terça-feira, 29 de setembro de 2015

HISTÓRIA INFANTIL (CANTINHO PEDAGÓGICO)

O Dia dos Animais está chegando! 
Dia 04 de outubro.
Escrevi uma história infantil que desperta o amor, cuidado e carinho aos animais.
Aos professores que se interessarem em contá-la em sala de aula ficarei muito feliz por fazer parte de seu momento de Oficina Literária.
Em meu face pedagógico , OuroroPretinha há outras publicações que podemos dividir com as experiências pedagógicas de cada um de vocês. Vamos ser amigos no face também?
 hhttps://www.facebook.com/profile.php?id=100008270809319




HISTÓRIA INFANTIL
“TELEFONE SEM FIO”
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva






Gabriel era um garoto diferente: distinto a outras crianças porque amava de tal forma os animais que sabia se comunicar com todos eles!
Seu amor era gigante mesmo... Qualquer animal que encontrava, olhava bem em seus olhos  e sentia toda energia da mensagem que queria compartilhar com ele.
Muitas pessoas não acreditavam nesse dom maravilhoso que Gabriel possuía, até faziam graça com ele, criticando-o e fazendo piadinhas .
Mas Gabriel, com seu olhar meigo, fitava no fundo dos olhos de quem o criticava e dizia: - um dia, vou provar para você que o que sinto é a pura verdade! E saía mansamente, sem rancor no coração.
Gabriel tinha muitos amigos que brincavam com ele de pique esconde, futebol, vídeo game, e tantas outras brincadeiras.
Mas um dia, brincando com seus coleguinhas na praça próximo à sua casa, adorou brincar de telefone sem fio.
Ele e seu cachorro Camael, seu fiel amigo com quem estava sempre, brincaram durante toda a tarde com as duas latinhas, o “famoso telefone sem fio”, onde um barbante preso às duas latas, capta o som das vozes de quem segura e fala na latinha para que o outro  escute.
Essa brincadeira ativou em Gabriel uma imensa curiosidade: - quem sabe se eu pedir a Deus que esse telefone sem fio comprove que realmente escuto o que os animais falam comigo?
Nesse instante, Camael que entendia tudo o que Gabriel pensava, deu dois latidos de confirmação!
- Você acha, Camael que podemos confirmar minha comunicação com o telefone sem fio?
- Novamente Camael latiu, dessa vez muito forte!
Gabriel pegou o telefone sem fio e voltou para sua casa muito pensativo... Como poderia comprovar que os animais podem se comunicar com todo mundo?  É tão simples, apenas amá-los e respeitá-los. Essa é a linguagem universal: a linguagem do amor!
Gabriel ficou pensativo por vários minutos, mas decidiu então pegar duas latas novas, pintá-las e colocar um longo barbante nessas latas.

Ele queria que esse barbante se alongasse muito mesmo, alcançando alturas, comprimento bem longo mesmo... Tinha uma ideia espetacular!
E assim foi feito!
Camael pegou uma das latinhas em sua boca e ficou olhando fixamente para Gabriel, aguardando o último nó de sua lata e também sua mensagem para onde deveria correr com a latinha que estava em sua boca!
Quando Gabriel deu o nó, olhou para Camael e se comunicou com ele em pensamento: - Camael, vamos pedir com muita alegria no coração que esse barbante do telefone  seja algo muito inovador, cheio de magia para comprovar que realmente os animais podem se comunicar com os homens !
Camael entendeu tudo e os dois, menino e cachorro ficaram ali, mentalizando que naquele momento haveria algo diferente naquele brinquedo tão antigo mas que a partir daquele momento, seria uma grande comprovação do amor pelos animais!
Gabriel olhou para Camael e o pediu em pensamento que chamasse todos seus amigos cachorros e outros animais.
Gabriel também chamou por pensamento seus amigos e também todos aqueles que duvidavam que se comunicava com os animais...
Em questão de minutos, a rua já estava repleta de pessoas.
                        
Gabriel pediu então ( justamente a todos os que duvidaram dele) que ficassem com suas palmas das mãos  abertas voltadas para o céu.

Gabriel então, pediu para que  Camael saísse correndo com o seu telefone sem fio que estava em sua boca.
O cachorrinho entendeu e saiu correndo esticando o fio para bem longe, muito longe mesmo...
Gabriel pediu para as pessoas que estavam com suas palmas das mãos voltadas para o céu que solicitassem aos Anjos uma mensagem especial no telefone sem fio.
Ainda duvidando, mas intimidados pela quantidade de pessoas que assistiam a essa brincadeira de “telefone sem fio”, assim fizeram seu pedido.
Mas o cachorrinho Camael que já nem era visto mais, nunca acabava de  puxar seu barbante.
As pessoas ficaram impressionadas, pois já passava do limite do tamanho do barbante.
De repente, um raio azul violeta vindo do céu desceu sobre as palmas das mãos das pessoas ...
Quando todos olharam para o firmamento, viram Camael flutuando entre as nuvens ainda com sua latinha na boca.
Todos ficaram muito impressionados com o acontecimento.
E a latinha que estava nas mãos de Gabriel ficou agora com o barbante todo esticado e Camael pediu a Gabriel que colocasse a latinha no ouvido de cada um daqueles que estava com a palma da mão voltada para o céu.
E cada pessoa escutou a mesma mensagem que Camael preparou:



“ QUEM SENTE E ENTENDE O AMOR CONSEGUE SE COMUNICAR COM TUDO O QUE EXISTE NO MUNDO! O AMOR É A ESSÊNCIA DA VIDA! TODOS NÓS SOMOS RICOS DESSE SENTIMENTO, BASTA TREINAR TODO DIA E PRATICÁ-LO COM TODOS E EM TUDO”
Nesse momento, a mesma mensagem ecoou sobre todas as pessoas que ali assistiam ao espetáculo do verdadeiro amor: tudo o que existe no universo é envolto por amor!
                                   


Daquele  dia em diante, Gabriel nunca mais foi criticado por ninguém!
Todos já possuíam em seu coração a maneira particular de se comunicar com os animais através do amor e do respeito.
A cidade de Gabriel  tinha o nome de Videira, mas depois desse acontecimento, todos preferiram mudar o nome para  Camael.
Gabriel enfim conseguiu comprovar que se comunicava com os animais e também ficou muito feliz por conseguir com que todos se comunicassem com seus animais e os respeitassem muito.
E você, criança, consegue se comunicar com os animais?

FIM


Feliz terça feira, leitores!

Mariângela