domingo, 5 de maio de 2013

"ARISTOTELANDO"...

"O homem deve encontrar o meio termo, o justo meio"
(Aristóteles)

 
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br



Aristóteles,  vivendo  nos dias atuais, não estaria tão junto a nós quanto está agora... Porque nessa sociedade consumista em que “pensamos viver”, não suportaria esses devaneios tão falsos da humanidade contemporânea!
Talvez nem esperanças tivesse e  omitiria  sua frase de que “a esperança é o sonho do homem acordado”. 
Podemos hoje esperançar? Quais nossos hábitos? São esses fracos e dolorosos meios de adquirir, seja de qual maneira for? Para que então refletiria “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência então, não é um modo de agir, mas um hábito”. Pobre homem seria então esse filósofo nos dias contemporâneos...
Homens promovem o medo, a morte, insegurança no hoje sem esperanças... Será que formularia em sua mente a frase “é fazendo que se aprende a fazer  aquilo que se deve aprender a fazer”?
Mexamos com nossa intelectualidade para mudarmos o mundo, a vida, nosso interior! “A inteligência é a insolência educada”.
Aos pais, mestres iniciantes da vida dos filhos, eduque-os urgentemente! Invistam em formar homens íntegros, mesmo que a dura provas, ensinem seus filhos o caminho da verdade, feito no trilhar da honestidade, honradez, com  passos comprometidos com a ética! “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”... Vejam como nossos frutos são amargos e o quanto estamos colhendo... a responsabilidade é de vocês, pais, não a deixe de lado, façam o que deve ser feito!
E na euforia do viver a consumir, muitos permitem-se a nãos consumirem-se culturalmente...  O cultivo da cultura nunca é procurado, e assim envelhecem desejando somente o externo que um dia enrugará, cairá, e flácido como o corpo também a mente assim ficará! Aristóteles tão bem fraseou: “A cultura é o melhor conforto para a velhice”...  Quantas pessoas experimentarão o aconchego doce que a primazia do conforto cultural na velhice os confortará?
Aprender é algo que nos leva a viagens pessoais, que nos acrescentam tanto a ponto de fazermos de nós seres dispostos a evoluirmos para envelhecermos saudáveis de corpo, de mente e de alma...
Nesse domingo, descubram Aristóteles e notem que estamos tão longe de sermos pensadores evoluídos a fim de que eternizemo-nos através do que fizemos , pensamos, vivemos!
E para finalizar, conjecturem mais um pouco nas belas reflexões de Aristóteles:


“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”.
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”.

Feliz domingo, leitores!