segunda-feira, 18 de agosto de 2014

NO COMPASSO DA HONESTIDADE


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

É incansável em mim a felicidade de ser professora!
Hoje em dia escuto com frequência de muitos professores: -Não desejo que nenhum de meus filhos siga minha profissão.
Sinto-me triste e preocupada ao escutar essas palavras! 
Como prosseguirmos sem a educação? Como uma Pátria pode ser enaltecida por cidadãos verdadeiros sem a educação?
Um professor necessita acreditar no que faz, mesmo com tantas dificuldades encontradas ( o que é real ), sei de todos os problemas atuais de todo professor, mas tenho certeza também de que o professor nato  promove diferenças no mundo ( que é feito em salas de aula)!
Devemos acreditar na educação, na força do amor que acontece quando mestres levam além de matérias, um olhar diferenciado para promover no mundo do ensino!
Sempre pensei que se um de meus filhos seguisse a carreira de professor seria para mim imensa alegria e muito orgulho também - pois senti e sinto as promoções de vida na vida de muitos alunos!
Quando encontro com ex alunos, posso sentir que a sementinha jogada há anos até hoje é relembrada com alegria, carinho...
Sempre menciono que a carreira de um professor é a que mais retorno para os alunos e para o mundo acontece!
Um mestre pode fazer com que uma pequena diferença  seja vista em um futuro não muito distante em algo promissor, que se agigantará pouco a pouco na medida em que o tempo fluir e surgir a colheita das sementes lançadas no solo da educação!
Sem instrução ninguém abre sua mente, ninguém enxerga horizontes nem tem seus feitos como joia preciosa de viver!
Aos professores que amam o que fazem e conseguem transpassar pelas dificuldades fazendo-as realçar como grandes conquistas, faço meu pedido: - não desistam nunca! Continuem a acreditar que seu ofício é o maior do mundo, o mais seguro modo de sentir-se orgulhoso por formar cidadãos, por clarear mentes, horizontes, por transmitir esperanças a muitos corações que cansados estavam e que se recuperaram com seus ensinamentos constantes!
Acreditem em si mesmos, confirmem todos os dias que vocês além de necessários, são os Anjos desse mundo tão torturado pelos vícios, consumismos, desamor, descréditos do viver - e que com suas "asas" pedagógicas conseguirão trazer a todos a esperança do aprender e as consequências  de valiosas determinações de que só com a educação realmente nos libertaremos da ignorância constantemente lançada a todos como algo agradável e feliz! Uma eterna mentira que só com mestres verdadeiros poderá ser expulsa de nossa vida!
Tenham orgulho de serem professores, amem a sua missão incansavelmente, porque Deus, com toda certeza, existe duplicado no coração de cada docente!
Desejo nessa segunda feira, que todos os professores sintam o verdadeiro dilema de ser mestre - é acreditar, caminhar e ter certeza que melhor que qualquer político em sua campanha seguirá com a consciência tranquila, com a alma lavada de cumprido seu discurso diário em salas de aula, sem necessitar de voto nenhum - mas acreditando que sua campanha diária  é a emergência de vida cultural no mundo para que vivamos melhor, para que sintamos que em cada peito baterá um dia um coração verdadeiro que saberá seguir no compasso da honestidade!

Boa noite, leitores!

Mariângela