domingo, 15 de outubro de 2017

MESTRE 9


O LINGUAJAR DO EU TE AMO!

Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br
Imagem- Mariângela


Dia dos professores... e qual seria a melhor forma de falar para vocês, de uma maneira mais bem definida? - A linguagem do AMOR! Pois nos dias atuais, somente estão inseridos em salas de aula os que amam seu sacerdócio, sua missão admirável!
A cada manhã, em cada tarde, ao anoitecer, os verdadeiros PROFESSORES vão em busca de sua missão para salas de aula que poucas pessoas tem o poder de imaginar como são, tanto no que tange à sua arquitetura quanto na energia de cada ambiente...
Professores estão sujeitos a tudo! Fisicamente e humanamente falando!
Contudo, persistem no que acreditam - atitude notável a todas aqueles que colocam a fé em primeiro lugar de sua caminhada, pois seu primeiro passo é sempre a confiança!
Por isso, pais, alunos, antes de criticarem professores reflitam primeiramente:

São eles que imperam o linguajar do "eu te amo" todos os dias que se direciona a sala de aula, observando cada aluno, com sua respectiva singularidade, e mesmo necessitando alertá-lo contrariando-o, é uma maneira de expressar seu amor...
São eles que entendem tão bem seus filhos, que os observam diariamente, que muitas observações que levam aos pais, esses não haviam ainda notado... é o linguajar do eu te amo acontecendo...
São eles que conseguem suportar palavras duras, gestos que não merecem ver, sentimentos que gostariam de nunca perceber em alguns alunos.... só a força do linguajar do eu te amo os faz resistir!
São eles que reparam pormenores em seus filhos, que gritam por socorro através de suas atitudes, as vezes até em seu silêncio gritante que os incomoda tanto.... é o linguajar do eu te amo!
São eles que que voltam com alguns alunos na mente, já elaborando mentalmente um "plano de aula humanista" para que os mesmos percebam a força da educação baseada no amor e no bem que possam formar cidadãos... sabem muito bem que poucos atingirão, mas acreditam que um, dois, ou mais um pouquinho farão diferença para a humanidade.... para a reversão de outros que se perderam na escuridão de nossos dias...  é o linguajar do eu te amo!
São eles que imprimem vitórias desde o acompanhamento de seus pequeninos até os adultos que segurarão seu certificado nas mãos e no coração... é o linguajar do eu te amo...
São eles que registraram suas marcas de sabedoria  ao médico que faz sua consulta, ao pedreiro que ergue sua casa, ao arquiteto que ressignifica seu ambiente,  ao escritor que abre sua mente, ao lixeiro que recolhe o que deseja estar mais distante de si , ao ator que faz brilhar seus olhos em suas apresentações, ao cantor que o faz alegrar-se, recordar-se, ao pintor que limpa e clareia sua casa, ao padre, pastor, orientador espiritual que o faz alcançar  sua necessidade da fé, a todos os profissionais que encontra pelo caminho de seu viver!
Não existe ninguém que não tenha passado e ou ainda esteja passando pelas instruções desse valioso profissional: O PROFESSOR!
Portanto, antes de criticá-lo, imprimir algum adjetivo nesse mestre, imagine-se sem ele; cultive em seu jardim do viver o respeito a esse profissional que muitas vezes compreende mais seu filho que você próprio, que o conhece, o admira, o incentiva e tem nos 40 minutos diários em sala a capacidade de ajudá-lo e encaminhá-lo para uma vida melor!
No entanto, o que mais se ouve em escolas é _ "não sei mais o que fazer com meu filho"!
Esse é um grito que ouvimos de muitos pais... e nesse brado há uma confissão: - muitos pais não querem mais ter tempo para educarem seus filhos! Porque educar exige muito, dá trabalho mesmo, exige muita persistência, aplicar ao pé da letra o velho ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura"... mas muitos pais desistem antes mesmo de chegarem ao meio do caminho...
E é por isso que a sociedade está revolta nessa violência sem fim, as famílias vem se permitindo a deixar de serem famílias, são núcleos de "amigos" que ao perceberem o menor esforço a eles exigidos já dão meia volta, jogam seus problemas na escola que se sufoca a cada dia em meio a tantos problemas que a ela não compete resolver...
Mas alguns são resolvidos a custa de muitos esforços, ainda assim, a todo momento, professores são agredidos de todas a s formas possíveis... pois quando não se dá certo o que famílias teriam que solucionar, são essas famílias que retornam aos mestres com toda força do ódio e falta de gratidão para com eles...
Até isso eles suportam ...  mais uma vez, o linguajar do eu te amo se impera em suas vidas!
Por isso, no DIA DO PROFESSOR, lembrem-se sempre que os que ainda persistem em sua caminhada de compromisso para com seus filhos possui em sim um Sol que os acompanha diariamente; O LINGUAJAR DO EU TE AMO! Sem esse complemento, não teriam forças para prosseguir!
Analisem se conseguem sustentar em seus lares situações tão variadas e complexas, singulares que todos os professores suportam com tanta maestria!
Pois esse "coral" que  regem todos os dias quando partem para escola, na maioria das vezes é totalmente fora do compasso, desafinado, e ao chegar ao fim do ano, com dignidade , podemos reparar que a maioria já está de acordo para se apresentar à sociedade e mostrar seu canto com soberania!
São ELES, pais, alunos, OS PROFESSORES, que promovem todos os dias, a grande diferença nos cidadãos que passam por eles!
Vamos lá, coragem, deem o braço a torcer: são os PROFESSORES que são a maestria de nosso país, que sobrevivem sabem por quê? - porque Deus não esquece dos humildes, dos que mais silenciosamente carregam seu fardo porque acreditam NO QUE PROMOVEM!
Façam suas reverências a todos os professores, pois um dia reconhecerão o quanto fizeram e fazem por UMA SOCIEDADE MELHOR!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES, MESTRES DE TODOS OS LUGARES, DE TODOS OS ENSINAMENTOS... OBRIGADA POR TUDO! 
GRATA POR SABEREM FALAR TÃO BEM E AGIR TÃO SIGNIFICANTEMENTE NO LINGUAJAR DO EU TE AMO!


Feliz domingo a todos!

Mariângela

Nenhum comentário:

Postar um comentário