quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

NAS SUTILEZAS DA EDUCAÇÃO

Foto- Mariângela

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

Hoje homenageio uma grande amiga e grande educadora: Terezinha Maria Barbosa de Assis. Parabéns pelo seu aniversário!


Em tempos de escassez a educação verdadeira, onde no solo de nossa Pátria muitas vezes não há a credibilidade no acreditar que só a educação liberta, há sim uma singela flor que de tão suave e sábia consegue gretar espaços para o ensino: Essa flor sempre foi você, Terezinha!
Uma pessoa preocupada e dedicada aos verdadeiros caminhos do saber!
Tudo o que permitiu a si mesma em prol de um ensinamento cidadão, cristão - germinou, nasceu - e mesmo diante de algumas situações mais abstrusas, rompeu o solo do saber com a diplomacia conhecida, aa sutileza que aguçou o despertar da fé na educação a tantas pessoas...
Hoje, no dia de seu aniversário desejo oferecer um mimo: um cuidado de carinho e de reconhecimento a grande pessoa que é: o meu sincero olhar de que o que com sua postura, inteligência e dedicação, ministrou  na Escola Municipal "Doriol Beato": um grande jardim de sabedoria!
Nesse jardim sempre esteve presente mãos que cultivaram a sabedoria, que investiram no ser humano como obra prima maior, onde a cada pincelada de suas interferências, foi aos poucos moldando a educação verdadeira!
Quantas crianças, adolescentes foram envolvidos nessa harmonia da sabedoria!
Quantos corações bateram mais forte pela sua insistente crença no acreditar de grandes mudanças...
Quantos olhos perceberam a diferença que há entre saber e conhecer!
Quantos mestres aprenderam mais com você, formando assim uma grande rede de conhecimentos...
A você, minha amiga querida, devo dizer que seu caminho é um trilhar infinito! Poucas pessoas conseguem  pisar no solo de uma escola e saber que ali é um santuário! E com maestria sempre reconheceu a importância de gestar um educandário! 
Por isso, seu caminho é infinito... Deixou marcas eternas, pisou no solo da educação e deixou ali mudas da instrução, árvores imensas do saber, jovens flores que saíram para outros jardins a fim de  perfumarem outras escolas, outros hospitais, outros supermercados, outros consultórios, outros bancos, outros fóruns , etc... - são eles os alunos que se formaram como cidadãos na escola que por tempos gestou...
   O que se faz nunca é apagado: que bom que tudo o que promoveu e que está marcado nesse tempo de viver é tão cheio de glórias e de sapiência - e foi com sua proeza , inteligência e paciência no acreditar da educação,que concretizou essa grande façanha  nas pessoas!
A você, a especialista em mudanças, que se desdobrou no acreditar  dos viés da educação, meus sinceros parabéns! Você se dedicou com soberania a ensinar a tantos a pensar!
Rendo a você minhas respeitosas homenagens!
Admiro-a muito e você mora para sempre em meu coração!

Mariângela



"Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Somente  as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido".
(Rubem Alves)