terça-feira, 2 de outubro de 2012

SEGUNDA HISTÓRIA INFANTIL


A SEMENTE  DO ENCANTAMENTO

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


 

Dentro de uma redoma de vidro, no Museu Valores do Mundo, existe uma semente muito especial: a semente do encantamento!
 

Para possuí-la, é necessário plantá-la e cuidar do broto, que virará uma árvore, depois dará frutos a vida toda! Até hoje ninguém ainda foi escolhido: talvez porque as pessoas estejam interessadas muito em si mesmas e não reparam na relação harmoniosa e necessária de cuidar de si mesmo e de tudo o que nos cerca!

Todos os dias, a sementinha chora, pois fica com um tremendo medo de quando cair no solo nem ser capaz de germinar, tamanha sua espera! E todos os dias ela canta uma música a espera de alguém  que possa jogá-la em um terreno que a faça brotar lindamente! A canção é essa: ( Melodia Terezinha de Jesus )

Quem será essa pessoa

Que virá me encontrar...

Pra levar-me até a terra

E de mim sempre cuidar...

 

E depois de cantar essa música, desaba em um pranto forte e muito triste....

Um dia, um menino chamado Thony passou perto do Museu Valores do Mundo e escutou um choro muito triste: - Ai, meu Deus, como sou a pior das sementes! Ninguém aqui veio me procurar pra ser meu amigo ! Como irei fazer? Tantas sementes já foram carregadas por mãos amigas , hoje já são árvores, flores, e eu aqui, nessa solidão, prestes a um ataque de nervos?

Thony, que por sinal era muito curioso, olhou pelo vidro e viu a sementinha aos prantos, muito triste mesmo. Notou também que de tanto ter chorado, seu corpinho de semente já começara a sair um brotinho – tamanha a força da natureza! Mal podia acreditar no que via: uma semente falante que chorou tanto a ponto de um brotinho sair de seu corpo!

Sem pestanejar, entrou no museu e foi logo a procura da semente. Chegou bem perto dela e a viu chorando copiosamente, numa lamentação sem fim! Chegou seu rosto bem próximo da redoma de vidro e ficou olhando a sementinha. De repente, ela abriu seus olhos e disse: - O que foi? Nunca viu ninguém chorar não?

- Sim, já vi , mas nunca uma semente!

Aí que a semente desabou em outro choro...

- Ninguém me ama, ninguém me quer, nunca irei ser uma árvore, triste  fim o meu!

- Calma, semente, como pode falar uma bobagem dessa? Não reparou que de tanto chorar suas lágrimas fizeram com que você soltasse um brotinho e pequenas raízes brancas?
 

A sementinha olhou para si mesma e logo as lágrimas começaram a desabar novamente: - Triste fim o meu! Aqui não há terra para eu crescer, morrerei só e sem florescer! Sou uma semente abandonada!

- Mas como pode falar uma coisa dessa? Não vê que  suas lágrimas, fruto de sua tristeza a recompensaram umidificando seu corpo a ponto de começar então seu processo de crescimento mesmo sem a terra? Você é muito ingrata mesmo... Até tinha pensado em levá-la e plantá-la , mas não quero uma árvore infecunda de boas emoções!

- Não, por favor, não fale assim comigo! É que estou muito nervosa! Gostaria tanto que me levasse... E limpando suas lágrimas com uma folhinha minúscula que saía de seu corpo perguntou: - Qual o seu nome, menino?

- Thony! Moro aqui perto do Museu, em uma casa e quero muito plantar uma árvore em meu jardim. Apesar de você ser muito chorona, agradei de sua “PESSOA SEMENTE”  e acho que ficaria linda lá em meu jardim!

- Por favor, Thony, perdoe-me, é que já estava perdendo as esperanças de ser plantada, entende?

- Thony, olhando a situação difícil da linda sementinha, sorriu para ela dizendo: - Claro que a perdoo! Ok, a levarei para casa! Espere só um pouquinho enquanto pego autorização para levá-la até minha casa e assino o termo de compromisso de cuidar para sempre de você.

- Claro que o esperarei! E agora, cantando muito feliz!

E enquanto Thony resolvia tudo, a sementinha começou a cantar a melodia antiga, só que com outra letra, muito mais feliz:

Hoje estou muito feliz

Pois o Thony me encontrou

Cuidará de mim pra sempre

E florirei com todo amor!

 

Thony, escutando a linda voz da sementinha veio em sua direção, pegou a redoma de vidro dizendo: -Em  tudo na vida há equilíbrio: você é muito chorona, mas em compensação, tem uma voz encantadora ... E começaram a rir no caminha da casa de Thony.

Quando Thony chegou em sua casa, olhou a terra e começou a afofá-la com todo amor! Olhando para a sementinha que estava muito ansiosa, disse : - Que pena... Quando jogá-la na terra ainda demorarei para vê-la de novo e ouvir sua linda voz! Mas esperarei muito ansiosa... Quero dizer a você que já a amo muito, sei que irá florir meu jardim como nenhuma árvore dessa redondeza e todos a admirarão!

A sementinha, muito emocionada começou a chorar, só que agora de alegria! Disse a Thony: - Meu querido Thony, valeu a pena esperar por tanto tempo, pois não existe ninguém melhor que você para cuidar de mim! Prometo a você que farei de tudo para aparecer na superfície o mais rápido que puder e quando com a força de meu caule surgir na atmosfera, cantarei avisando-o que cheguei a superfície , combinada?

- Perfeito amiga, esperarei ansioso por sua voz encantadora! Bom, antes de semeá-la, quero lhe dar um lindo nome:  SERENATA! Com essa linda voz, só poderia ser esse nome!
 

- Adorei meu nome! Quanta honra! Muito obrigada!

Thony  deu um beijo bem carinhoso em Sinfonia e a depositou na terra fofa. Todos os dias , dava uma olhadinha para ver se já aparecera, seu coração era muito saudoso de sua presença e agora podia entender bem o que Sinfonia sentia quando estava sozinha no museu. Agora era ele quem estava só a procura de sua companhia. E jogou água novamente sobre a terra, cuidando do que  amava...

Um belo dia, Thony acordou com a voz suave cantando em seu jardim:

Melodia “As vezes no silêncio da Noite” ( Caetano Veloso)

 

 

As vezes chorei tanto na vida

Querendo alguém que fosse me amar

Que fosse com suas mãos me plantar

E assim poder crescer bem feliz!

Um dia apareceu esse amigo

Que me entendeu como ninguém...

Com seu coração tão compassivo

Levou-me pra cantar num jardim!

 

Quando a gente ama, é claro que a gente cuida...

Planta, joga terra e espera a semente crescer

Hoje estou cantando, nunca mais irei chorar, ei, ei ei, ei, ei

Onde está você, amigo?

 

E nesse instante, Thony apareceu, olhando três folhinhas lindas da árvore Serenata! A árvore mágica, que cantava para ele e para todos que a admiravam pela beleza de suas folhas, flores sombra, e mais ainda: POR SER UMA ÁVORE QUE CANTAVA!  A árvore Serenata!

Hoje, Serenata reina no jardim: é uma bela Manacá da Serra, com flores cor de rosa e cantadeira também!
 

Thony é responsável por ela por afofar a terra, aguá-la, podá-la e cultivá-la com muito amor!

E você, criança, já plantou uma sementinha e acompanhou seu crescimento, faça hoje mesmo. Quem sabe não encontrará uma semente que canta também?