quinta-feira, 9 de junho de 2011

RATHA , A RATA !



                                           RATHA ,   A RATA !
                    Por :  Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
                                      dmariangela09@yahoo.com.br
Hoje contarei a história de uma rata muito diferente :   Ratha – a Rata !
Essa ratinha com nome de Ratha , mas Ratha com th –(não se esqueçam disso) – vivia se limpando, tomando banho, se perfumando. As pessoas e ratos  achavam-na muito engraçada por não se enfiar nas latas de lixo, nem comer queijo, tão pouco habitar em ambientes sujos.
Ratha acordava bem cedinho para fazer Yoga e comemorar mais um lindo dia em sua vida !  Fazia seus asanas ( que são posturas) com fundo musical bem baixinho ... Já começava seu dia bem repleta de energias positivas. E saía, mexendo seu rabinho toda saltitante a procura de mais comidinha naquele dia.
Os outros ratos já estavam com a boca e o corpo todo sujo – pois já haviam se enfiado dentro de latas de lixos e porões imundos ! Morriam de rir de Ratha – sempre cheirosa e bem arrumada – e custasse o tempo que fosse, mesmo que demorasse muito para achar seu café da manhã, não comia nada  sujo !
- Essa vida de Ratha ( com TH me cansa ) ... Sei que sou diferente, porém não quero mudar e ser igual a outros ratos fedorentos ... Nhac ...
E virava seu nariz pra lá e pra cá juntamente com seu enorme bigode ... Morria de nojo de tudo aquilo ...
Gostava mesmo era de comer chocolate ( pois todos se enganam por pensarem que rato gosta só de queijo ) pois preferem comidas açucaradas como o chocolate, também carnes e amendois .  Ratha achava sempre que as pessoas eram muito desatualizadas na cultura dos ratos. ( sem th, é claro ! )
Mas curtia fazer Pranayama( respiração ) , que bem praticada desenvolvia sua força mental, emocional espiritual e física ! Era mesmo uma ratinha muito zen e sabia viver !
Mas tinha um detalhe – que podemos dizer que fosse até triste : - não tinha ninguém para se divertir, brincar ,até namorar !
Ficava sempre  pensando : - Um dia ainda encontrarei alguém para ser feliz, não esses ratos fedidos que só comem porcaria.
A cada vez que prativa Ratha Yoga sentia que sua solidão estava chegando ao  fim !  Sonhava com um Ratho ( com TH ) que pensasse e agisse  como ela. Assim poderiam compartilhar juntinhos todos os momentos  juntos !
Um dia, conheceu um rato. Mas era tal qual havia  sonhado : - um rato com TH ! Chamava-se Ratho Abhaya que significava rato  que não tem medo !
Todos os dias, assim como Ratha, fazia Yoga bem cedinho ... E foi assim queridos leitores,  que o romance começou ! Ratha e Ratho Abhaya começaram a esticar os olhares um para o outro, depois fazerem os mesmos asanas juntos, passeios compartilhados, conversas, procura de comida , e conversavam muito sobre Yoga também !
Ratha até descobriu que Ratha Yoga existe desde o século XV na Índia.
O primeiro beijo de Ratha com Ratho Abhaya foi algo que marcou profundamente  Ratha ! Aí sim descobriu que Ratho Abhaya era seu verdadeiro amor ! Encontrou mil motivos para perceber que todo casal de Rathos deve ser bem sincronizado e fazerem muitas coisas juntos – e isso sempre acontecia com eles !
Seis meses se passaram na maior harmonia e imenso amor ! Porém, Ratho Abahaya recebeu uma carta no avião queijo voador que dizia que havia recebido honrarias e que Aditya  - que quer dizer Sol - o convocava para ser o Mestre dos Mestres do Yoga e que deveria partir para Índia o mais rápido possível !
Óbvio que Ratha se derramou em lágrimas ! Seu grande amor tão esperado iria embora ! Triste desilusão !

Enquanto Ratho Abhaya arrumava seu saco de visagm, Ratha dissolvia-se em lágrimas de tanta tristeza ...
Foi nesse instante, que Ratho Abhaya a pegou pelas patas, acariciou suas orelhas e a beijou docemente em seu narizinho cor de rosa dizendo : - Querida, não chore, partiremos juntos para Índia ! Vamos para a Índia Mística – o mundo do conhecimento !  Nada de lixos, sujeiras ... Darei a você a vida que merece :  Moraremos na Cidade Rosa , capital do estado de Rajastão – onde há beleza e harmonia ! A cidade dos cinco mil  templos !
Ratha nem acreditava no que ouvira, iria para Cidade Rosa – a cor de sua preferência e também da cor de seu corpinho... Rapidamente, arrumou seus sacos de viagem e partiram para  Índia levando sonhos, muitas paz e harmonia para começarem uma vida de muitas alegrias !
Assim termina essa história encantada de Ratha, a Rata !

                                      NAMASTÊ !