quinta-feira, 15 de outubro de 2015

OS OLHOS QUE SEMPRE DESEJAM VER...


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

dmariangela09@yahoo.com.br
Foto:http://www.jornaltribunalivre.com.br/2012/08/noticias/conselheiro-lafaiete/como-medida-socio-educativa-diretora-convida-alunos-a-reparar-vandalismo-em-sala-de-aula/



Terezinha Maria Barbosa de Assis sempre teve olhos para ver além do que possuía e assim, com amor exclusivo à educação transformava  em realidade ao que persistia em colocar em prática.
A educação vista com ângulos de amor a um Brasil que não prestigia o ensino, o cidadão: queria transformar muitos brasileiros e pode ter certeza que os modificou!
Muitos hoje seguem com sua profissão, sentindo-se cidadãos  responsáveis , seres humanos dignos, com uma bagagem poderosa que abre portas ao caminho de muitos e proporciona a tantos outros,  caminhos mais prósperos ... tudo  isso devido aos olhos azuis que buscavam, ao coração que palpitava pela instrução verdadeira, à mente que elaborava com amor e transformava com atitudes pedagógicas de valor!
Quem é ela? A “D. Terezinha”,  a eterna diretora da Escola Municipal “Doriol Beato”. Digo eterna, porque marcou e ficará  para  sempre nesse educandário que proporcionou a tantos alunos e profissionais maneiras de evoluir, de se tornarem cidadãos competentes, brasileiros                     honrados, que pudessem   pela estrada da vida, com competência, valorizarem e iluminarem todos os espaços que ocupassem.
Os sonhos    que se transformaram em realidade com certeza foram  distinguidos   , reservando no tempo um carinho a mais de reconhecimento à diretora competente e ao ser humano incansável na busca do saber e da promoção humana verdadeira...
As aspirações  que ao contrário aos olhos de muitos não chegaram a se realizar, com certeza, aos olhos de quem enxergou  com sapiência, representavam a espera inteligente e tranquila de que um dia, aquela sementinha irá  crescer e se desenvolver, transformando-se em uma grande árvore, pois a educação é algo que se semeia e de tempos em tempos floresce ao seu tempo...
Por isso, no Dia do Professor, faço minhas as palavras de tantas pessoas que na cidade de Conselheiro Lafaiete- MG  puderam aprender muito com ela, ampliando o conhecimento, seus valores, sua brasilidade alinhada, mesmo em face a um país que devasta a educação!
Pois foi ela quem semeou em meu jardim pedagógico plantas que jamais morrerão:
A planta do amor e respeito ao que se faz e às pessoas ligadas a um bem comum,
A planta da valorização intelectual, que procura incessantemente se aprimorar, buscar conhecimentos para um ensino valioso,
A planta da  honestidade  no exemplo constante e firme de buscas e fazeres que transformem o homem e a sociedade para  uma vida  mais justa e arguciosa...
E tantas outras plantas, sementes que são irrigadas por mim na ânsia de que a verdadeira educação nunca termine...
Minha amiga Terezinha, seus olhos sempre vislumbraram tudo isso,  e tudo o que fez, está em minha vida, em meu coração, em meu conhecimento  a tudo o que representa para mim e para  a educação!
Obrigada, mestra querida!
É de extremo valor para mim  poder homenageá-la, olhar com perspectivas ainda otimistas à uma educação diferenciada, pois aprendi com você, que cada um é uma grande diferença é capaz de transformar o mundo!
Por isso sigo, persisto, acreditando no meu labor diário, promovendo harmonia e conhecimento a cada amanhecer para muitas crianças que estão comigo no caminho da educação!
Obrigada, mestra, você vale ouro!

Mariângela


PS.: Queridos leitores,

Estive ausente em minhas postagens devido ao falecimento de ente querido familiar.