quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"PROJETO OUROPRETINHA" - ACOMPANHEM!

HISTÓRIAS SOBRE OURO PRETO NA VISÃO DE OUROPRETINHA:

        



Boa noite, leitores!

Dividindo com vocês um pouco do projeto escolar que realizo esse ano com o 2º período, na Escola Municipal Paraíso da Criança – centro em Conselheiro Lafaiete - MG que remete a necessidade de se amar o patrimônio cultural ( especificamente o da cidade de Ouro Preto), que encanta-me profundamente!
Feliz quinta feira, leitores!
Mariângela

1ª HISTÓRIA INFANTIL SOBRE “OFICINA PATRIMÔNIO CULTURAL ”





OUROPRETINHA E SUA VIAGEM
Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

OuroPretinha, uma boneca muito esperta,  já arrumava sua mala a fim de ir até a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Já tinha ouvido falar sobre essa linda e importante cidade histórica, mas  queria ver com seus próprios olhos as obras de Aleijadinho, as pinturas de Manuel da Costa Ataíde, enfim, toda riqueza cultural e patrimonial dessa cidade de 300 anos tão linda e cheia de riquezas!
Afinal, cidade que foi feita por muitas mãos, muito suor, muita entrega de tanta gente  - e em pleno 2014 ainda, podemos admirar esse patrimônio cultural extraído da pedra sabão, do ouro. Sabia que a arquitetura de lá é toda feita de ouro?
OuroPretinha , logo se apressou para entrar no carro e viajar até Ouro Preto ! Estava muito ansiosa para chegar lá e ver tudo o que tanta gente já havia contado para ela!
Logo que chegou a cidade, avistou Ouro Preto: uma cidade cercada de montanhas, com muitas casas antigas, cheia de ladeiras e igrejas, bem preservadas quanto ao seu patrimônio histórico, o que quer dizer que ninguém pode mudar nada lá- tudo tem que ficar igualzinho quando ela foi feita: no séc. XVII.


 OuroPretinha chegou a cidade e passeando com sua família em Ouro Preto, viu que  para que uma cidade receba o título de Patrimônio Cultural da Humanidade ( como é Ouro Preto), precisa ter arquiteturas que mostrem alguns momentos da história humana desse lugar, com suas tradições  e toda sua beleza – e isso Ouro Preto tem demais!
A boneca viu que  cidade também tem várias casas, parecendo até que uma fica espremida ao lado da outra... E os telhados são lindos! Parece que quando olhava tudo em sua volta, estava em outra época, não essa nossa vida com celular, computador, e tanta tecnologia que faz parte de nosso dia a dia... Tudo foi tão mágico... Só faltava a fadinha nessa história!
Muitas igrejas lindas, devido a sua história e arquitetura ( que fiquei sabendo que é cada ideia de certa pessoa ( que tem a profissão de arquiteto), que muda o mundo através de sua arte!
A igreja que a bonequinha mais gostou foi a de S. Francisco de Assis! A mais famosa de Ouro Preto! Pinturas de Manuel da Costa Ataíde  e esculturas de Antônio Francisco Lisboa ( o Aleijadinho).



                    

Por isso é importante conservar o patrimônio – que nada mais é do que o que foi deixado pelos arquitetos ( que antes não tinham esse nome, mas eram arquitetos) pintores, artistas de outra época ( em que nem nascidos éramos ), mas que está entre nós porque não derrubamos, rabiscamos, levamos para nós.
Patrimônio é de todos nós, para vermos e nos sentirmos muito felizes!
Ah, como OuroPretinha adorou o passeio! E vocês poderão acompanhar tudo o que ela aprendeu através das histórias que escutou e pode ver.
Bem, hoje foi só a primeira história, mas acho que entenderam bem o que é patrimônio e porque temos que preservá-lo!
Aguardem mais histórias sobre  toda beleza de Ouro Preto!


                                   FIM