sábado, 29 de junho de 2013

PEÇA PEDAGÓGICA INFANTIL



O BRASIL AGORA É PLURAL!”


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Fotos- Fantoches confeccionados por Mariângela


Essa peça foi feita para que alcance a curiosidade das crianças  que assistiram esse movimento todo nas ruas pelo grito da  democracia verdadeira de nosso Brasil.

Os adultos também se questionaram e ainda continuam se questionando sobre os fundamentos e também do que virá no futuro com essa gama imensa de protestos que promoveram o renascer de mentes conscientes!
Como não poderia deixar de ser, elaborei essa peça , com frases simples, mas que com certeza trará conscientização a esses pequeninos, que mesmo sem entenderem muito o que acontece, conseguem traçar desenhos do policial jogando spray de pimenta nas pessoas.
É o início do despertar, pois são essas crianças que no futuro, representarão nossa nação e com certeza serão bem melhores, capazes, mais pensadores políticos do que somos todos nós.
Acreditando nessa competência infantil e deixando de lado que todas essas crianças que assistirão essa peça com fantoches de pregadores de roupa, tem apenas 6 anos -( e por isso mesmo devem ser respeitadas e direcionadas a uma consciência política verdadeira), elaborei com todo cuidado e carinho essa peça infantil para os alunos da Escola Municipal “Paraíso da Criança” – Centro – Conselheiro Lafaiete-MG.
Devo dizer também que a inteligência de Luiz Eduardo Soares fez-me abrir mais a mente para entender melhor todo esse movimento: e a partir de sua consciência política tão profunda, consegui escrever essa peça, que para mim foi um grande desafio, pois fiquei por vários dias buscando uma forma de explicar a meus alunos pequeninos uma forma de conscientizá-los!
Espero que essa peça possa ajudar também a outros educadores ( mesmo em turmas com faixa etária menor) para explicar a cidadania de forma lúdica e essencial na compreensão da política brasileira que muda COM A FORÇA DO POVO nas ruas!
Dividir é sempre bom , é sempre mais, por isso, caso algum educador use essa peça, deixe-me uma mensagem, pois será muito gratificante ver os resultados do que podemos contribuir nas escolas para um Brasil bem melhor!
Abraços a todos os leitores,
Mariângela
 




Alguns pregadores de roupa fantoches aparecem como o povo na rua com cartazes de protestos:

Basta de corrupção!,  Estamos tecendo um Brasil Melhor! O Povo Corre perigo de vida nas pistas da irregularidade!, Pilantras! Cuidado, o próximo poderá ser você!,  Juntos contra a corrupção!,  Professor precisa de atendimento a saúde,  “Verás que um filho teu não foge a luta!”, Queremos simplesmente viver!  Quem se importa com os professores?,  Queremos direitos, não direita!,  Desculpem os transtornos, estamos mudando o PAÍS!,  “A Educação Merece Respeito – SALÁRIO DE FOME!”, 


 




Pregador Político da Nova Geração : - Estamos tecendo um Brasil melhor! O Brasil mudou porque você, povo, está nas ruas! Vocês mudaram a reforma política com um plebiscito e  o BRASIL AGORA É PLURAL!
Pregador Mulher do povo: - Mas o que é um PLEBISCITO?
Pregador Homem do povo: - É uma manifestação popular expressa através de voto, que ocorre quando há algum assunto de interesse político ou social é isso que estamos fazendo nas ruas, Maria!
Pregador Mulher do Povo – Quer dizer que somos o PLEBISCITO?
Pregador Homem do Povo: - Mai ou menos assim, Maria, pois no regime democrático, através do PLEBISCITO o povo é convocado para emitir a sua opinião escolhendo o SIM ou o NÃO. Caso a maioria diga sim então é dada a continuidade ao processo de elaboração de toda legislação, bem em forma mais simples, o povo primeiro e os políticos depois para avançarem em seus sim!
Pregador Mulher do Povo – Acho que já entendi : é uma forma de fazer funcionar uma forma diferente , onde nós, O POVO será chamado votar após a legislação!  Nesse caso, nós o POVO,  aceitamos ou não.
Pregador Criança Cidadã: - Por isso que havia tanta gente protestando nas ruas, mamãe?
Pregador Mulher do Povo: - Isso mesmo, minha filha! As pessoas agora se deram ao respeito, pois questionam, saem em protesto sempre pensando: - pra quê? Pra fazer o que? Viver por quê? Todo mundo parece que acordou!

Pregador Mulher Povo: - Sim, filha, agora nosso lema maior é: “LEI PARA TODOS! NINGUÉM ACREDITA MAIS NESSE JOGO!

Pregador Pai Povo: - Minha filha,  vamos inventar outra história para nosso Brasil: uma história de honestidade, pois a opinião pública de agora para frente não será desprezada! Grandes interesses não mandarão mais!

Pregador Professora Ideal: - Muito bem, Sr. Jair, agora reconheço-o como cidadão de verdade! E tem muito para  ensinar a sua filha! Essa geração com nossas indicações positivas cidadãs, terão outra linguagem, outra maneira de ser, outros métodos! E nós professores, seremos mais respeitados!

Pregador Professor Sindicalista: -Grandeza e liderança, independente dos partidos políticos. Vamos lá, meu povo, nosso grito de honra a educação:  “DESCULPEM OS TRANSTORNOS, ESTAMOS MUDANDO O PAÍS!”

Pregador Lixeiro: - Nós, O POVO, estamos  dando mais sentido as ruas com nosso particular jeito de ver tudo! Vemos as consequências políticas,  e somos todos um! Força, meu povo!

Pregador Prefeito: - Os partidos políticos agora devem possuir novos modelos!

Pregador Máscara de Carnaval: - Vai terminar com o baile de máscara que virou a política brasileira! Tô nessa, meu povo, mesmo sendo máscara!

Pregador  Pobre brasileiro: - A população deve se unir com os partidos políticos. E nós, pobres, vivenciamos as tragédias  em nossas periferias. E é por isso que as vezes em meio a passeata pacífica existem pessoas que se exaltam ( não estão certas nas atitudes ), mas é a revolta em prol de uma democracia em segurança!

Pregador Policial:- Todos hoje aprendem muito com o mundo político. Até vocês, crianças, arejam suas mentes com novas questões e o direito de cada um de nós!

Pregador Sol da Vitória: - Somos inteligentes e criativos! E eu, daqui de cima, vejo as diferenças. Lembrem-se sempre: “A união faz a força! Devemos acreditar em nossas forças, no que fazemos, direcionando nossas lutas para construção de uma política igualitária.
Hoje o futuro virou presente! Com o POVO NAS RUAS! São todos se encontrando nas ruas, de diferentes formas, personagens, políticos!  E a política virou interesse de todos!

Pregador Sociedade: - De onde menos se esperava, saiu a força maior: DA SOCIEDADE! E ela agora resolveu a comandar e isso nunca mais se acabará!

Pregador Coração: - Cada um com o coração nas mãos nas ruas de nosso  país! Todos nós temos as mesmas necessidades, vamos manifestá-las!

Pregador Paz: - Mas sempre pacificamente, viu meu povo brasileiro?

E todos saem para a passeata maior: a do reconhecimento das forças do povo nas ruas!
FIM