terça-feira, 16 de setembro de 2014

NARRATIVAS


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

"Nossas vidas são as nossas narrativas e nossas narrativas tecem nossas vidas"

Já pensou na profundidade do que tecemos em nossas vidas? Em como representamos em nosso dia a dia a nossa vida?
Paul Ricoeur bem expressou-se : "As narrativas tornam humano o tempo".
E muitas vezes não nos damos conta de que narramos a todo momento, nascemos para estabelecer através do passado, nosso presente, até interrogando nosso futuro...
Em nossas interpessoais constantes, fazemos tantas narrativas corriqueiras, descrevendo pouco a pouco cada milímetro de nosso pensar, de nosso ser - e caminhamos com nossas vidas do discurso constante sem nos preocuparmos com as mensagens que espalhamos para todos - porque simplesmente somos o que somos!
Mas é preciso repensar nossa vida em todos os dias, fazer um balanço de nós mesmos - pois o ser humano nasceu para ser feliz! E consequentemente espalhar a felicidade a quem encontrarmos!
Inútil é viver sem sentir pulsar nas veias nossas "historiedades", tornando-as cada vez mais honrosas, alegres, honestas e com consciência sutil.
Em cada enunciação de nossas narrativas é como se escrevêssemos mais uma página de nosso livro da vida!
as experiências, os acréscimos intelectuais e emocionais, formam discursos reflexivos de nosso ser!
Nossas palavras devem ser como uma luz a clarear  nossas vidas e outras vidas ! "A palavra nos liberta do silêncio da matéria".
Através de nossa linguagem, podemos expressar nosso eu, negar a aceitar o mundo como ele é, portanto sermos pensadores, transformadores!
Nessa terça feira, convido-os, leitores queridos a refletirem sobre a sua presença no mundo, sobre suas narrativas; mais ainda - convido-os  a "emplavrarem" a vida de vocês com Luz,  pois "não existe vida humana à margem da palavra, pois a linguagem é a experiência humana ESSENCIAL" - pois que seja iluminada, sutil e permanentemente em constantes mudanças e perspectivas!

Feliz terça feira!

Mariângela