segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PLANO NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – VIVER SEM LIMITE

                            Por: Mariângela de Lourdes  Coutinho Souza Silva
                                                dmariangela09@yahoo.com.br

No dia 17 de novembro de 2011 a presidenta Dilma Rousseff  apresentou oficialmente o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Viver sem limite, onde  os 23,9% da população com deficiência  serão contemplados com um investimento de R$ 7,6 bilhões em três anos , no que se refere a às áreas de acessibilidade, educação, saúde, inclusão social e mobilidade urbana.
Com a emocionada fala da presidenta  E aí, eu queria dizer que hoje, esse é um momento que vale a pena ser presidente!”  fiquei pensando  em minha constante luta a favor da inclusão...
Essa fala da presidenta  demonstrou o quanto a labuta de tantos educadores, pessoas ligadas à saúde, familiares de pessoas com deficiências poderão conquistar o seu espaço para contemplar um futuro melhor a quem necessita ser incluído com dignidade e merecimento de cidadania!
Nesse mundo onde a beleza, os músculos em evidência são colocados como o mais essencial, parece que o cérebro vem diminuindo de tamanho a cada dia e as pessoas não percebem que a inclusão existe e precisa ser aceita a fim que aconteça tal como deve se suceder!
Realmente, presidenta, vale a pena investir na inclusão! Ainda há um longo caminho para que muita gente encare a inclusão tal qual um aluno a de 12 anos declarou-a tão simplesmente e tão bem : “ Incluir pessoas na sociedade para se sentirem normais como as outras  “( Erich Lima Figueiredo ) – Escola Municipal “Meridional” – quinto ano Ficus .
Uma criança consegue dar um banho em muitos adultos com essa declaração sobre inclusão ! Ainda bem que são elas, as crianças que me fazem brilhar os olhos e sentir que  mesmo que muitos adultos não compreendam e nem aceitem a inclusão, outros olhares estão surgindo...
À Presidenta Dilma meus respeitosos cumprimentos Retirar todos os deficientes da invisibilidade é dever de todo patriota, de todo cidadão que possui a consciência de que o sol realmente nasceu para todos !