quinta-feira, 19 de julho de 2012

A CAPA DE NOSSA OBRA



Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Aproveitando o recesso, delicio-me lendo livros...
Hoje falarei sobre um livro que todos deveriam ler: “Um modo de entender uma nova forma de viver” – Francisco do Espírito Santo Neto – ditado por Hammed:
Citarei um pequeno trecho para que os leitores  fiquem intencionados a ler essa obra:
“ Se não soubermos ler a nós mesmos, dificilmente aprenderemos a escolher bons livros. Só vence a alucinação da capa quem mergulha nas profundezas do conteúdo da vida interior”.

E você, leitor, já parou para pensar nisso? Já mergulhou em si mesmo a ponto de seu autoconhecimento ser tão intenso que as descobertas o fizessem elaborar outra capa de sua obra?
Somos belos livros... Belas obras de Deus! Porém muitas vezes  não renovamos nossa capa, pois  nossa capacidade de pensar e renovar muitas vezes fica encoberta por medos antigos, arcaicos que nos descomprometem de viver como nascemos para viver!
Qual o seu exercício de aprendizagem diário? Quais os elos que o prendem a esse mundo? O que tem feito para que sua obra seja uma lembrança permanente do bem viver?
Seu pensar é meditativo? Talvez responda-me que meditar é bobagem, algo de pessoas alienadas, que é muito difícil! A única resposta certa é que realmente meditar é difícil! Pois, “você inteiro, está totalmente despreparado. Nossa mente, sentidos e sentimentos são usados para negociar no mercado, a saber, o mundo em que vivemos . Mas a meditação não pode ser feita no mercado. É impossível. Não há o que comprar, negociar, ou com o que fazer acordos na meditação, mas a atitude  da maioria das pessoas permanece a mesma  de sempre e isso simplesmente não funciona”.. (http://nalanda.org.br/meditacao/mente-meditativa)
Reeducar a mente é buscar transformações para as capas de suas obras... Fazer um contato com seu eu interior, modificando-se, equilibrando seu ser!
Experimente seu ser contemplativo! Será um autoconhecimento que o impulsionará a crescer pouco a pouco e a se tornar um novo ser em mundo que insiste que seja apenas mais um: sem autoconhecimento, para que finja ser feliz acompanhando  a maioria... Pense nisso, faça a sua metamorfose! A escolha é sua!
Se deseja treinar sua mente para formular “outras capas de sua obra” , experimente exercitar os dias das semanas focados diferentemente:
Na sexta feira,  escreva em um papel pequeno a palavra SILÊNCIO! e decore esse papel da forma que quiser! Coloque esse papel em algum lugar de sua casa onde fique mais! Todas as vezes que olhar para ele, faça o exercício de silenciar sua mente! Procure um lugar calmo, onde possa se sentar, deitar e silencie sua mente! Verá como será um bem para você e de todos os que convivem com você!
No sábado, escreva COMPREENSÃO e exercite compreender tudo o que acontecer em sua volta!
No domingo, escreva ORAÇÃO Esteja no aqui e agora! Ore com fé, lembrando sempre que orar é sentir-se conectado com o Divino a todo instante...
Na segunda feira,  escreva HARMONIA e mantenha sua mente concentrada na harmonia em tudo e em todos!
Na terça feira,  escreva CONCENTRAÇÃO e concentre-se em tudo o que fizer! Reparará assim em como meditar é apenas concentrar no que se faz! É daí que nasce o amor em tudo!
Na quarta feira,  escreva REFLEXÃO e foque sua mente na reflexão para encontrar respostas dentro de si mesmo!
Essas são algumas excelentes atitudes para um começo de uma nova capa de sua obra: SILÊNCIO, COMPREENSÃO, ORAÇÃO, HARMONIA, CONCENTRAÇÃO, REFLEXÃO!
Vamos tentar? Começarei amanhã e postarei fotos com meus “bilhetinhos de mente meditativa” com registros de como foram meus seis dias para uma nova capa de minha obra. Quer tentar também?
Então, vamos juntos nessa mudança! Afinal, nada é para sempre!

Obs.:  Esses  exercícios não estão no livro, apenas complementei meu texto com essa ideia, pois já os fiz há algum tempo e foram de grande valia para mim, por isso passo para vocês, leitores!