sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

QUE BADALEM OS SINOS !



Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


Que batam os sinos da consciência humana para que o Natal não seja mais promovido pelas compras!
Que badalem as vontades de mudanças todos os dias!
Que batam sinos pequeninos, insistentes em não deixarEM invisíveis as crianças que se prostituem, que roubam, que não frequentam escolas...
Que os sinos repiquem na consciência de cada um quando o maior símbolo do amor – JESUS é esquecido na ânsia maior de se consumir mais e mais...
Que as homenagens a Jesus sejam o objetivo maior para a festa Cristã verdadeira !
Que em cada mão exista a vontade de atrair para as famílias aquele ou aquela que está distante...
É tempo de abrigar em família o que o mundo não  vislumbra  porque o lar está em declínio!
É tempo de repicar o bem, o honesto, num Papai Noel exuberante de paz, harmonia!
É tempo de repicarmos a vida! Promovermos a vida! Aliás já passou do tempo!
A humanidade deseja que os sinos batam em transformações... Com Natais mais inteligentes, verdadeiros!
Se cada um puder repicar seu sino com mais veracidade, aos poucos se espalhará a nova e boa ideia de um Natal verdadeiro!
Natal verdadeiro é quando comemorarmos o nascimento de Cristo todos os dias do ano... Um culto permanente de promover-se uno a Deus na tentativa diária de repicar os ensinamentos dados por Ele...
Que repiquem os sinos de um Natal interno exteriorizado aos mais pobres em material , emocional, espiritual!
Que repiquem em cada coração a paz , o amor, que farão em prosperidade as homenagem durante todo o ano de 2012 a uma sociedade mais igualitária e de valores reais !
Você já tocou o sino de sua verdade para mudar o mundo?

A FORÇA DE NOSSOS VALORES

Por: Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


Existem muitas maneiras de levarmos a vida! Porém a mais sábia com toda a certeza é fazer de nossa existência recursos de melhorias, de emprego constante de nossos valores humanos!
Honestidade, respeito, não violência, ética, responsabilidade, justiça, responsabilidade, bom convívio, verdade, solidariedade, afetividade, honradez, olhar de acolhimento ao outro, deveriam ser colocados em um embrulho enorme e dado de Natal a todos os seres que pensam que vivem, porém vegetam nesse mundo de corrupção e consumismo!
Observo  as pessoas e cada vez mais sinto que em minha profissão de educadora  a força de nossos valores é contagiante – mais até do que o mundo insiste em detonar através de falta dos valores
Pena que ainda existem profissionais ligados à educação que não conseguem perceber  a grandeza de suas ações que transformam vidas ! O professor tem nas atitudes  a força de seus valores – como uma chave para abrir muitas portas, modificar vários trajetos!
Está em nossas mãos semear valores! Está em cada ser promover o bem, ter na responsabilidade do viver o ideal de proclamar o acolhimento ao outro.
Não existe luz onde não se propaga valores, não existe escola onde não se semeia o bom convívio permeados pela verdade, honradez e ética!
Trace o equilíbrio à sua profissão! Insista nos valores humanos, achegue-se à pessoas positivas, que querem emanar uma luz através de suas capacitações ! Escola é lugar de se promover a cidadania e humanidade!
Final de ano chegando... Se você é educador, pense em um Natal de Valores e um ano de 2012 r humanitárias! Coloque em sua agenda o compromisso inadiável de todo educador: O ajuste do mundo! Você é um contribuinte  desse amoldamento!
Tenha sempre consigo que “Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições.”
                                                        Bill McKibben
Que o preparo para o seu Natal e Ano Novo seja sempre repleto da força inigualável de seus valores!