segunda-feira, 4 de junho de 2012

A ARTE DA ALEGRIA!

Por - Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Mais uma vez, o aluno Aldair Anderson da Silva Vieira da Escola Municipal “Meridional” pode mostrar sua arte!
Estivemos na Vale onde suas telas,  seu livro  artístico ( Arte  Pela Metade ) , cartões de Natal , releituras que pinta com a boca -  puderam ser expostas e admiradas pelo público que nos recebeu tão bem e com tanto carinho...




Nesses momentos posso sentir no brilho do olhar de Anderson, ( é assim que gosta de ser chamado ) sua realização e alegria!
Suas obras artísticas possuem traços de sua personalidade, de sua fortaleza de vida! Porque não é fácil pintar com a boca! Já fiz isso na frente de Anderson e ele morreu de rir de mim! – Pudera, o “sem jeito mandou mil lembranças para mim...”




Acredito na inclusão cidadã. E incluir implica em acreditar, observar a sua sensibilidade para depois buscar a sensibilidade de seus alunos.
Todo ser humano é dotado de muitos dons! Não existe ninguém que não os tenha – mas às vezes, por força de comprometimentos, muitos incluídos ficam à deriva sem poderem descobrir sua graça divina, porque não houve um olhar sensível que pudesse arregaçar as mangas para colocá-lo em prática.


Muitos se esquecem que qualquer um de nós pode um dia ser o incluído, necessitando assim de outros olhos, outras pernas, mãos, enfim da  ajuda para que continuemos...


A história de Anderson é algo fascinante! Garoto de 15 anos,  paralisado cerebral, mas com tanta riqueza humana que se desabrocha em seu semblante, em seu jeito de ser, na arte que faz com a boca!


O mais importante na pessoa de Anderson é que há horizontes em sua vida – quando muitos tão perfeitos, se perdem no turbilhão de falta de conhecimento de si mesmo... O que não acontece com ele – pois sabe desembaraçar  e dedilhar a vida com alegria, entusiasmo e competência!
Aprendi e aprendo muito com você todos os dias, gato amado! Sei que a sinfonia acalorada e bem afinada de sua vida será bem aproveitada em cada amanhecer ! Pois você  enseja esperanças indescritíveis! Sei também que nada resiste ao amor e que sozinhos não existimos!
Por isso agradeço de todo o coração a oportunidade maravilhosa que nos foi oferecida pela Vale!


Saibam que plantaram em nosso coração a claridade de outros caminhos, que com certeza serão melhores do que já são!
Parabéns, Anderson, você sempre quer e por isso é tanto!


A Marluse, sua mãe guerreira e sua vovó Marília, incansáveis  no caminho com  o aperfeiçoamento de Anderson, sempre lutando com determinação e fé constantes , o meu maior respeito, admiração e carinho!




Foi maravilhoso  poder mostrar na Vale -  junto com Anderson e sua mãe as pinturas em telas e seu livro, Anderson! Melhor ainda ver esse sorriso largo  em seu rosto porque...



“O exercício da alegria constitui um dos esportes mais eficazes do espírito”.