nada possuímos...
E noivamos, casamo ou  juntamos... e os filhos chegam! É hora de cuidar daquele fruto tão importante que cultivamos até o dia de seu nascimento, sem sabermos o quanto serão verdes para nós por toda vida!
Esquecemos de nós, de nossos sonhos, nossos desejos, nosso amor, meu amor, seu amor: e tudo se mescla numa infinita confusão!
Nem sabemos quem somos quando pensamos que somos...
E os filhos crescem: achamos graça nos primeiros passos, nas primeiras gracinhas, nas primeiras falas, no primeiro tombo e vamos caminhando... Eles pequenos, crescendo, nós... O que somos?
E então, eles cresceram, tomaram seu rumo! O tão desejado futuro chegou, está diante de seus olhos: e agora?
- Ah, quero aproveitar meu viver!
E chegam os sonhos novamente, as lembranças do que somos, a essência de nossa alma, de nosso coração: maduros somos! E de tão maduros caímos  do galho de nosso próprio sentimento... E não nos encontramos mais: somos estranhos a nós mesmos, tornamo-nos mais exigentes , muitas vezes inflexíveis!
E saímos de novo contando as horas para um tempo, um novo mundo!
Queremos menos, com qualidade mais! E percebemos, com isso outros ares nas pessoas que conhecemos, somos mais virtuosos em amor, em essência, em qualidade pessoal, em viver com predicados mais importantes que em toda nossa juventude: eis que nos vemos reais, sem máscaras e como somos felizes!
E o transbordamento de nós em nós supera e faz morada! E outros desejam morar em nós, tal qual somos, não importa... mas temos medo, um receio bom de se sentir tão inteira e perfeita nas imperfeições: meia idade, um tempo eterno em nós, onde quem souber vivê-lo, poderá contar suas horas com calmaria e dignidade ... e morrerá feliz em qualquer idade!
Se encontrar um amor nessa hora, agarre-o com essa sabedoria de agora... verá como é bom amar sem esperar nenhuma hora!
E descanse em paz... nos braços de quem te adora!


Feliz noite de quinta-feira, leitores!

Mariângela