domingo, 31 de janeiro de 2016

HISTÓRIA INFANTIL


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br


Hoje postarei mais uma história infantil que escrevi para uma linda criança:


 a Laura que com o coração cheio de amor fez esse importante e lindo presente para meu netinho, o Guilherme.
Gestos como esses precisam ser divulgados, pois em meio a tantas turbulências em nosso mundo, gestos puros, sinceros e repletos de amor verdadeiros não devem passar em vão, ficarão no Universo eternamente...
E é para você, querida Laurinha, que fiz essa história , uma gauchinha linda, formosa e com tão bons sentimentos... Você mora em meu coração!
Mariângela 


LAURINHA E SUAS VOCAÇÕES
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

 Pequenina, Laurinha , uma garotinha meiga e muito inteligente, já demonstra seus dons na caminhada de seu viver!
E hoje vou contar uma história sobre um dos dons de Laurinha.
Para que todos entendam, Laurinha possui dons muito especiais: é que todos os dias, uma Fada do Faz-de-Conta aparece para ela,  tornando sua vida ainda mais feliz.
Suas brincadeiras sempre começam assim: Ela bate três palminhas:  clap, clap, clap e depois fala as palavras mágicas:
FADA DO FAZ DE CONTA,
QUERO BRINCAR DE MUITA COISA
ASSIM COMO ESSE SOL NO CÉU DESPONTA
TRAGA MEUS DONS COMO UMA BRISA:
UPA, EPA, EPA, BEM DEVAGARZINHO
ENCHO O DIA COM ALEGRIA!
E num passe de mágica aparece a Fada do Faz-de-Conta: - PLUF! Bom dia, linda menina, do que vamos brincar hoje? De médica, professora, mamãe e filhinha, pega-pega ou esconde- esconde?
-Ah, hoje quero brincar de professora!
- Hum... professora! Uma ótima escolha. Você sabia, Laurinha, que ninguém mesmo sendo grande, na profissão que escolheu, deixou de passar pelos ensinamentos de vários professores?
- Eu sei, na escola aprendemos muita coisa boa, mas sabe Fada do Faz-de-Conta, fico pensando como é que surgiu essa profissão de professor.
- Mesmo, Laurinha? Então vamos fazer o seguinte se concordar: ao invés de brincarmos, posso explicar a você mais um pouquinho sobre como surgiu essa profissão? Vamos voar comigo enquanto explico a você?
- Mas você voa também, fadinha?
- Claro que sim, como toda Fada posso fazer muitas mágicas, não é mesmo?
- Então tá bom, eu aceito sim, mas não me deixe cair, porque o céu é muito alto!
- Fique tranquila, Laurinha, você irá adorar e não a deixarei cair. Tenho essa fita azul mágica que amarrarei em você com muita segurança. Dê cá um abraço que  você  ficará juntinho a mim!
Laurinha deu um abraço bem apertado na Fada  Faz-de-Conta e logo já estavam voando no céu azul, com nuvens branquinhas, num lindo dia iluminado pelo Sol maravilhoso!
Fada Faz-de-Conta mostrou a Laurinha quando estavam sentadas por cima de uma nuvem, Jesus  conversando com várias pessoas e disse: - Está vendo, Laurinha? Sabe quem é aquele senhor que está vendo agora?
- Parece que é Papai do Céu.
-Isso mesmo, Laurinha, Ele mesmo. Jesus foi o primeiro professor, pois adorava reunir pessoas no alto de uma montanha para conversar com elas. Tinha o dom da palavra! E as pessoas adoravam ouvi-lo, pois só falava coisas bonitas, de paz, de amor, de carinho... Sabe, Laurinha, acho que é por isso que toda criança gosta de brincar de professor ou professora! As crianças estão sempre pertinho de Deus!
E a Fada abraçou Laurinha para mais um voo. E foi para o ano  de 1827, na época de D. Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, especificamente no dia 15 de outubro.
Laurinha assistiu sentada em outra nuvem, D. Pedro I assinando um decreto que  "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa desse decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.
Depois, Laurinha voou mais um pouquinho, ficou sobre mais uma nuvenzinha e participou de um momento muito especial com o Educador Paulo Freire, entre 1921 e 1997. Descobriu que foi esse homem que inovou a educação, com métodos de alfabetização diferentes para que as crianças aprendessem a ler com alegria e amor.
Voando mais um pouquinho, a Fada  Faz-de-Conta parou agora numa nuvem mais baixinha ainda, bem embaixo da casa de Laurinha: De lá de cima, Laurinha  viu seu pai e sua mãe.
A menina falou: - mas esses são meus pais! - Sim,  Laurinha, seus pais são seus primeiros professores! São eles que carregaram você no colo, deram mamadeira, papinha, banho quentinho, brincam até hoje com você e educam você e seu irmão. Isso é muito importante em sua vida, sabia?
- É verdade, Fada, meus pais são sensacionais! Até me deu uma saudade grande deles e do meu irmão também! Sabe, Fada, aprendi um monte de coisas com você, muito obrigada! Agora quero contar para meus pais e meu irmão. Você pode me levar de volta a meu lar?
- Claro que sim e é pra já.
Quando Laurinha deu um beijo de despedida na Fada Faz-de-Conta, foi correndo abraçar sua família e contar a linda aventura daquele dia!
E o mais divertido foi que naquela sala, havia uma professora, a Laurinha e três alunos: seu pai, sua mãe e seu irmão.
E a brincadeira de escolinha foi mais divertida ainda com sua família reunida!
Isso sim é que é um dia perfeito!

FIM

FELIZ DOMINGO, LEITORES!

Mariângela