quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

LIBERDADE ÉGRATUITA!


Por- Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
dmariangela09@yahoo.com.br



Se você tiver uma maçã e eu tiver uma maçã, e trocarmos  as
maçãs,  então  cada um continuará com uma maçã. Mas se você
tiver uma  ideia e eu tiver uma  ideia  e  trocarmos estas  ideias,
então cada  um de nós terá duas ideias.
George Bernard Shaw (atribuição incerta)

Estamos nós, educadores iniciando mais uma trajetória pedagógica... Devemos sempre nos lembrar do quilate de nossa profissão, na maior tecnologia de ponta existente na face da terra : - o ser humano!
Preocupemo-nos em alargar nossa sensibilidade, mais ainda que nosso saber! Bom mesmo é acoplar tudo para na realidade cotidiana que enfrentamos podermos nos sobressair, sempre com a troca de experiências, a troca do cotidiano, lembrando-nos sempre que o conhecimento se torna cada vez maior se for compartilhado!
As ideias de todo educador fervilham não somente em sua mente, mas no ambiente propício em que trabalha!
Somos assim de fato, seres que possuem a maior riqueza a que todos aspiram em uma carreira, em uma vida : - A liberdade!
As ideias são atributos de todos que povoam esse mundo! Algumas são semeadas e se frutificam... Outras , ao contrário nunca hão de se espalhar pelo simples fato de que não houve trocas!
O ser humano é alguém que necessita constantemente de emprestar a sua percepção adquirida através de sua vivência, de seus estudos, de seu saber global!
“Tudo o que é vivo precisa ser cuidado para continuar a viver “
(Leonardo Boff).

Tudo o que somos faz passear em nosso sótão , mas se reservamos toda a bagagem que possuímos só para nós,  tudo pode parecer tão semelhante aos demais... Porém, se as maçãs das ideias forem propagadas, os semelhantes serão muito diferentes!
Pensemos em nossos valores- devemos revê-los constantemente, pois nessa sociedade “inumana” carecemos de aguar nossos jardins interiores sempre com novas ideias e esperanças para que no futuro curtamos a sombra do viver!
Que a liberdade de todo mestre possa ser motivo de reverência ao próximo que tanto precisa de nós : - nossos alunos! Que seja investido a cada bom dia iniciante do labor uma liberdade de poder alimentar o bem no olhar, na partilha das trocas!

Deus abençoe a todos os mestres nesse ensinar coletivo onde se tem a chance  de preparar conhecimento valorizando o ser humano, onde o que mais necessitamos é aprender desaprendendo!
Felizes trocas , paz, luz e harmonia, mestres!  Bebam da fonte da fé dessas trocas que são presentes de Deus para usarem em prol da humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário