terça-feira, 10 de outubro de 2017

MESTRE 4



Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela

SUA ESTRADA, SEU SEGUIR!

Mestre, em sua estrada há seu seguir... e suas pegadas ficam nessa estrada, assim como tudo o que fez pela educação grandiosa!
Sejam seus passos na estrada de terra, em meio ao poeirão, seja pelos rios, mares, pelo asfalto, pelas matas, você  ocupa uma estrada de grande renome!
Páre sempre para meditar no que lhe foi oferecido: - ser um mestre!
Lá dentro de você há um tesouro que precisa descobrir todos os dias antes de marcar seus rastros no caminho da educação: procure ocupar-se de si mesmo, de tal forma a perceber seus dons tão respeitáveis...
Em todo professor há uma rede infinita de dons: o dom da poesia, o dom da música, da matemática, do português, das Ciências, Biologia, Literatura... e por aí vão seus dons que nem caberiam em meu texto tamanha imensidão...
Agora, feche seus olhos, achegue-se para dentro de si mesmo e responda para você mesmo: - em qual outra profissão caberia tão bem como a atual? Caso responda alguma ou algumas outras, preste atenção: você jamais deixará de ser um mestre!
Porque professores cabem em todo lugar,achegam-se em todas as profissões, criam laços, sempre formando uma rede de amigos educadores!
Porque está na veia de cada mestre perpetuar o saber com sua presença!
Sua estrada, seu seguir! Passos que vão sempre ao objetivo desejado, às vezes passos cansados que de repente voltam ao entusiasmo com uma perspectiva diferente, plana, pedagógica e emocional!
Não há como desistir quando já se pisou nesse solo, não há como prar no meio desse caminho, pois os passos precisam ser fortes e continuar!
Aos mestres de todo o mundo, minha reverência pelos passos já traçados nesse imenso Brasil e no mundo todo!
Essa estrada é muito exigente dos que peregrinam por aqui... mas a autoestrada de cada professor é vista do alto, e há amparo constante, e há marcas eternas e intermináveis no caminha de cada um: as marcas do RESPEITO PELO SEU VALOR, GRANDE PROFESSOR (A)!

Feliz terça-feira, leitores!

Mariângela