domingo, 3 de fevereiro de 2019

AQUELE LIVRO



Imagem- https://www.sunoresearch.com.br/artigos/qual-livro-mudou-minha-vida/

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

  Foram muitos anos, horas, minutos, segundos, instantes, que eu era aquele livro: que estava ali, torcendo para que você o abrisse e desse aquela lida, que pensasse ser "rapidinho", mas que de um momento para outro se apaixonaria por ele, virando um livro de cabeceira, daqueles que se pode consultar todos os dias, que sempre há uma resposta para si mesmo, ou então uma aprendizagem constante...
Mas qual! Você nunca se interessou...
Eu era aquele livro, que de tanto possuir parágrafos e mais parágrafos, desejava que descobrisse minhas entre linhas... Mas como, se nunca viu direito nem minha capa?
Ah, -mas a esperança é a última que morre!, pensava eu, humildemente recolhido em meus textos,,, E você continuava ali, do mesmo jeito: sem interesse, somente  "passando a vida"!
Eu era aquele livro, que vez em quando, dava aquela repaginada em mim mesmo, procurando tirar aquela poeira , geralmente dos livros que ficam esquecidos na estante... Mas qual... Estava sempre empoeirado com sua indiferença... Mas persistia, ia no embalo : "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima!"
Eu era aquele livro que contava histórias para todos: desde o mais belo romance, que alimentava os corações, até aquele livro que frescava a alma de tanta gente com sua alto ajuda... Mas jamais olhava pra mim mesmo, no sentido de contar uma história pra mim mesmo e iniciar um outro livro: mais feliz, corajoso, insistente no acreditar no melhor, continuava ali, jogado em qualquer repartição da estante, dependendo do estado de humor de seu olhar.
Eu era aquele livro que vez em quando, gostaria de dar um fim naquilo tudo, acabar com aquela morada constrangedora daquela estante e me mudar para uma estante, onde pudesse ser descoberto!
Mas eu desistia! Muitas e muitas vezes... sempre pensando que na hora certa, saberia mudar-me daquela estante no melhor instante!
E um dia, esse instante bateu em mim, jogado a escanteio na estante! E despertei! E resolvi tirar toda aquela poeira de mim mesmo, pra que nunca eu me sentisse dessa forma!
Ocupei-me de deixar todas aquelas páginas de mim em perfeito estado, para que um dia, pudesse proporcionar ao desprezante leitor, minha essência!
E um outro capítulo surgiu, e um novo livro surgiu! Ainda estou na primeira página, por isso não há olhares de interesse em ler-me!
Mas esse livro, com certeza será um grande livro! De grande sucesso: não o sucesso de vendas, de flashes, de reportagens, etc... mas um reconhecimento de mim mesmo!
Pois é, um dia fui aquele livro: que desabrochei-me através de uma grande dor!
Um dia, fui esse livro: o que não sou hoje, pois sou o resultado de todas as dores escritas nele e posso ser melhor, modificando a mim mesmo, pois conforme  Sócrates bem expressou: A vida não examinada não vale a pena ser vivida.
E hoje, quero recordar aquele livro como um santo remédio para evitar mais tédio, mais desprezo, mais dor, mais desamor....
Por isso optei por ser um outro livro: que será sempre incompleto, pois assim há muito o que sempre  completar...
Sim, eu era aquele livro sem nenhum olhar... eu era, mas um dia, quando ler-me, descobrirá a essência de meu ser!
Eu era aquele livro... Ah, eu ERA!



Feliz Domingo, leitores!

Mariângela



Nenhum comentário:

Postar um comentário