quinta-feira, 4 de abril de 2013

VOCÊ É LIVRE?

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br



Você, aí! Como se sente hoje, se sentiu ontem e pensa que se sentirá amanhã? Supera suas expectativas quanto a sua liberdade?
É senhor de si mesmo, onde adianta-se, estende-se , retrocede, impede, pede mais ? Onde está você dentro de seu livre arbítrio?
Para ser livre é necessário conhecer: em primeiro lugar, a si mesmo, pois dessa forma pondera-se muito em muitas ocorrências do viver...
A informação é algo que liberta o ser humano, provoca nele escolhas - e assim pode até negar preferências, alternativas, percebendo assim o que de melhor pode delegar para si mesmo .
Informe-se para viver! Pense mais e fale quase nada, deixe retrospectivo o seu ser, seja silêncio e sabedoria!
Para ser livre, o encontro consigo mesmo deve ser o primeiro passo: quem não se conhece verdadeiramente corre sérios riscos  de tropeçar no caminho e até cair desprovido ao chão do desconhecido.
A palavra informação é derivada do latim (informatio, onis), - delinear, conceber ideia, dar forma, moldar na mente.
A quantidade de significados ligados a essa palavra, faz-nos pensar em comunicação, dados, conhecimentos, significados, percepções,  etc...
 Mas a que  mais me toca é conceber: é gestar em sua vida a todo tempo, sem momento para parir definido: - pois quanto mais nos  informamos, mais "grávidas" ficamos diante de nós mesmas , do mundo, das pessoas, dos nossos labores, de nossos convívios!
E então: você se considera livre? Por quê?
Interrogue-se permanentemente , a fim de um dia perceba que para ser livre é necessário a gestação maior: a informação de si mesmo, até fluir externamente! 
Para optar por algo é necessário informação, gestação!
Pense nisso, caro leitor e feliz quinta feira!


 
 
“Só existe opção quando se tem informação...
Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete
que quiser se conhece apenas o de sabor limão”.

Gilberto Dimenstein – jornalista brasileiro