terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A LIBERDADE!

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br

"Dos antigos tratados filosóficos sogre a natureza humana as recentes pesquisas de antropologia e psicologia comportamental, sempre perguntamos se somos  inerentemente bons e generosos  ou maus e egoístas. Mesmo se houvesse consenso, uma resposta teórica  não faria nem cócegas, não alteraria nossa experiência  interna do mundo vivido, que é o que importa. ....... O que eles descobriram é revolucionário: todas as maldades são artificiais, construídas, e até mesmo o mais violento dos seres humanos, pode, sim, erradicar completamente aflições e confusões, até se tornar veículo de inteligências benéficas. Todos os seres tem igual acesso a essa capacidade de florescer internamente - e há treinamentos para isso. ..... Quanto mais  vivemos a partir  dessa condição natural de liberdade,  mais nos relacionamos com a pureza, a bondade do outro, mesmo nos casos em que ela está bem encoberta por estruturas e jogos aflitivos. Tal sabedoria é  pré-requisito  da compaixão. Apenas empatia não basta, é preciso algum nível de percepção direta da natureza mais profunda do outro. Sem isso, é como olhar a sujeira  na louça  e não conseguir  imaginar aquilo tudo limpo.
Podemos nos aproximar de nossas aflições  complicadas ou de uma pessoa  supostamente irrecuperável  com a mesma confiança inabalável que brota ao encararmos uma pia cheia de pratos imundos. Por mais vermelhas que estejam as taças de vinho, a sujeira nunca chega  a se mesclar  com o cristal. Nada realmente gruda em nós".
 (Gustavo  Gitti)


A liberdade está em nossas mãos! Devemos acreditar nas "louças" que podemos lavar e modificar através da liberdade que encontramos e que podemos levar até outras pessoas!
O mundo não muda? As pessoas não mudam? Talvez não mudamos nada para que tudo se transforme!
A cada um que não pensa que a sua motivação do bem não está em seu interior, deveria haver um outro ser para encaminhá-lo a essa liberdade!
"A sujeira nunca chega a se mesclar com o cristal"  Lembre-se, caro leitor, nessa terça feira ensolarada que somos alma! Que há um cristal dentro de cada ser humano! Somos energia que nos instiga a liberdade!
Acreditem, que a liberdade pode ser conquistada- pois ela está em você!
Levante seus braços para  essa certeza interior: você consegue lavar toda a louça de sua vida! Desperte de si mesmo, conquiste assim A SUA LIBERDADE!

FELIZ TERÇA FEIRA, LEITORES QUERIDOS!

Mariângela

Um comentário:

  1. Oi Mariangela, eu também adorei esse texto do Gustavo, quando vi, logo pensei num post. É tão verdadeiro!
    Precisamos colocar em prática.
    bjs

    ResponderExcluir