quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NONA HISTÓRIA INFANTIL






A história de hoje, crianças é real.
Sempre que passo entre Correia de Almeida e Barbacena gosto de fazer um delicioso lanche mineiro na Lanchonete CAFÉ COM FLOR.
Dessa vez que passei por lá, fui recepcionada calorosamente por  Lúcia, a proprietária que  nos serviu um delicioso bolo de laranja e ainda me forneceu a receita!
Hoje fiz o “Bolo de Laranja Lúcia” – (assim o batizei ) - e foi fazendo essa receita que nasceu a história para vocês !



“RECEITA  QUE  PROMOVE  AMIZADE”

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

Quando a gente  faz uma receita, tem que ter carinho no coração e nas mãos! Você, criança, pode fazer um bolo bem gostoso ( junto com mamãe, papai ou avós ). É um passo a passo de uma linda história!
Tudo começa quando colocamos os ingredientes passo a passo: tem que ter atenção, pois um erro pode resultar em um bolo solado ( que não é fofinho).
Quer fazer o Bolo de laranja de minha amiga Lúcia? 


Escolha uma laranja das maiores que encontrar ou 2 laranjas médias. Lave-as bem, pois a casca vai junto, ok?
Descasque-a, depois tire aquela parte branca que envolve a laranja para não amargar!
Corte a casca em pequenos pedaços e toda a laranja também. Coloque no liquidificador, junto com uma xícara de óleo. Bata tudo junto até ficar bem cremoso! Deixe esse creme separado no liquidificador por enquanto.

Depois, pegue 4 ovos , separe as claras em neve , pois deve batê-las separadamente na batedeira  até ficarem em neve. Só então pode colocar 1 xícara e meia de açúcar mais  as gemas e bater mais um pouquinho.

Pegue três xícaras de farinha de trigo e acrescente a tudo: ao creme que misturará na batedeira e bata tudo junto até ficar cremoso.
Se a farinha de trigo vier com fermento, não precisa colocar mais fermento, certo? Mas se não for com farinha de trigo,  uma colher de sopa de fermento em pó.
Bata tudo bem até ficar bem cremoso!
Coloque no forno uns 35 a 40 minutos. Torça para ficar bem gostoso!

Depois de pronto você pode fazer uma flor com a casca de laranja e colocar por cima do bolo junto com  folhas de laranjeira que fica um visual bem charmoso!

Gostou da receita? Ainda pode fazer recadinhos para os membros da família e deixar sobre a mesa, é um mimo para aproximar mais as pessoas e promover até um momento para prosear, contar histórias, fazer mini teatros, inventar mil coisas gostosas para se fazer! Esses são os melhores  momentos: os mais simples e com a família!


Aproveite e faça esse bolo, feriado está aí é uma forma de poder curtir mamãe, papai, irmãos, amigos para uma confraternização importante: VIVER EM FAMÍLIA!

Essas fotos são dos bolo que fiz! Enquanto fazia, só pensava em coisas boas, como alegria, amor, vontade de viver, mentalizei meus amigos e principalmente a Lúcia que carinhosamente cedeu-me essa receita. 

O bolo fez sucesso! E você criança, que tal fazer esse bolo e curtir uma verdadeira história de afeto na cozinha com quem você ama?
Experimente, depois faça a sua história! Fotografe, brinque, divirta-se!

Promover encontros é uma forma de realizar histórias reais!
Boa quinta feira a todos!


Mariângela