terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PEÇA TEATRAL PEDAGÓGICA

Olá, leitores e professores!

Registro aqui uma peça de minha autoria sobre o PLANO PACTO que a presidenta Dilma lançou.





PEÇA TEATRAL
“UM PACTO COM O PACTO”
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Em cena, uma menininha, (Linda) -  chupando pirulito e cantando:
- O cravo, brigou com a rosa
 Debaixo de uma sacada,
 O cravo saiu ferido
 E a rosa, despedaçada.
OUVE-SE UMA VOZ : - Linda, anda depressa, menina, está quase na hora de sua aula.
Linda: - Já vou, mãe!
Linda senta no chão e diz baixinho: - Que droga também, todo dia a mesma coisa: professora falando, exigindo que as folhas sejam coladas nos cadernos, que devemos ter atenção,  faça isso! Faça aquilo! Menina, mais atenção nas matérias... E blá, blá, blá, blá... Já sei tudo de cor! Nada inovador, nada com computador, com professores que falem a nossa língua! Ufa, como estudar seria bom se as aulas fossem diferentes...

VOZ – Anda, Linda, deixe de moleza e vá para sua escola já!
Linda sai correndo, voltando  uniformizada , de mochila nas mãos, dizendo: -“Bença”, mãe, já tô indo!

VOZ -  Deus a abençoe, minha filha! Preste atenção na aula, viu? Nada de bagunça e desrespeito aos professores, viu?


Linda- Maneiro, mãe, fui!.... E sai do palco.
Volta ao palco, sentando em uma das   carteiras escolares...
Entra uma professora recém chegada na escola : Joana D’Arc
-Boa tarde, onde estão os outros alunos?
Linda: Qual o nome da senhora, professora?
- Joana D’Arc. Muito prazer, Linda pelo que vejo em seu crachá!
- Igualmente, professora! Olha, saíram todos! Foram para lá!
- Lá aonde?
Nesse instante, Linda aponta algumas das pessoas na plateia e vai direcionando os outros alunos as carteiras.

Quando todos já estiverem nas carteiras, as crianças começam a cantar: “Se essa rua, se essa rua fosse minha...”
Joana D’Arc: - Estou observando que essa turma é muito animada mesmo... Gostam de cantar, não é mesmo?
Linda: - Sim, muito professora!
Joana D’arc: - Ótimo! Assim que eu gosto!

Joana D’Arc: - Linda, por favor, assente-se,  pois irei explicar sobre nosso pacto. Aliás, é um pacto com o PACTO!
Linda: - Pacto com o PACTO? O que é isso, professora Joana?
Joana D’Arc: - O PACTO é um plano da presidenta Dilma que é um Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde se compromete  a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, onde avaliações  promovidas pelo MEC serão o ponto crucial para saber se todos os alunos estão se alfabetizando...
 E vocês, alunos terão a mim  para ser a aliada de vocês, pois nós professores teremos a  formação continuada  da alfabetização e letramento para que passemos para os alunos. Poderei contribuir muito nessa inovação e ações diferenciadas e novas , a fim de que todos vocês possam se igualar a todos os alunos de todas as escolas... Não é sensacional?

Linda – Mas esse PACTO vai dar um pacto danado, hein? Todos ficarão afinadíssimos com a alfabetização, consequentemente escreverão bem melhor. Serão mais entendidos e mais inteligentes também!  Mas isso é mais um me engana que eu gosto, professora?

Joana D’Arc- Não, Linda, agora o assunto é sério, pois a prioridade é a educação! Nossa presidenta Dilma deseja que a formação continuada a partir de todos nós professores  dê belíssimos resultados a vocês, alunos! Estaremos  com muitos conteúdos a fim de que vocês cresçam a partir do raciocínio que toda igualdade só acontece através da educação.
Todos os professores alfabetizadores estarão   incluídos nas ações do PACTO. Vocês receberão materiais didáticos e pedagógicos  fornecidos pelo MEC. Isso reduzirá a desigualdade!

Linda: - Desigualdade... Sabe, as vezes sentia-me desigual perante minha turma, porque sempre tive dificuldade em ler, escrever e ficava um pouco envergonhada com isso. Sabe como é, tem sempre alguém que fica nos zoando, e até me chamavam de abestada! Não me apelidaram de Tititica porque o buyilling não acontece aqui nessa escola, sabe professora ? Tô começando a gostar muito desse tal PACTO...

Joana D’Arc: - Sem contar que a valorização da carreira docente trará melhorias na educação brasileira, com um resultado de educação de qualidade, como se fosse a lei Áurea de todos os professores: soltando as algemas das tradições e trazendo uma nova construção do conhecimento, libertando-se do manuais didáticos, com uma metodologia diferenciada! E o mais importante disso tudo sabe o que é? Que a ética, solidariedade, respeito aos seres humanos serão elementos fundamentais na  alforria da euforia da educação!

Linda:- Nossa professora, com essa auforria, a senhora ficou até eufórica!.. Começa a gargalhar.

Joana D’Arc: - Mas é isso mesmo que temos que fazer! Ficarmos muito, muito felizes, pois há tanto tempo professores reclamam que não são valorizados e estão sempre cabisbaixos. Agora é a vez de deixarmos a história do passado e mergulharmos de cabeça em um presente e um  futuro bem promissor! Fecharemos a torneira do analfabetismo de uma vez por toda!

Linda: - Começa a rir, a cutucar em todos os alunos, fazendo o sinal de que a professora está doida!  Isso mesmo, professora, feche a torneira do que mesmo?

Joana D’Arc: - Do analfabetismo, aquelas pessoas que não sabem ler nem escrever, Linda, o que não é o seu caso, minha pequena... Sem analfabetismo e com esse professor do futuro, todos nós docentes,  seremos os indutores do entusiasmo de vocês, estudantes. Assim ofereceremos um ensino de qualidade no nível fundamental, que mais afeta a cidadania! E o grande desafio que temos pela frente é fazer valer nosso pacto com o PACTO! O pacto pela educação! Esse será o meu compromisso e o compromisso de todos os professores! Temos o compromisso de experimentar nosso máximo na transformação de nossa função de educadores, que refletirá nos alunos e na sociedade!
Os professores devem saber que terão pela frente muito trabalho, afinal “o sucesso depende de 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
Cada professor tem dentro de si muito para doar, para diversificar essa educação! Todos devem se perguntar: Quais são os meus diferenciais competitivos? O que me faz ser um profissional na educação ainda melhor?  O que possuo de especial e como meu talento no pacto poderá ser aproveitado?
Ah, mas estou falando demais! Vamos dar continuidade a nossa aula!

Linda: - Ah, fala mais professora, assim poderei contar tudo lá em casa! Afinal as aulas ficarão bem melhores, com gostinho de quero mais! Um verdadeiro sucesso!

Joana D’Arc: - Isso mesmo! E sucesso é obter aquilo que você quer! E todos os professores desejam ser reconhecidos, com a qualidade da educação brasileira bem acima da que temos hoje! Assim o “apagão intelectual” nunca acontecerá!

Nesse instante. Linda dá um pulo da cadeira, sai correndo, com as mãos na cabeça gritando: - Não, professora! Tenho muito medo do escuro! Não quero ficar no escuro, quero minha mãe, mamãe...

Joana D’Arc, abraçando linda: - Calma, Linda, fique tranquila, esse “apagão intelectual” não irá acontecer, e se acontecesse, o escuro  só seria visto por quem batalha pela educação como nós, professores! Mas unidos nessa rede de nossas inspirações faremos com que  a mobilização concreta de conquistas seja a realização mais urgente possível, entendeu?

Linda: - Ah, mais ou menos, mas tá bom assim mesmo! Se a senhora falou  eu confio!

Joana D’Arc: - Nossa responsabilidade na educação exige de nós uma eterna vontade de transformação social e pessoal! Somos o espelho para nossos alunos!  Vivemos um processo de mudança no mundo... E essas mudanças são para melhorar, inovar, fazer feliz outras pessoas! “ Você não tem o direito de sair da presença de uma pessoa sem fazê-la melhor e mais feliz”. Por isso, façamos um pacto com o PACTO!
Que saibamos caminhar com o PACTO, construindo um novo saber, a igualdade e uma nova geração de educadores e alunos! “Quando você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”, mas  quando somos compromissados  com o que fazemos, renovamos nosso trabalho, imprimimos no tempo e nas pessoas o diferencial maior: olhar para sua função de professor e enxergar tudo de bom que você já possui  e desejar que seu caminho seja acrescido de mais sucessos, mais novidades, mais educação de qualidade!

Linda: - Ah, professora, daqui pra frente o PACTO mobilizará a educação! Professores estudarão para fazer com que estudemos também, não é isso mesmo?

Joana D’Arc:- Isso mesmo! Você entendeu tudo direitinho! Não basta aprender! “Não basta  ser capaz de fazer! . É preciso FAZER DE FATO e compartilhar o conhecimento para que outros  aprendam e façam. É preciso sonhar grande”. (Libâneo)
Linda: - Vamos cantar, então, professora?

Joana D’arc: - Sim, mas uma música nova então, para comemorarmos novos caminhos na educação!

MÚSICA:
SABIÁS DA EDUCAÇÃO

Melodia retirada da canção de Zé Ramalho  “Sabiá”

A todo mundo digo assim:  psiu, psiu, psiu!
Tenho muito o que ensinar: psiu, psiu, psiu!
Sobre um PACTO urgente
Que fará  a  muita gente a vontade de aprender!


A todo mundo eu dou psiu
Psiu, psiu, psiu!
Na urgência do ensinar...
Psiu, psiu, psiu
Somos todos vislumbrados
Pelo novo paradigma que o PACTO irá lançar!

Tu que és um  professor (sabiá)
Tu que tanto já ensinou (sabiá)
Tu que sentes as mudanças (sabiá)
Renovai a educação...

Tem planos sim (sabiá)
A educação (sabiá)
Pois vem cantar (sabiá)
Essa  renovação...

(Repete a música)









VÍNCULOS DO BEM VIVER


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br



"Aproveita o tempo que te dispões e cria vínculos com os que convives"


A arte de conviver deve sempre estar presente em nossa vida!
Passamos tanto tempo em nossos lares, em nosso trabalho, com amigos e no entanto deixamos na maioria das vezes a convivência verdadeira e sutil distantes de nós.
A convivência é leve, gentil, porém, acostumados com a dureza que nos obrigam todos os dias, nem percebemos que nadamos na mesma correnteza de tantas outras pessoas.
Não devemos permitir que isso aconteça! 
Entrar em vibração positiva, de amizade e de interesse pela alegria alheia, faz com que nossos relacionamentos diários sejam mais leves e respeitáveis!
Assim, ficamos ainda mais conectados com o Divino, promovendo em nossa vida mais fraternidade!
No oceano de nossa mente devemos manter as ondas vibracionais cada vez mais voltadas a vínculos de paz, harmonia, entendimentos.
De nada adianta adquirir muitos bens materiais se não não adquirirmos o bom viver conosco e com todos!
Conviver bem com todos proporciona-nos um bem estar interior, uma mente de luz, limpa e saudável que se manifesta em alegria de viver.

Boa noite, leitores!