sexta-feira, 2 de março de 2012

CONTA DE NOVO, PAPAI?
Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva



No dia dois de março de 2012 foram entregues às nossas queridas crianças da Escola Municipal “Meridional” o livro e materiais escolares.
A peça teatral  “O Dom de Ler” já postada anteriormente no blog ,foi apresentada pelas crianças.

Houve apreensões, alegrias, choros, porém nossos alunos representaram nossa escola com maestria! Crianças que chegaram a pouco tempo, com uma responsabilidade em representar a peça teatral! Claro que fizeram muito – pela idade e pela ambientação que ainda acontece com os pequeninos...


Foi um momento lindo, onde todos os funcionários se envolveram em prol da importância de se amar os livros, pois “quem lê, realmente sabe mais!”
Demos início  a formação de leitores! Estamos educando para crescer!

Aos pais que participaram da reunião, nossos parabéns, pois demonstraram a seus filhos a importância de estar ali, acompanhando a vida escolar de seu filho!

 Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões traz benefícios aos pais e conseqüentemente aos alunos – pois há uma energia imensa de troca de vivências!

Essa é uma relação de parceria dos pais com o pedagógico escolar, onde cada um desempenha seu papel!
Aos pais, uma lembrança: Tornem o ambiente familiar mais alfabetizador, onde o contato visual e manual dos livros sejam diários no âmbito doméstico. Deixem recadinhos, bem coloridos, com a mensagem: - “Hoje haverá História para você! Papai e mamãe contaram a história.....”

Os pais não sabem o quanto será valioso esse momento, onde a televisão será desligada em prol de uma leitura infantil! Depois, os pais podem fazer um mini teatrinho, contando a narrativa em família, onde os personagens se misturarão com os familiares!

A alegria será imensa e haverá sempre muitos pedidos de ... _ “Conta de novo, papai?”

Marquem um dia da semana para isso, pois a criança que cresce em constante contato com livros saberá  ler e escrever!
Lembrem-se pais, a escola faz seu papel, mas vocês possuem o dom maior de todos: vocês podem ser  o modelo de leitor! Passando a seus filhos que ler é prazeroso, que papai e mamãe sempre estão interessados em pegar os livros, ler, comentar, sentir alegria pelos livros!

O olhar atento de um professor pode ajudar muito um aluno, porém se em parceria com os pais esse olhar for alargado, maiores serão os resultados!
Parabéns, crianças! Estamos honrados pela belíssima apresentação de vocês! Tão novinhos e com tanta coragem!

“ O LIVRO É UM MESTRE QUE FALA MAS QUE NÃO RESPONDE” (PLATÃO) – Faz pensar, faz com que sejamos nós mesmos, cidadãos que ninguém poderá passá-los para trás!

Por isso investimos tanto no bem maior de todos nossos alunos: O BEM DO SABER!

“Um livro é prova de que os homens são capazes de fazer magia.” ( Carl Sagan),  compartilhem com seus filhos dessa linda magia!

Senhores pais,

Um cd com todas as fotos ser[á providenciado para quem quiser revelar suas fotos.
Gentileza procurar a secretaria da escola.
Obrigada!