quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“O PALHAÇO SENSAÇÃO”

HISTÓRIA INFANTIL PARA MOMENTO LÚDICO DAS CRIANÇAS DO INFANTIL
ESCOLA MUNICIPAL “MERIDIONAL”

Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Existe na Escola Municipal “Meridional” um palhaço que é a maior sensação ! Por isso mesmo, seu codinome – Sensação. E é essa história cheia de alegria que irei contar para vocês !
Sensação, para não fugir da regra geral de todo palhaço é a maior alegria! Vive divertindo as pessoas... Mesmo aquelas mais tristes, nunca deixam de esboçar um sorriso – mesmo que seja um sorrisinho daqueles bem amarelos.
Em uma manhã divertida  da Semana da Criança, Sensação foi fazer uma apresentação para a turminha do infantil.
Levantou cedo aquele dia para tomar um banho com o sabonete mais cheiroso que tinha : o sabonete alegria, depois se secou na toalha mais fofinha ! A toalha do afeto, vestiu a roupa mais colorida que tinha : verde com laranja, amarelo com azul celeste e uma gravatinha amarela com bolinhas lilases. Palhaço Sensação mal se continha para fazer grandes apresentações com a criançada!
Quando o palhaço chegou na sala do infantil, já cantando, com a alegria que já era peculiar de sua pessoa, logo foi dizendo : - Respeitável público, Sensação chegou para alegrar seu coração! Mas Sensação levou o maior susto, pois todos os alunos permaneciam quietinhos nas carteiras. Não piscavam, não falavam, não se mexiam e pior ainda : não sorriam !
Sensação então começou a chamar as professoras :  - Vera, flor de primavera ! E ninguém respondeu .
-Maíra, mágica que me distraíra! E ninguém respondeu!
- Rosângela,  moça singela ! E ninguém respondeu!
-Aparecida,  prima da Bela Adormecida ! E ninguém respondeu!
Sensação não conseguia entender muito bem o que estava acontecendo. Onde estavam as professoras ?? Por que os alunos viraram estátuas? Algo tinha que ser feito o mais rápido possível, pois uma escola se faz com participação, energia, contatos de alegria...
Sensação começou a elaborar em sua mente uma maneira de resolver aquele problema tão drástico e de urgência de solução. Sentou-se no chão e imediatamente veio em sua mente uma possível solução: - Pegaria um copo de água, jogaria seu pozinho de solução em todos, falaria as palavras mágicas: - Pó de solução, comigo não tem problema não... Cada pó jogado em seu cabeção transformará com certeza o problema em solução!
Sensação foi pegar a água na cozinha e de repente, deu de cara com as professoras! Mas todas elas estavam paralisadas também. Não se mexiam, não falavam nada, nem os olhos piscavam! Foi nesse momento que Sensação percebeu que a situação era de máxima urgência! Encheu o copo de água, colocou o pozinho dentro dele e meditando com firmeza falou :  - Pó de solução, comigo não tem problema não... Cada pó jogado em seu cabeção transformará com certeza o problema em solução! Jogou a água na cabeça primeiramente das professoras que logo começaram lentamente a se movimentar!
Sem esperar o resultado, Sensação apavorado, foi correndo as salas jogar mais água em toda criançada. Tal qual as professores, começaram a se mover. Mas o que  Sensação não contava era que todos, professoras, alunos começasse a espirrar sem parar ! Agora,  as professoras se mexiam, crianças também, mas ao invés de falar, somente espirravam!
Foi aí que Sensação notou que havia trocado o pozinho pelo pozinho do espirro! Nossa, algo tinha que ser feito o mais rápido possível, senão grandes problemas aconteceriam!
Novamente correu até a cozinha e pegou outro copo de água. Tirou de sua bolsa mais um pozinho : - o pozinho  do equilíbrio . E correndo como nunca, despejou todo pozinho no outro copo de água e começou a jogar em todos, falando as plavrinhas mágicas : - Pó de solução, comigo não tem problema não... Cada pó jogado em seu cabeção transformará com certeza o problema em solução! Jogou a água na cabeça primeiramente das professoras que  todos pararam de espirrar.
Sensação ficou aliviado! Agora tudo voltaria ao normal! Mas não é que todos começaram a rir sem parar?
Sensação, com as mãos na cabeça, desesperado, corre em busca de mais um pozinho em sua bolsa mágica! E resolve ( para não errar mais ) colocar todos os pozinhos que tinham em sua bolsa de uma vez só! Corre até a cozinha, pega um copo de água, retira todas as tampas dos potinhos e um a um vai colocando os pozinhos no copo de água ! E a turma toda continua a gargalhar...
Imediatamente de pois de mexer bastante, Sensação começa a jogar a água em todos. Foi aí que a situação piorou : era um tal de espirrar, gargalhar, chorar, girar, pular, rolar no chão, bater palmas, gritar, levantar os braços, e foi uma loucura geral!
Sensação ficou muito impressionado com aquela situação. Começou então a chorar muito, cada vez mais alto! Até que resolveu deitar no chão e se entregar num choro profundo. Enquanto chorava, todos fizeram um círculo em volta do palhaço num silêncio total a observarem o pranto do palhaço Sensação.
Quando Sensação percebeu que todos o olhavam em silêncio, levantou a cabeça, enxugou suas lágrimas e perguntou : - O que foi que aconteceu ? Vocês não estavam todos doidões?
E para grande surpresa de Sensação, todos responderam : - Sensação, palhação hoje foi nosso dia de fazermos brincadeiras! Foi tudo um trato, uma combinação... Pensa que poderia enganar nosso cabeção?
Foi então que Sensação, deu um pulo alegre e começou a rir muito daquela situação... Mas não é que as crianças, professoras, deram um banho de esperteza no palhaço Sensação ?
E a partir daí, Palhaço Sensação tirou de sua bolsinha pozinhos de  energia e começou a soprar em todo mundo ! Assim, as professoras, alunos, sempre seriam ativos na participação da alegria na Escola Municipal “Meridional”.
Realmente foi uma manhã belíssima, cheia de surpresas!
E o palhaço Sensação começou a cantar: (melodia Escravos de Jó):

Na Meridional, crianças são demais!        BIS
Muito espertas, fazem brincadeiras assim:
Enganam o palhaço,
Com pozinhos infantis    BIS

Na Meridional, os dias são demais...      BIS
Todos brincam, fazem do estudo uma paz!
Enquanto o palhaço acha que ele é demais,
A turma faz de conta
E o passa para trás!



Agora acabou, palhaço se encrecou:
Todos riem, foi só a pegadinha infantil!
Palhaço que é palhaço
É  um ser sempre gentil!





Amanhã postarei as fotos da encenação dessa peça !
Namastê !