quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PÁTRIA AMADA, BRASIL!

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br



Nossa Pátria é maravilhosa! Pena que há ainda muitos que não a reconhecem, tão pouco inspiram-se em reerguê-la através de atos de cidadãos honestos e que se realizam no solo pátrio e fértil BRASIL!
É necessário que pensemos no valor de nossa Pátria, reconhecendo quereres novos, procedimentos que assim façamos com patriotismo , responsabilidade e uma cultura interna inspirada no desejo da energia de SER BRASIL ,ao invés de BRASILEIRO:  pois ser Brasil  é estar uno ao solo, a Pátria - e assim “estarmos vestindo a mesma pele” , inseparáveis com nossa Mãe!

Ah, nossa Pátria treme por medos... Porque nosso coração contém temores antigos que não procuramos resolvê-los...
Deus é Luz e o Brasil é iluminado – Deus reside em nossa Pátria, porém muitos cidadãos não O convidam no trilhar de nosso solo!

Brasileiros, somos dualidade Pátria, dualidade Luz! Por que muitos não compreendem a grandeza de se amar a Pátria? Onde está o conteúdo de um cidadão que nasce e não ama sua Pátria? Que lança variadas energias em solo pátrio, inclusive a energia que destrói nosso Brasil através de atos tão ruins?
 Onde está sua energia positiva e construtiva para um Brasil melhor e próspero?
O “Berço da Biosfera Brasil” espera de você, cidadão brasileiro, reflexão unida a ação!

Então, quando você sintetizar essa consciência, sua Pátria verá a dimensão de seu peito errante a derramar em solo fértil suas atitudes, pensamentos e ensinamentos a outros – alastrando-se “primaveramente” na Dimensão da vida Pátria Brasil!
Brasil e você- um dois em um – só assim nossa Pátria Mãe Gentil será um processo de ação através de VOCÊ, BRASILEIRO (A)!
A existência da Pátria é a sua existência!
Sua experiência na Pátria deve ser digna: pois a Pátria é lugar de ação desse ser que é cada um de nós,em prol de um  “Brasil semente”, pois...”A semente não faz ideia de que é uma planta particular, mas tem sua própria forma e está perfeitamente em harmonia com o solo, que a rodeia.A medida que cresce, exprime sua natureza.Nada existe sem forma e sem cor: em perfeita harmonia com os outros seres”
Pinte um Brasil diferente com formas de paz, harmonia, liberdade e responsabilidade!
Parabéns, Pátria amada, BRASIL!


DIAS MELHORES


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
“Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
Mas quando ocorre este momento?
Imagine, então, uma ponte sobre um rio. Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá. Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para trás.
Estoura a sua ponte!”
(Martha Medeiros)

Acreditar em dias melhores é algo que sempre nos inspira e nos guia para caminhos melhores!
De nada adianta ficar reclamando de certas situações, ( geralmente as mais difíceis para nós e impossíveis de resolvermos naquele momento ), pois só o deslizar da vida -  juntamente com nossa persistência, irá fazer com que cheguemos aonde desejamos com sucesso, alegria e certeza que possuímos fortaleza para vencermos e chegarmos a dias melhores!
Não há alternativa para  que cheguemos ao objetivo sonhado: há de se lutar, arregaçar as mangas, persistir e CONSEGUIR!
A cada dificuldade devemos acreditar que o amanhã será melhor, crer nisso com tal força e energia que ao abrirmos os olhos sentirmos uma mudança de verdade!
Confie em dias melhores sempre, opte pelo entusiasmo de estar vivo! Que bênção maravilhosa! O resto conquista-se! E se não tiver jeito de resolver algo no agora, inspire-se nessa belíssima mensagem de São Francisco de Assis, pois nossa fé deve estar sempre em primeiro lugar!
Excelente quinta feira, leitor!
Mariângela
“Quando não há nada mais a ser dito, silencia.
Quando não há mais nada a ser feito, permitas apenas ser, apenas estar e fica na companhia do teu coração e este indicará o momento apropriado para agires.
Quando a lentidão dos dias acomodar tua vontade, enlaçando-te com os nós da intranquilidade, descansa e refaz tua energia.
Não há pressa, a prioridade é que tu encontres novamente a tua essência para que tenhas presente em ti a alegria de ser e estar.
Quando o vazio instalar-se em teu peito, dando-te a sensação de angústia e esgotamento, repara tua atenção e encontra em ti mesmo a compreensão para este estado.
É necessário descobrirmo-nos em tais estados, para que estes não se transformem no desconhecido, no incontrolável.
Tudo pode ser mudado, existe sempre uma nova escolha para qualquer opção errada que tenhas feito.
Quando ouvires do teu coração que não há nenhuma necessidade em te preocupares com a vida, saibas que ele apenas quer que compreendas que nada é tão sério a ponto de te perderes para sempre da tua divindade, ficando condenado a não ver mais a luz que é tua por natureza.
Não te preocupes, se estiveres atento a ti mesmo verás que a sabedoria milenar está contigo, conduzindo-te momento a momento àquilo que realmente necessitas viver.
Confia e vai em teu caminho de paz.
Nada é mais gratificante que ver alguém submergindo da escuridão apenas por haver acreditado na existência da luz.
Ela sempre esteve presente…
Era só abrir os olhos…”

PEÇA TEATRAL PEDAGÓGICA PARA A PRIMAVERA!

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
 
 
PEÇA TEATRAL PEDAGÓGICA PARA A PRIMAVERA
 
“As flores são camas”
De:  Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Professora da Escola Municipal “Meridional” e responsável pela Oficina de Artes do Centro de Convivência para Adultos Especiais – Conselheiro Lafaiete- MG
 
Cenário: Palco dividido em duas partes: uma representando o ambiente de um quarto de seres humanos e outra um jardim florido.
 
Do lado dos humanos:
Menina se espreguiçando: Ai, minhas costas estão doendo muito... Também pudera, essa cama está me deixando toda doída! Não sei se esse colchão, ou o que é. Mas a verdade é que  não estou bem, nem sonhando mais estou... Tenho que resolver essa situação com urgência! Ah, já sei, vou até a casa de Carlos para ver o que me diz.
A menina troca de roupa e vai até a porta de Carlos : - Toc, toc!
Carlos : - Marina, que bom vê-la, vamos, entre! Como está ? Deve estar muito bem, pois já é PRIMAVERA! Tempo de felicidade, muitas flores, perfumes variados dessas elites dos jardins e bosques...
Marina – Que nada Carlos, estou com uma dor nas costas que não me aguento!
Carlos: - Dor nas costas ? Tem feito algum esforço excessivo?
Marina – Não, Carlos, acho que é meu colchão, nem dormindo bem mais estou... Amanheço assim : um caco! O que posso fazer?
Carlos levanta-se pega seu LIVRO MÁGICO  e começa a folheá-lo: - Hum... Acho que encontrei a solução para o seu problema! E ainda bem que é PRIMAVERA, pois irei precisar muito dela!
Marina: - Pare de falar em PRIMAVERA a todo tempo! Está ficando até pedante!
Carlos: - Pedante? Eu? Mas como ousa se referir a PRIMAVERA dessa maneira? Por acaso não a aprecia?
Marina: - Apreciar eu aprecio... Bem, um pouco  NE? Não sou muito ligada nessas coisas não, meu negócio é computador, entende? Coisas da hora, todos os jovens apreciam...
Carlos: - Sei, compreendo... Mas, irei até meu laboratório e farei uma poção mágica para você ainda hoje! Levarei a sua casa a tardinha, pois você terá que tomá-la a noite, antes de dormir!
Marina: - Está bem, o aguardarei então! E sai correndo.
Antes de chegar a sua casa, passa pelo jardim, ( cenário do jardim, onde as flores são pessoas caracterizadas  ). As flores começam a cumprimentá-la:
Rosa – Menina linda, venha me apreciar!
Violeta- Olá, Marina, por que você não olha para nós?
Girassol- Marina, o sol irradiou-se bem para o lado de sua janela! Olhe como me abri lindo para você me notar!
...E Marina nem dá ouvidos a ninguém.
Nesse momento, todas as flores começam a chorar...
Marina já está sentada diante do computador ( com a postura toda torta, mal assentada, já teclando com seus amigos e fazendo comentários : - Nossa, o Guilherme terminou com a Cláudia e está saindo com o Zé? Tenho que contar pra ela, vou entrar no MSM... Hum... Tenho tantos e mails para ler que acho que nem dará tempo mais, já está quase anoitecendo...
Nesse momento, entram pessoas formando um pequeno Coral cantando:
Boi, boi, boi...
Boi da cara preta,
Pega essa menina que nem liga pra PRIMAVERA...
A campainha toca: DIM DOM!
Marina: - Deve ser Carlos com a poção ( e sai em direção a porta ): - Olá, Carlos, que bom que você veio! Agora com essa poção meus problemas se resolverão!
Carlos: - Marina, você irá tomar essa poção antes de dormir. Sonhará muito, e amanhã me procurará para me dar notícias de como foi sua noite, ok ?
Marina: - Certinho, pode deixar que farei tudo tal qual me pede, ok?
Carlos: - Marina, suas flores estão murchas ( e do outro lados as pessoas que representam as flores se ajoelham cabisbaixas )... Por acaso não as tem aguado? Não tem dado atenção e carinho a elas ?
Marina – Ah, Carlos, um dia chove e elas ficam mais bonitinhas
Flores : - Oh, como somos infelizes... E começam a chorar baixinho...
Carlos: - Entendo, então boa noite bons sonhos!
Marina: - Boa noite, Carlos, e muito obrigada, viu ?
Marina ( já de camisola ) aparece com um copo na mão e começa a beber a poção mágica.
VOZ DE ALGUÉM QUE NÃO APARECE NO CENÁRIO:
Depois deita em sua cama e em seguida começa a sonhar. E sonha alto: um sonho de recompensa e amor a PRIMAVERA!
Marina: Nossa, que lindo lugar! Que perfume delicioso... São as flores! A PRIMAVERA que encanta a todos!
Esse é um jardim fantástico, onde a harmonia predomina em formas floreais... Nossa, aquele  Ipê Amarelo está tão lindo... Vou deitar naquela grama verdinha e apreciar seus galhos e suas flores... Nossa, como pode em galhos tão secos existir  flores tão mimosas e lindas?  Há também insetos que repousam em suas flores, como se fossem camas para seu descanso diário. Quem sabe, aquela abelha que está tão quietinha em sua flor repousa após um longo trabalho de tirar a seiva doce de suas flores? É... Interessante como a natureza abriga a todos, tudo sem seu jeito próprio e tão adaptável amigavelmente a todos... Vou passear mais nesse jardim e observar essa exuberância da natureza!
Rosas... Lindas rosas... Cada uma com sua cor específica, pétalas macias, corações expostos ao tempo... Uma joaninha na rosa vermelha... Tranquila, em paz, também dorme na cama da rosa... Com pétalas que mais parecem lençóis de cetim fabricados pela natureza...
Vou caminhar por entre as “beija flores alaranjadas”, as Estreliceas ! Parecem pássaros presos a galhos... Grandes pássaros alaranjados... Nossa, aqui também há um sono renovador por entre a flor alaranjada... Um besouro descansa de seus voos noturnos na cama Estrelicea!
Agora quero conhecer tudo, observar cada cama que a natureza oferece, sentir as mensagens que toda essa beleza me proporciona...
Que maravilha! Seja bem vinda, PRIMAVERA! Agora em sua homenagem, cantarei essa bela música para você, PRIMAVERA!
Estão voltando as flores
(1961)

Marcha Rancho

Composição: Paulo Soledade

Interpretação: Altemar Dutra

Vê, estão voltando as flores,
Vê, nessa manhã tão linda,
Vê, como é bonita a vida,
Vê, há esperança ainda.
Vê, as nuvens vão passando,
Vê, um novo céu se abrindo,
Vê, o sol iluminando,
Por onde nós vamos indo,
Por onde nós vamos indo.
Por onde nós vamos indo.
Laia laia laia
 
Nesse instante, todas as flores do jardim, entram no sonho de Marina e começam a cantar e dançar .
 
Marina acorda:
 
-Nossa, o que aconteceu? Que música linda é essa : E vai cantando em direção ao coral das flores.
Depois de acabar a música...
 
Marina: Flores lindas, quero prestar uma homenagem a vocês também!
Flores – Hum? O que aconteceu com você, Marina?
Marina - Simples: percebi o quanto fui tola em não prestigiar a natureza tão pouco apreciá-la e senti-la. Tive um sonho lindo que me ensinou uma coisa: - não é minha cama que provoca-me dores por todo o corpo, mas sim, minha má postura no computador e deixar de sair e apreciar a natureza que nos faz tão bem!
Flores - Agora você está certa! Mas o que aconteceu afinal para chegar a essa conclusão?
Marina – Aprendi que as flores são camas...
Flores - Nós somos cama? Como assim ( se entreolhando)...
Marina: Sim, vocês são responsáveis pelo descanso de muitos insetos que adormecem em suas pétalas. Acho que foi obra do Carlos com sua poção!
Entra Carlos, com um jarro de flores falando: - Minhas poções são infalíveis! Sempre promovem o bem e o reconhecimento a tudo o que deve ser mudado, assim é a vida, devemos aprender e modificarmos sempre em prol de uma bela e feliz vida!
Flores: - É verdade  mesmo!
Marina- Além do mais, são responsáveis pelo doce mel que as abelhas fabricam, pelos perfumes, pela delicadeza que proporcionam a nosso olhar; enfim vocês são joias raras, PRIMAVERAS DE NOSSO VIVER! E sai abraçando cada flor!
Depois, a frente do palco, começa a recitar ( com um fundo musical da música Espatódea – de Nando Reis ), com as flores em círculo dançando em sua volta:
 
Poema de Primavera – Alice Poltronieri
 
Metamorfose dos encantos
Encaixe dos sentimentos
Delicadezas se ondulam em flores
Nas asas da imaginação.
 
Seu sorriso, meu disfarce
Me perco no equinócio do seu florescer
Num canto bem adubado do meu coração
Outra semente germina
Pulula em vida pós-inverno
De begônias e hortênsias
Ornando meu caminhar.
 
 
Quem hibernou, involuntário
Ao saltar para a primavera
Encontra suave brisa
A refrescar a tez acalorada febrilmente.
Enfim vitória de uma semente
É primavera chegando
A esperança renascendo
O colorido tingindo
O caminho do passante
Desencasula... para a vida
Desacrisola... para a maturidade
As forças da natureza me deixam e êxtase
Momento de recomeçar
Floreça em mim a primavera de minh'alma
As lágrimas transformem-se em suave brisa
Ou num orvalho manso a regar meu coração...
Estação das flores dentro de mim,
Reaja ao inverno sequioso dos sonhos meus
E brotem novos sonhos
Novas forças,
Nova vontade de sonhar.
 
Caminho lentamente, mas com firmeza
Esqueço o que doeu
Apago o traço da dor
Aborto a palavra saudade
Construo ruas de felicidade
Onde dançarei a dança da paz
Com o arco-iris a brincar
Ao vento vão os pensamentos
Novos sonhos, novos alentos
O tempo... ah, o tempo! Meu íntimo confidente,
A primavera me trouxe.
 
Um dia novo está surgindo
Um sonho novo me envolve
Vida nova...
Saúde...
Paz...
Enfim, a primavera me beija a face.
 
FIM